TEMA: ABRINDO CAMINHOS E PLANTANDO SEMENTES.

ESBOÇO 333

TEMA: ABRINDO CAMINHOS E PLANTANDO SEMENTES.

“Fazer veredas direitas para os vossos pés...” (Hb 12.13) “... Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará...” (Gl 6.7).


Há coisas na vida do ser humano que são imprescindíveis, ou seja, ela não pode deixar de perpetrar. Fazer as suas próprias veredas e plantar as suas próprias sementes, ambas tem resultados, pois, “Dos seus caminhos se fartará o infiel de coração, mas o homem bom se fartará de si mesmo” (Pv 14.14). Portanto é necessário que o indivíduo tenha muito cuidado, porque os seus próprios pés pisarão nas veredas construídas, e provarão dos frutos semeados. Porém são poucas as diferenças entre caminhos e veredas. Discorreremos neste breve comentário sobre as veredas que abrimos para caminhar e as sementes que plantamos. Veredas – caminho estreito e atalho que preparamos para andar sobre ele – sementes – São as coisas que semeamos nesta vida.


Escolhendo caminhos

O individuo tem a liberdade para escolher os seus próprios caminhos (Jr 21.8), mas saiba que no sentido religioso tanto o justo como o infiel ante Deus gozarão dos seus frutos (Pv 14:14). Entre as escolhas da vida existem dois caminhos, um bom e o outro mau (Mt 7.13,14), mas podemos apenas escolher um (Hb 12.13).


Devemos ter muito cuidado com os caminhos que escolhemos, porque há caminhos que parecem direito aos nossos olhos, mas o seu final é a morte (Pv 14.12; 16.25). Necessitamos estar atento ao que diz Salomão (Pv 4.25,26).


“No caminho da sabedoria, te ensinei, e, pelas carreiras direitas, te fiz andar”. (Pv 4.11).


“Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e, se correres não tropeçarás” (Pv 4.12).


Sendo os caminhos dos homens agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele” (Pv 16.7).


Escolhendo sementes para plantar

Temos as mãos cheias de sementes para plantar, entretanto devemos ter muito cuidado com as que plantamos, para no amanhã não amargarmos os frutos daquilo que plantamos (Gl 6.7; Mt 25:24-28; Lc 6.38). Os frutos podem ser bons ou maus “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus” “Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos” (Mt 7.17,18).


Semear é opcional, colher é obrigatório, o que plantamos ontem estamos colhendo hoje e o que se plantar hoje colherá amanhã (Ag 1.6; 2.16), assim, lembrem-se todo homem tem o poder de fazer suas escolhas, mas é preciso ter muito cuidado com o que escolhemos. Deus pela sua bondade apresentou caminhos e nos deu o livre arbítrio para escolher (Dt 11.26; 30.15,19; Jr 21.8). A escolha é nossa, ninguém pode escolher por nós.


Os cuidados na hora da escolha

Temos a liberdade de escolhermos o que queremos, no entanto as nossas escolhas devem ser feita, no momento e na hora certa (Ec 8.6), porque uma escolha errada e precipitada pode nos levar a ruína (Gn 13.11; 19.26,36). É importante ressaltar que devemos pensar antes de agir, isto para qualquer finalidade, caso contrário sofrerá as conseqüências. Colhemos hoje o que plantamos ontem!


Geralmente quando alguém faz uma escolha por nós não dá certo, citemos alguns exemplos bem conhecidos: Profissão, emprego e casamento, já pensaram alguém escolher por você? Imaginem escolherem uma moça para o rapaz ou um rapaz para uma moça? (I Sm 18.21). Algumas pessoas podem nos auxiliar nas escolhas de alguns caminhos ou de algumas coisas quando estamos duvidosos. O próprio Deus nos auxilia a encontrar caminhos, inclusive o da felicidade e da vida (Dt 30:19; Isa 30:21; Js 1.7). Porquanto a decisão é nossa de aceitá-los ou não.


Dificuldades nos caminhos e no semear

As dificuldades jamais deixarão de existir, principalmente mediante o que escolhemos. Os abrolhos e as restingas sempre estarão presentes tanto no caminho, quanto nas sementes que semearmos. Nas escrituras há exemplos de problemas enfrentados pelos agricultores e para mostrá-los Jesus citou a parábola do semeador. O que Jesus aplicou em (Lc 8.5-8) sobrepusemos também como sementes que devemos plantar nesta vida (Lc 8:5-8), embora isso seja aplicado com relação à semente da palavra, encontrar dificuldades não significa que semeamos mal, ou fizemos uma má escolha, mas porque o “deus” desse século tem procurado perverter tudo àquilo que escolhemos bem.


Quando escolhemos bons caminhos e semeamos boas sementes, a probabilidade maior é que seremos bem sucedidos, e certamente obteremos êxito (Pv 16:7). Amados, sejamos cautelosos com relação as nossas escolhas, pois Deus quer o melhor para nós e tem o MELHOR para nos dar.


Pr. Elis Clementino - Itapissuma/PE

Nenhum comentário:

Foto