DUAS COISAS IMPERATIVAS.

 

ESBOÇO 1105

TEMA: DUAS COISAS IMPERATIVAS.

TEXTO: Não te desamparem a benignidade e fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. PROVÉRBIOS 3:3.

Existem princípios que devemos mate-los durante a vida toda e jamais pensar em olvidá-los, esses princípios podem conduzirmos a uma vida plena diante de Deus e dos homens. A benignidade e a fidelidade são duas qualidades, elas também regem a nossa vida devocional com Deus. Simbolicamente são como um colar atado em nosso pescoço e gravadas em nossos corações.

BENIGNIDADE.

Quando falamos em benignidade nos referimos a qualidade de uma pessoa amável, bondosa e benevolente, esse atributo está desaparecendo de muitas pessoas. Na benignidade está inserido o amor ao próximo e o desaparecimento dela não é novidade, porque faz parte do contexto escatológicos ou final dos tempos. Jesus falou que isso aconteceria (Mt 24:12). O amor é à base de todo bem, por isso não deixemos que ele desapareça de nós, assim como falou Salomão “ata-os no teu pescoço e escreve-as na tábua do te coração.” (Pv 3:3).

FIDELIDADE.

Uma qualidade de fiel, ela deve estar presente nos nossos relacionamentos pessoais e também na nossa maneira de fidelidade para com Deus o nosso criador. A fidelidade nas pessoas é vista com louvor, no entanto quando amor desaparece do indivíduo ele perde todas as demais qualidades que o enobreça, ou seja, quando o homem perde o sentimento a maior parte das boas qualidades que ele tem desaparecem, possuindo-as será como disse Salomão “E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem” (Pv 3:4), esse é um tipo de laurel para quem às têm. A manutenção da fidelidade tem um preço, cada pessoa sofre tentações para se tornarem infiéis ou quebre a sua fidelidade para com alguém ou até mesmo para com Deus. Vejamos que belo exemplo de uma gente filho de Recabe ou chamados de recabitas, esse povo era uma comunidade ascética de israelitas da época do profeta Jeremias, eles estavam em Jerusalém e tinham o seu estiolo próprio de vida, não moravam em cidades, não bebiam bebidas vinhos.

A fidelidade dos recabitas era baseada no princípio de vida adotado por seu pai Jonadabe, princípio este que eles não abririam mão, era uma obediência ao extremo e através da fidelidade desse povo, portanto foi a partir desse princípio que Deus trouxe uma grande lição para Israel (Jr 35:1,2). Nem sempre o indivíduo mantém a sua fidelidade em determinados ambientes, principalmente em ambientes frequentados por autoridade e pessoas das mais altas classes sociais, os recabitas foram levados à sala das autoridades e ofereceram-lhes vinhos. Diante do teste de fidelidade é importante observar como eles se comportaram fielmente aos princípios dos seus pais, eles não se intimidaram com o ambiente requintado, mas confirmaram a sua fidelidade (Jr 35:2-8).

Existem cristãos que tem vergonha de manter seus princípios religiosos em determinados lugares, principalmente em ambientes onde há pessoas das mais altas classes sociais, muitos deles nem se quer usam em saudar o seu companheiro com a paz, se envergonham diante das autoridades, além do mais muitos deles até tomam bebidas alcoólicas para não ser deselegante, mas veja o que Jesus diz: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem, igualmente, se envergonhará dele, quando voltar em sua glória e sob as horarias do pai e dos santos anjos.” (Lc 9:26; 12:9; Mt 10:33).  

Amados, a benignidade e a fidelidade são princípios estabelecidos por Deus, principalmente dos cristãos, “Ser fiel é ser constante, perseverante e não mudar sejam quais forem as circunstancias”. Os ensinamentos bíblicos devem ser conservados e não devemos nos envergonhar do evangelho, Paulo disse não se envergonhava do evangelho (Rm 1:16). Devemos ter cuidado para não se envergonhar do evangelho, ou ter vergonha de dizer que é cristão. Os apóstolos deram as suas vidas pela causa do evangelho, as perseguições nunca deixaram de existir e no final dos tempos elas se intensificarão e aumentarão, estamos começando a ver em todo o planeta as perseguições aos cristãos, contudo mantenha a sua fé em Cristo até o fim. Não devemos temer ao homem (Lc 12:4,5).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto