O VALOR DO PERDÃO

ESBOÇO 319

TEMA: O VALOR DO PERDÃO

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete”. (Mt 18.21,22)


INTRODUÇÃO

A doutrina do perdão é uma das mais importantes no cristianismo e fora dele, ele é universal, no entanto a tarefa mais difícil para o ser humano é perdoar, porém não impossível, o perdão é de origem divina, pois sem ele o ser humano não teria condições de viver socialmente em grupos, o perdão não significa deixar de lado o faltoso, mas amá-lo. Atualmente muitas pessoas têm negado perdão aos seus semelhantes de forma grosseira, portanto as escrituras sagrada nos ensinam através de lições como exercitar e viver a prática do perdão, pois é muito prazeroso ser perdoado.


Definição

- O perdão é uma prerrogativa divina, que resulta no cancelamento de uma transgressão ou dívida de um homem pecador.

- Ato divino resultante da misericórdia de Deus vinculado ao arrependimento (At 2.38; Lc 24.47) e está ligado à fé e a confiança nEle (At 10.43; Tg 5.15), através da sua completa missão, morte e ressurreição de Jesus Cristo (Rm 4.25; Hb 9.26). Deus é a fonte do perdão e estende-se a todos sem acepção de pessoas (Sl 130.4).

- É um ato da alma, mediante a qual a pessoa ofendida permite que o ofensor fique livre, esquecendo-se da ofensa.


Jesus o maior exemplo.

Diante de um mundo moralmente e espiritualmente caído pelo pecado (Rm 5.12) Deus enviou Jesus Cristo seu filho trazendo o perdão e a reconciliação, pois sobre ele pesava este ministério “e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” “E vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto;” (Ef 2.16,17). O grande antagonista da santidade divina é o pecado, necessariamente devemos saber que não pecamos apenas contra Deus, mas contra o próximo, a Igreja também tem o papel de exercer o ministério da reconciliação, pois ela tem o poder de perdoar (Mt 18.17,18).


O perdão do irmão

Existem muitas razões que impedem as pessoas se perdoarem, embora elas não sejam suficientes para o homem se justificar diante de Deus e dos seus semelhantes, perdoar alguém é fazer um grande bem, e quem não faz transgride um mandamento divino “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz, nisso está pecando” (Tg 4.17). Não devemos limitar o número de vezes que devemos perdoar aos nossos ofensores, mas tantas vezes seja necessário (Mt 18.21,22), exercendo a misericórdia perdoando uns aos outros, pois os orgulhosos gostam de ser perdoados, e não perdoar. Infelizmente existem pessoas que conhecem e pregam o perdão, mas negam a eficácia dele através das suas atitudes e às vezes por questões corriqueiras, será que ainda não aprenderam a lição de (Mt 18.24-33)? Devemos pôr em prática o que Jesus ensinou: - “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos fariseus e escribas, de maneira nenhuma entrareis no reino dos céus” (Mt 5.20). Não ofereçamos sacrifícios ao Senhor se tivermos alguma coisa contra o irmão “Portanto se trouxeres a tua oferta ao altar, e ai te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem, e apresenta a tua oferta”. “Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho” (Mt 5.23,24,25b).

As pessoas que tem dificuldade em perdoar, dificilmente saberão ter bons relacionamentos e geralmente essas pessoas não vivem bem consigo mesmo.


CONCLUSÃO

Deus perdoou os nossos pecados e dele não lembra mais (Is 38.17; Mq 7.19) a paz interior que sentimos é proveniente ao perdão de Deus, somente os que reconhecem o valor desse perdão serão capazes de indultar uma pessoa sem levar em consideração o tipo de falta, se grande ou pequena, quem pouco perdoa pouco ama (Lc 7.47).


Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE

Nenhum comentário:

Foto