UNIDOS A CRISTO PELO AMOR.

ESBOÇO 315

TEMA: UNIDOS A CRISTO PELO AMOR.

“Quem nos separará do amor de Cristo? (Rm 8:35)


INTRODUÇÃO

Há muitas coisas na vida que nos deixam tristes e abatidos, a pretensão que se tem é largar tudo, família, parentes, amigos e até Deus, isso acontece pelo desejo de nos livrar de tudo aquilo que nos oprime, entretanto há alguma coisa que nos prende e nos leva a desistir de tomarmos tal atitude, principalmente àquelas que ameaçam a nossa fé e comunhão com o Senhor. Não obstante, necessitamos ter a consciência que não há razão para abandonarmos a Deus, por isso devemos ponderar o que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta endereçada à igreja de Roma, pois ela estava prestes a sofrer possíveis perseguições, e isso em pouco tempo tornou-se realidade. A convicção de Paulo seria o suficiente para ajudá-los a superar qualquer obstáculo.

  • O amor produz estabilidade em Cristo.

É através do amor que temos a plena fidúcia de suportar todas as aflições, sem, contudo abandonar a Cristo, pois não há motivos nesse mundo para que venhamos nos separar dEle. “A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada?” (Rm 8:35b), “Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues a morte todo o dia (Rm 8.36; Sl 44.22; 2 Co 4.11).


A segurança em Cristo nos leva ao triunfo “Em todas essas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Rm 8:37; I Co 15.57; 2 Co 2.14; I Jo 4.4). A perseverança naquela época era essencial para os cristãos de Roma e o apóstolo Paulo os preparou para tais dificuldades e perseguições, declarando que nada lhes separaria do amor de Cristo.

  • O amor produz a perseverança.

O amor ao Senhor é fundamental para suportarmos tudo sem negar o nome de Cristo, (I Co 13:7). Muitos servos de Deus suportaram os vitupérios da vida para não perder a comunhão com Ele. O escritor aos hebreus falou sobre eles considerando-os como heróis da fé. Devemos ter a mesma visão, se não alcançarmos o que desejarmos aqui, saiba que alcançaremos coisas mais excelentes da parte de Deus. “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros

peregrinos na terra.” (Hb 11.13). Visão semelhante nos seus dias teve o apóstolo Paulo. “Porque para mim tenho por certo que as aflições desse tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8.18).

  • O segredo da perseverança.

O segredo da perseverança está intrinsecamente ligado a três coisas: Amor, paciência e oração, sem elas não conseguiremos chegar ao final da trajetória. A paciência produz perseverança, ela nos leva a persistir sem, contudo perder a visão de que o Senhor não falha, o apóstolo Paulo nos recomenda “Sede paciente na tribulação, na oração perseverante” (Rm 12:12b) pois a confiança que temos nEle, jamais poderá ser banida dos nossos corações, apesar de muitos cristãos hoje não mais orar, até parece que a oração é coisa do passado, no entanto Jesus nos ensinou que devemos orar e vigiar para não entrar em tentação (Mc 14.38). A oração é um dos fatores preponderante para alimentar o nosso espírito e fortalecer a nossa fé. (I Ts 3:10)

  • Os Patriarcas, exemplos de fé e perseverança

Queremos destacar alguns desses heróis, cujos testemunhos foram suficientes para alimentar a nossa fé, os sofrimentos que eles enfrentaram jamais puderam apagar a chama da esperança de algo melhor, essa também deve ser a nossa confiança em Deus ante as circunstâncias do cotidiano.


Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2 Co 4.17). “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (V18)


Abraão deixou tudo saindo da sua terra sem saber qual destino, mas confiante nas promessas de Deus (Hb 11.8), e como prova do amor a Deus ofereceu Isaac (Hb 11.2,17-20). O amor a Deus está concatenado a obediência (Jo 14.21) e com isso Abraão foi chamado de amigo de Deus (Tg 2.23).


Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus (Hb 11.23-29). Pois havia nele a certeza que Deus faria uma grande obra através dele no meio do seu povo.


O testemunho da paciência de Jó fora lembrado por Tiago o apóstolo do Senhor (Tg 5.10,11) devemos tomar como exemplo esses heróis procurando sempre fazer a vontade de Deus e não perder a fé e a esperança.


“O que mais dizer Gideão e de Baraque e de Sansão e de Jefté e de Davi e de Samuel e dos profetas? Os quais pela fé, venceram reinos, praticaram justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram e puseram em fuga os exércitos, estranhos” (Hb 11.32-34).”


CONCLUSÃO

Amados, mediante este breve comentário devemos acreditar que o Senhor nos ama, seu amor não se compara aos demais. Nunca o abandonemos, mesmo que as circunstâncias venham nos afligir, a nossa fé deve está inabalável porque Ele é fiel para cumprir os seus propósitos em nossas vidas. Que possamos tomar como ponto de partida o amor a Deus sobre todas as coisas (Dt 6.5), paciência e a oração.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma/PE

Nenhum comentário:

Foto