NÃO DESPREZEIS AS COISAS PEQUENAS

 

ESBOÇO 1043

TEMA: NÃO DESPREZEIS AS COISAS PEQUENAS

TEXTO: “Não desprezem os pequenos começos, porque os homens se alegram vendo o início desta obra, vendo o prumo nas mãos de Zorobabel. Estas sete luzes simbolizam os olhos do Senhor que tudo veem, em todo o mundo” (Zacarias 4:10).

As coisas pequenas ou pequenos começos são geralmente desprezados por muitas pessoas, ou seja, embora elas possam surpreender depois. Desprezaram ao ver um homem religioso com um prumo na mão para reconstruir um templo que havia sido destruído, todos quantos passavam pelo local olhavam para ele e para os escombros meneavam as suas cabeças desprezando aquela atitude. Muitos milagres aconteceram através de coisas pequenas e insignificantes se tornaram grandes, pequenos homens se tornaram valentes, cidades valorizadas e se tornaram grandes. Neste esboço comentarei sobre coisas e pessoas que surpreenderam com os seus feitos.

Exemplos bíblicos

Há muitos exemplos bíblicos sobre o desprezo das coisas pequenas, principalmente sobre pessoas simples quando dele nada se esperava. Muitas coisas simples e humildes têm surpreendendo muitas pessoas.

O templo destruído

Zorobabel foi um líder religioso que trabalhou na reconstrução do templo de Jerusalém cuja obra foi terminada em 515 a.C. Embora ele tenha enfrentado muitas interrupções durante  dezesseis anos de 536 a 520 a.C. O povo passava pela reconstrução e vendo os escombros meneavam as suas cabeças como que jamais fosse iniciada e terminada aquela obra, mas havia uma promessa de Deus para aquela grande obra. Tudo o que Deus prometera a seu povo Israel ele tem se cumprido, mas Israel ainda aguardam a construção do novo templo em Jerusalém que fora destruído nos anos 70 d.C.

O pequeno Davi

Um pequeno menino, mas um gigante. Ninguém diria que aquele pequeno fosse tão valente e capaz de destruir o maior inimigo de Israel, o gigante Golias, a capacidade física de Davi não daria nem se quer para conduzir as armas oferecidas por Saul.

Poucos alimentos

Pouca farinha e pouco azeite nos dias de Elias (I Rs 17:8; 18:46).

A viúva com pouco azeite nos dias de Eliseu (2 Rs 4:1-7);

Vinte pães alimentaram cem homens nos dias de Eliseu (I Rs 4:42);

Poucos peixes e poucos pães durante o ministério de Jesus Cristo (Jo 6:1-15);

Cidades pequenas e poucos homens

Poucos homens nos dias de Gedeão (Jz 7:1-15);

A pequena cidade de Nazaré (Jo 1:46);

A nação de Israel na profecia de Isaías (Is 60:22; Lc 12:32).

Não se impressionem comas coisas vultosas ou grandes, elas podem nos decepcionar, quantas vezes menosprezamos as coisas pequenas e depois somos surpreendidos com a grandeza delas, por isso não desprezeis as humildes. As coisas grandes que existem hoje tiveram seus começos e foram certamente pequenos, porquanto não subestimem os pequenos começos ou as coisas consideradas vis, humildes e simples. Um pequeno instrumento estava nas mãos de Zorobabel, parecia não significar absolutamente nada para os homens, menos para Deus que vendo a humilhação que sofriam pela destruição do templo e os escombros, mas Deus tudo vê, e para ele a glória da segunda casa seria maior que a primeira (Zc 4:8-10; Ag 2:3-4). Deus é o mesmo para fazer prosperar a quem ele tem propósitos. Os exemplos do passado nos edificam ao vermos os grandes milagres realizados com coisas pequenas, vitória com poucos homens e cidades pequenas fortalecidas.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto