ESCONDIDOS NO DIA DA ADVERSIDADE.

ESBOÇO 311

TEMA: ESCONDIDOS NO DIA DA ADVERSIDADE.

“Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-á sobre uma rocha” (Sl 27:5).


INTRODUÇÃO

O ser humano tem em si a autodefesa, esconder-se ou buscar proteção nos momentos em que se sente ameaçado, é uma reação do próprio indivíduo, ele procura buscar abrigo em cavernas, árvores, casas e pessoas. O homem vive sob arrimo, até o seu próprio corpo se autodefende, mas somos seres limitados, não podemos nos proteger totalmente. Há proteção que é da nossa parte, outras são externas, outras, somente Deus para nos defender. Veremos nesse delineamento a expressão do salmista Davi.

  • Confiança e Segurança em Deus.

A nossa confiança em Deus e anelo pela sua presença nos faz repousar em segurança. O amor a Deus e a sua casa era inconfundível na vida de Davi, isso é expresso no salmo 27. Deus é um pai que não desampara, ensina e fortalece o coração daquele que nEle espera.


Confiança e Segurança; São requisitos imprescindíveis na vida do cristão, na confiança estaremos seguros. “Os que confiam no Senhor serão como os montes de Sião que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 125:1). Isso acontece pela certeza da presença do Senhor em nossas vidas, ela pode ser representada pelo seu anjo. Essa confiança em Deus deve ser permanente até em situações ameaçadoras.


O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34:7).


Ainda que um exército me cercasse o meu coração não temeria, ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele eu confiaria” (Sl 27:3)


Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum porque tu estás comigo” (Sl 23:4).


Às vezes em situações extremas, queremos abandonar a nossa fé e confiança no Senhor, o desespero toma conta de nós e até parece que nunca conhecemos o Senhor, entretanto devemos firmar a nossa confiança nEle como expressa o Salmo 46 mostrando o tipo de fé que devemos ter.


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abale pela sua braveza” (Sl 46:1-3).

  • Olhando para Deus.

Devemos olhar para o Senhor sem perder a visão da fé, olhar para Ele permanentemente “Elevo os meus olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. (Sl 121:1,2). Quando deixamos de olhar para Deus perdemos até a visão de vitória, e começamos olhar para baixo, o pessimismo toma conta de nós, deixando-nos sem perspectiva de algo melhor, só tendo na mente coisas como: Não dá, Não posso, Não vejo saída e Não tem solução, vivendo inteiramente na mediocridade.


CONCLUSÃO

Deus não quer que você seja assim, a sua confiança nEle deve estar acima de tudo “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?” (Gn 18:4) “Porque para Deus nada é impossível” (Lc 1:37). Portanto não desanime, Deus está no controle de tudo, e no dia da adversidade estarás abrigado e firmado (Sl 27:5).


Pr. Elis Clementino – Itapissuma/PE

Nenhum comentário:

Foto