EXERCENDO A MISERICÓRDIA.

 

ESBOÇO 1152

TEMA: EXERCENDO A MISERICÓRDIA.

TEXTO: GÁLATAS 6:1-6

Nessa carta o apóstolo Paulo expressa valores que são fundamentais, principalmente para a igreja do Senhor em todo mundo. Na missiva ele enfatiza a prática do amor, a mansidão, a auto avaliação, ajuda mútua e humildade.

I. A PRÁTICA DO AMOR.

As igrejas são compostas de pessoas imperfeitas, elas possuem sentimentos, poder de escolhas e decisões. Paulo ensina como deveriam ser corregidas e tratadas as pessoas que cometessem delitos, porém essa correção deve ser feita sem exageros fazendo-as   com que elas humildemente reconheçam as suas fragilidades, porem a maneira de como o líder corrige é que faz ele ter êxito através da pratica do amor ao próximo. As pessoas faltosas devem ser tratadas de maneira coerente as escrituras e com espirito de mansidão levando em consideração que estamos sujeitas aos mesmos delitos, por essa razão Paulo emenda a indivíduo olhar para si e não cair na mesma tentação (Gl 6:1). É impressionante como Paulo aplica essa lição de modéstia.

II. LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS.

Essa expressão é muito natural, eu já citei muito em algumas questões “suporte fulano” ajude ele a carregar o seu fardo. Lições importantes Jesus Cristo nos deixou e uma delas é a do perdão, podemos ver como ele conduziu os seus discípulos suportando-os e corrigindo sem, contudo, desprezá-los. Jesus foi o maior educador e mestre, ele ensinou pelo seu exemplo, ele era acessível, ele estava sempre aberto ao diálogo e comprometido com todos os seus colaboradores, corrigia muitas vezes duramente, mas os acolhia, ele zelava pelo bem estar de todos, corrigia e não matava, muitas vezes palavras duras como relatou Mateus 16:23). Muitas vezes queremos ser justos a ponto de não suportar, no entanto o que mais desejamos é excluí-lo aplicando-o uma pena que nem mesmo somos capazes de suportar. Quem julgar ser alguma coisa não sendo nada engana-se a si mesmo (Gl 6,3).

III. PROVANDO A SUA PRÓPRIA OBRA.

Todos nós temos condições de avaliar e julgar as nossas obras e saber se há motivos de se gloriar em si mesmo, e não nos outros; porque cada qual levará a sua própria carga, você é responsável pelo seu próprio fardo (Gl 6:4,5).

IV. HORRANDO O SEU INSTRUTOR.

Aquele que instrui na palavra de Deus tem uma grande responsabilidade e é digno de honra, Paulo recomenda aos cristãos que assistam nas suas necessidades (Gl 6:6), a igreja deve cuidar do seu obreiro, ele é digno do seu salário (I Tm 5:18). Nenhum cristão deve ignorar o ensinamento de Paulo sobre essa questão.

Os cristãos devem exercitar a prática do amor exercendo a misericórdia, e também se diligente em toda prática do bem, senti as necessidades dos outros quando nas suas fraquezas e necessidades. Não ponhas sobre os ombros dos outros um fardo que nem mesmo você possa carregar, mas levai as cagas um dos outros e assim cumprirás o que Senhor ensinou (Gl 6:1-5). Cada um deve fazer se auto examinar e saber se as suas obras estão sendo aprovadas e se há motivos de se gloriar. Cuidado irmão talvez você não seja tão forte quanto pensa.

Pr. Elis Clementino - prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto