O LÍDER.

 

ESBOÇO 1102

TEMA: O LÍDER.

TEXTO: EXODO 14:1-21

As maiores lideranças no mundo se baseiam na liderança de Moisés, pois ele foi o maior líder no comando da maior libertação que já existiu. A liderança de Jesus teve como ponto de partida a liderança de Moisés, Jesus foi o maior líder da história da humanidade. Falarei de maneira lacônica sobre a liderança de Moisés.

AS DIFICULDADES DE UM LÍDER.

Todo líder encontra dificuldades para exercer a sua liderança, não é fácil estar à frente de um grupo de pessoas com índoles e sentimentos diferentes, e para tanto ele precisa está preparado para os desafios fisicamente e emocionalmente, seja qual for o tipo de liderança ele precisa saber que “Não há pelotões fracos; existem apenas líderes fracos”.

AS QUALIFICAÇÕES DE UM LÍDER.

O líder deve ser um exemplo para seus comandados e saber que ele não pode se tornar um bom líder somente em ouvir sobre liderança, é preciso muito mais, é mudar, e para mudar é necessário ele tomar iniciativa e determinação. O desenvolvimento da liderança e a construção do caráter são a mesma coisa, ambos exigem mudança. Há algumas coisas difíceis na vida, uma delas é deixar para trás velhos costumes, e é por isso que poucos se beneficiam ao participar de cursos ou seminários sobre liderança. Você pode ter vários certificados de liderança e se não abandonar os velhos costumes de nada adianta. No âmbito espiritual é exigido o mesmo, para isso cada pessoa separada para uma missão espiritual ou uma consagração recebia severas recomendações a respeito da sua liderança.

O DEVER DE UM LÍDER.

O líder tem o dever de comandar, orientar e corrigir os seus liderados, sem com tudo exaltar a sua capacidade, uma das suas tarefas é conquistar seus liderados. A melhor maneira do líder obter êxito é contagiando seus liderados, que voluntariamente se prontificam a cooperar com a sua liderança, um liderado contagiado pelo seu líder está pronto a fazer muito mais do que lhe fora pedido. Nada há mais difícil do que saber que um líder pode ser o problema, pior ainda é dizer ao líder que ele é o problema; o que quase ninguém tem coragem de fazer. Um líder humilde corrige sem ofender e instrui sem humilhar, tendo a capacidade de tratar dos sintomas e não dos problemas, enquanto ele não tiver essa noção jamais será um bom líder.

Um líder no âmbito das suas atribuições precisa saber que está à frente de um grupo de pessoas de natureza diversificadas, saber também que as pessoas têm sentimentos, empresa e empregados é uma via de mão dupla, eu te dou o que tu precisas, e me dás o que eu preciso. O indicador de saúde ou doença de uma empresa está na liderança ou na sua ausência, isso acontece com outros seguimentos, uma empresa pode ser saudável ou doente, assim como igreja e casamento, entre outros.

MOISÉS, UM GRANDE LÍDER.

Agora quero destacar o grande líder Moisés, ele foi um líder com dupla missão organizacional e espiritual, cuja capacidade foi semelhante à de Cristo (At 3:22). Durante a sua missão ele enfrentou muitos desafios até pelo contingente de pessoas que saíram do Egito, durante a viagem eles se revoltaram devido as dificuldades e pressionaram Moisés nos momentos mais decisivos (Ex 14:11,12), mas o equilíbrio daquele líder ocasionou a solução (Ex 14:13-16), do líder é esperado a saída dos acontecimentos.

Jesus o líder que influenciou o mundo, liderou pessoas e envolveu-as em grandes tarefas, ele como bom economista distribuiu pão e peixe aos famintos, como pastor cuidou das suas ovelhas, juntou multidões, como médico dos médicos curou os enfermos, recuperou pessoas condenadas mudando vidas de pessoas livrando-as da morte, como filho de Deus reconheceu liderança humana “daí a Cesar o que é de Cesar” instituiu a igreja sendo ele a base sólida “sobre está pedra edificarei a minha igreja” Jesus o exemplo de líder a ser seguido.

Pr. Elis Clementino - prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto