ESBOÇO 1104 COISAS DETESTÁVEIS PARA DEUS.

 

ESBOÇO 1104

TEMA: COISAS DETESTÁVEIS PARA DEUS.

TEXTO: Estas seis coisas o Senhor odeia e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre irmãos PROVÉRBIOS 6:16-19.

No mundo existem pessoas que aborrecem as outras pessoas, sobretudo a Deus com suas ações, o modo como elas maldosamente se expressam e como agem. Os provérbios de Salomão apontam seis coisas que Deus detesta e a sétima ele abomina. É sobre elas que sucintamente irei falar.

DETESTAR E ABOMINAR.

Os verbos detestar e abominar têm o mesmo sentido. As seis coisas detestáveis apresentadas por Salomão significam práticas de coisas más.

I. OLHOS ALTIVOS

A nossa visão é uma porta de entrada para muitos males, eles são a lampada do corpo, se os teus olhos forem maus todo corpo será arruinado (Mt 6:22,23). Os olhos arrogantes e dominador são faltos de humildade (Sl 128:27; I Tm 6:17). As pessoas assim geralmente causam repúdio às pessoas simples.

II. LINGUA MENTIROSA.

A língua é um membro que poucas pessoas têm domínio sobre ela, “A língua tem grande poder. Com a língua podemos abençoar ou amaldiçoar, encorajar ou deixar abaixo e até salvar e matar...” (Tg 3:10); A língua mentirosa não vai muito longe (Pv 12:19); a língua maligna é como veneno de áspides (Sl 58:4); A garganta maligna é como um sepulcro aberto (Rm 3:13).

Ao ouvir as pessoas de língua mentirosa precisamos checar se as notícias são verdadeiras ou não. A língua mentirosa destila todo veneno do coração, quem ouvir as suas demandas contra alguém deve ter o cuidado de ouvir o outro lado.

III. MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE.

O homem mal deseja derramar sangue inocente para ele tanto faz matar um animal quanto um ser humano “Aquele que sacrifica um boi é como quem mata um homem...” (Is 66:3). Toda forma de ódio contra alguém deve ser banido do coração, embora a natureza do homem seja má, mas ele deve saber que um dos mandamentos de Deus “Não matarás” esse é o sexto mandamentos. Muitas vezes o indivíduo não mata o corpo físico, mas espiritualmente com palavras destruidoras matando o estimulo, a fé e a alma.

IV. OS PROJETOS INÍQUOS DO CORAÇÃO.

Do coração saem os projetos bons e maus (Mt 15:8; Lc 6:45), pois é do coração que saem toda a maldade humana. Os que conhecem a Deus e o ama deve guardar seus corações (Pv 4:23,24; Mc 7:14-23).

V. PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL.

Podemos dar passos largos para arruinar a vida do próximo, mas não nos damos conta que arruinamos a nossa própria vida.

VI. TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS.

Nada pior e angustiante do que ser acusado falsamente com testemunhas falsas, dificilmente alguém não tenha sido vítima, a testemunha falsa e mentirosa é algo que Deus detesta. A mentira tem como pai o Diabo (Jo 8:44). Fujamos de todo tipo de mentira e falsidade, calunia ou falso testemunho (Ap 22:15; I Tm 4:2).

VII. SEMEAR CONTENDAS ENTRE IRMÃOS.

A sétima coisa abomina a sua alma, neste último pecado nos dá a entender que há algo mais ofensivo “O que semeia contenda entre irmãos” esse pecado é danoso e pode causar estragos ainda maiores, ele afeta a unidade, principalmente na família, na sociedade e a igreja, isso é abominável aos seus olhos do Senhor. Atualmente é muito triste a contenda entre irmãos, e não há nada mais destrutível na obra de Deus do que isso. 

                Amados, devemos levar em consideração o texto escrito por Salomão, pois as observações desses conselhos promovem em nós saúde, felicidade, bem estar e harmonia entre irmãos. São seis coisas que destroem a nossa espiritualidade e a sétima é mais agravante porque destrói a família, a igreja e sociedade. Deus nos guarde de tais práticas pecaminosas, principalmente a de semear contendas, não somente entre irmãos, mas as outras pessoas (Rm 12:18,19).

 

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto