OS PRAZERES DA VIDA

ESBOÇO 317

TEMA: OS PRAZERES DA VIDA

“Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos: sabe, porém, que por todas estas causas te trará Deus a juízo. Afasta, pois a ira do teu coração, e remove a tua carne do mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade” (Ec 11:9,10).

INTRODUÇÃO

Na vida tudo passa inclusive o homem, necessariamente devemos aproveitá-la da melhor forma possível, ao contrário somos considerados néscios e insensatos. Viver é grande oportunidade dada por Deus. Salomão fala da vaidade e das possessões, disse ele: - Eu te provarei! Ninguém melhor do que Salomão pode provar a vaidade das posses, pois ninguém possuía tantas riquezas como ele (1 Rs 10:14, 21, 27), reunia em suas mãos grande poder, podia permitir-se todo prazer que desejasse, todavia não ficou satisfeito. Os homens em busca dos prazeres da vida, e os desejos da carne são capazes de sair dos planos de Deus, embora desprezando as conseqüências que virão depois. (2 Sm 11:4; 2 Sm 12:10).

O que entendemos por prazeres?

1. Tudo aquilo que nos trás alegria, contentamento, júbilo, deleites, gosto, satisfação, sensação agradável, distração, divertimento (Ec 2:26; Ec 9:7,9; Ec 3:12). Como cristãos podemos usufruir dos prazeres da vida sem sair dos planos de Deus.

2. Todos têm a mesma oportunidade de desfrutarem do que é bom, tanto pobre como ricos.

3. A maioria das pessoas jovens se entrega aos prazeres sem ter a noção do que virão depois (Ec 12:1), essencialmente eles precisam pensar com bastante amenidade, porque é impossível amar a Deus satisfazendo todos os desejos da vida irresponsavelmente (Mt 19: 21,22).

O procedimento prudente do ser humano em relação aos prazeres.

1. Ainda que o homem viva muitos anos e regozije-se em todos eles, contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos (Ec 11:8).

2. Manter o autocontrole nos momentos de euforia e prazer, porque os excessos sempre deixam as conseqüências. Os prazeres da vida são atraentes e os descomedidos são os que mais sofrem (Jz 16:18-21).

Deus em relação aos prazeres humanos.

1. Deus não proíbe alegrias e prazeres, enquanto estes não contradizem seus mandamentos ou impedem-nos de servi-LO (I Co 10:31). Sempre devemos nos lembrar do dia da prestação de conta (Ec 11:9).

2. Deus almeja que o seu povo se alegre e que os jovens desfrutem da sua juventude, mas que todo esse regozijo deve ser moderado pelo reconhecimento de que Deus responsabilizará cada um por seus atos (Ec 11:9b; Gl 6:7).

Em relação à velhice

1. Salomão faz uma exposição magnífica da idade avançada com suas enfermidades “Chegue os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento” falta de interesse e de ideais, fraqueza no corpo, dos braços e das pernas e das costas, dos dentes e das vistas, falta de assunto para falar, fraqueza de voz, vertigem em lugares altos e tremor no caminho, cães alvas e falta de apetite (Ec 12:1), tudo isso antes que a morte chegue, é uma expressão poética de Salomão (Ec 12:6), antes que o corpo volte ao lugar de onde veio (Gn 3:19; Gn 2:7).

2. Devemos estar preparados para a velhice, esse preparo deve começar cedo, às vezes passamos quase a vida inteira nos preparando, tanto no sentido material como espiritual, é na velhice que mais necessitamos de amparo e proteção, só que o tolo não se lembra de nada disso. (Ec 12.1,2,6-8).

3. O que podermos fazer de bom aqui, façamos enquanto é tempo, tanto no sentido material quanto espiritual (Ec 10:4).

CONCLUSÃO

Os prazeres da vida têm levado muitas pessoas a destruírem a si próprias (Ec 8:11) , devemos valorizar cada minuto que vivemos preservando a nossa vida física e espiritual, Deus não nos proíbe de desfrutarmos de tudo quanto é bom, mas que desfrutemos com sabedoria observando as limitações impostas por Ele “Todas as coisas me são licitas, mas nem tudo convém fazer, todas as coisas me são licitas, mas eu não deixarei dominar por nenhuma delas.” (I Co 6.12; 10.23). “De tudo o que se tem ouvido o fim é: temer a Deus guardar os seus mandamentos, isto é dever de todo homem” (Ec 12.13,14)

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto