O VERDADEIRO SENTIMENTO DA ADORAÇÃO.

ESBOÇO 313
TEMA: O VERDADEIRO SENTIMENTO DA ADORAÇÃO.

“Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com perfume de bálsamo. (João 12:3)

INTRODUÇÃO
Adoração é a maior expressão de gratidão que o ser humano pode oferecer ao seu criador, é um sacrifício que se dar e nem sempre é bem visto, saiba que o ato de adorar ao Senhor movimenta um mundo espiritual que se manifesta fortemente para impedir que seja feito para Deus. (2 Sm 6:14,15,16,20-22), Maria, não era adoradora e desconhecia que todos os seres no céu e na terra foram criados com essa finalidade.

O verdadeiro adorador.
Não mede circunstâncias para adorar, Davi contrariou a sua mulher Mical e quebrou protocolo real por causa da adoração ao Senhor (2 Sm 6:21,22), pois ele sabia que esse ato era de valor inestimável e a arca representava a própria presença de Deus, era uma ação de um coração agradecido e de reconhecimento profundo dos favores de Deus sobre ele. Há várias maneiras de se adorar ao Senhor, e aquele que se dispõe a oferecer tal sacrifício necessariamente precisa saber que deve ser feito de coração e voluntário, exceto isso não será aceito por Ele com ações de graça.

A gratidão de Maria.
O contexto não fornece informações históricas a respeito de “Maria”, mas a tradição admite ser ela a mulher pecadora “Maria Madalena” (Lc 7:39). Certamente a ação dela foi um ato de reconhecimento pelo que o Senhor havia feito em sua vida. Somente os corações contritos e agradecidos oferecem sacrifícios sem reservas envolvendo se necessário até valores, como alto preço do ungüento “nardo puro” lançado aos pés do Mestre na casa de Lázaro (Jo 12:3; Lc 10:38,39; Mc 12:42). Ela podia usar muitas outras formas de expressar esse ato de gratidão, mas aquele momento foi o mais conveniente para ela, porque talvez ela não tivesse mais outra oportunidade.

Zaqueu revela a sua gratidão.
Um coração agradecido se dispõe a adorar, principalmente quando reflete sobre os benefícios do Senhor, Zaqueu ao refletir sobre o que acabara de receber levantou-se e disse: “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”. Essa foi a mais forte expressão de “Zaqueu” (Lc 19:8). Ao ouvir essa declaração Jesus disse: “Hoje, houve salvação nesta casa” (Lc 19:9). O que você tem recebido até hoje vale mais do que o dinheiro que você tem?

Os Pseudo-s adoradores.
Muitos declaram ser adoradores, mas somente de lábios, às vezes porque canta, mas cantar, nem sempre significa adorar ao Senhor, hoje nos deparamos com verdadeiros profissionais do canto, que apenas cantam e até conseguem encantar as pessoas com o seu canto, estes são descompromissados com igreja, vivem como verdadeiros soldados sem quartéis, ovelhas sem pastor, são os últimos que chegam aos templos e apenas para cantar, não se envolvem com o culto a Deus e estão totalmente alheios ao ato da verdadeira adoração e profundo sentimento de fé, devemos nos dirigir a Deus na condição de adorador e não nos alocarmos na condição de adorado, como verdadeiros ídolos mundanos, atores ou qualquer outro personagem e até pregador no palco exibindo os seus potenciais se revestindo de gloria humana sendo o centro das atenções, essas pessoas nunca tiveram dispostos a pagarem o preço da real adoração.

CONCLUSÃO.
O verdadeiro sentimento da adoração, vai muito mais além de um cantar, é envolver-se nos mistérios de Deus em espírito e em verdade, “Importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:24) envolvendo espírito, alma e corpo, é dar ao Senhor o melhor que o nardo puro com alto teor de essência, é mais do que regar-lhes os pés com lágrimas, muito mais do que enxugar com os cabelos. O mais importante para o mestre não era o que estava sobre a mesa, como os alimentos e em volta muitas pessoas, mas o que estava acontecendo embaixo da mesa, uma mulher que quase não se via, mas nela havia um real sentimento de adoração e de agradecimento (Jo 12:3). Esse deve ser o seu também. Amem! Adoremos ao Senhor com toda a nossa força e em santidade, porque tudo é dEle e para ele, tenhamos uma vida compromissada com o louvor e a adoração a Deus.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto