TIRANDO DA PRATA A ESCÓRIA.

ESBOÇO 299

TEMA: TIRANDO DA PRATA A ESCÓRIA.

“Tira da prata a escória, e sairá vaso para o ourives” Pv 25:4.

Das coisas aparentemente boas pode-se tirar algo ruim? Na visão humana pode ser impossível, mas para entendermos melhor é necessário saber o que é escória. Salomão através das suas símiles nos deixou várias lições morais, das quais devemos atentar para elas (Pv 24:4).

Significados.

  • 1. Prata, metal de boa qualidade utilizado para várias finalidades, geralmente para confeccionar peças importantes, utensílios, etc. A prata representa a pureza ou qualidade de um material. (Pv 25:11).

  • 2. Escória refere-se à impureza, no hebraico cujo significado é sug ou sig, “refugo”. Palavra usada para determinar algum material ruim.
  • 3. A escória refere-se às impurezas que são separadas dos metais, como a prata, mediante o processo de refino (Pv 25:4; 26:23). O termo aplica-se ao próprio metal antes de ser purificado (Isa 1:22;25; Ez 22:18,19. Ex: O brilho ou a qualidade da solda de um soldador ou um fundidor em uma peça metal só aparece quando tira as escórias.

Simbolismo.

  • 1. As corrupções, morais e espirituais são características de pessoas profanas. Tais pessoas estão contaminando a si mesmas e a outras; mas Deus pode purificá-las se abrirem o coração (Isa 1:25; Sl 119:119; Ez 22:18).

  • 2. A prata torna-se escória, e o vinho é misturado com água, da mesma forma a palavra de Deus quando misturada com as tradições e os erros humanos (Isa 1:22). No entanto a mistura de coisa ruim com boa para melhorar nunca deu certo.

Separar o ruim do bom é à intenção de quem quer o melhor”.

Separação espiritual.

  • 1. Nas escrituras há muitos exemplos indicando que deve haver separação entre o bom e o ruim, (2 Tm 2:21; Isa 52:11; 2 Tm 3:17) para que o crente esteja habilitado para toda boa obra. É importante ainda ler o texto (2 Tm 2:15-22). A santificação é a separação da impureza (escória) da prata e de tudo aquilo que contamina o corpo.

  • 2. Cuidado para não ser um vaso coberto de escórias de prata (Pv 26:23,24,26), como também um vaso foliado de prata. Eles escondem o que o vaso realmente é; não sabendo se é barro ou de outros materiais. Pois assim são alguns tipos de crentes.

  • 3. Afastar-se dos ímpios é separar-se das escórias (II Co 6:14,15; Sl 1:1; Sl 26:4; Jr 15:17) devemos evitar pessoas que admoestadas (Tt 3:10,11) e permanecem no erro, pois não podemos compartilhar das suas ações (V 11; I Co 5:11). “Separar o precioso do vil”

“Se você quiser ver a prata de qualidade na vida de uma pessoa, tire dela o que há de ruim a “Escória”.

Aqueles que ainda não foram purificados das suas escórias, devem adotar os conselhos de Jesus Cristo em (Mt 18:6-9) evitando ser um tropeço para a igreja do Senhor. Os sublevados e desobedientes devem ser punidos conforme a palavra de Deus (Mt 18:17; Rm 16:17; I Co 5:9; 2 Ts 3:6,14).

Assim como a separação da prata e o ouro e de outros metais são feitos com o fogo, somente quando damos lugar ao fogo do Espírito Santo, ele queima as nossas escórias ou impurezas do coração.

Devemos estar conscientes das nossas responsabilidades em mantermos uma vida purificada, de maneira que o inimigo não tenha o que dizer contra nós (I Tm 5:7; Fl 1:27; I Co 1:10; I Pe 3:16). Esse padrão deve ser seguido na prática diária, conforme Paulo escreveu aos colossenses (Col 3:5-8), isso é viver uma vida sem escórias.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto