TEMA: O PECADO DE ACÃ

ESBOÇO 335

TEMA: O PECADO DE ACÃ

E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel” (Js 7.1).


O pecado é um dos maiores problemas da humanidade e por isso quando cometidos deixam uma série de conseqüências. Quantos sofrimentos as pessoas experimentaram no passado e no presente, cujos motivos foram às iniqüidades praticadas. A desobediência tem um grande poder de destruição, seja para a pessoa, família, igreja e até uma nação inteira. Os israelitas estavam amargando uma derrota na guerra diante dos seus inimigos, entretanto algo estava dando errado, pois não era comum o povo de Deus dá as costas para os inimigos, mas tudo tem o porquê, Discorreremos neste assunto sobre a situação de Israel, a decepção de Josué, o encorajamento, e a resolução do problema.


A situação de Israel

Josué o sucessor de Moises estava na liderança dos israelitas e dificilmente eles perderiam uma guerra, pois sempre Deus lhes daria vitória sobre os inimigos, no entanto ao irem tomar posse da cidade de Ai, viram que não havia necessidade de muitos homens para a guerra, pois eram poucos os inimigos e a batalha seria fácil (Js 7.3), a autoconfiança estava presente neles, diziam; bastam apenas poucos homens (v 4). O excesso de confiança pode levar o ser humano ao fracasso.


A decepção de Josué

A autoconfiança fora dos planos de Deus leva a decepção, quando Josué iniciou a batalha na certeza de vencer aqueles poucos homens, aconteceu o inesperado a baixa no seu exercito (Js 7.4,5), embora todos estivessem cientes que ao pecarem Deus agiria com justiça (Lv 26.17,18).


A reação de Josué

Josué rasgou as suas vestes, prostrou-se com o rosto em terra lamentando, Deus nos fez promessas de vitória e porque estamos perdendo? Porque tudo está dando errado? “Ah! Senhor! que direi? Israel virou as costas diante dos seus inimigos! (Js 7.6-8). Josué era um líder e tinha razão, porque o que diriam os inimigos de Israel diante dessa situação? (v 9). Josué parte em busca de uma resposta de Deus para aquela situação.


Resposta de Deus a Josué

Deus conhece todas as coisas, tudo vê e nada há encoberto diante dele (Pv 15.3; Lc 12.2; Mc 4.22; Hb 4.13), por isso Deus resolve entrar na questão e anima Josué (Js 7.10-12). As vitórias dos israelitas sempre eram atribuídas ao Senhor, mas Deus havia saído da peleja, e sobre isso o povo de Israel já havia sido foi alertado por Moises no deserto (Nr 14.39-45).


A presença de Deus era sempre e será a certeza de vitória, pois ele não compartilha com pecado de ninguém, o culpado pela situação simplesmente era um anátema no meio do exército de Judá (v 13).


Deus instrui a Josué

Deus vendo o desespero de Josué usou de suas misericórdias para com ele, porque elas são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22). Deus se levanta para socorrer o seu servo e diz: levanta-te, santifica o povo e dize: “Santificai-vos para amanhã porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel; Anátema há no meio de vós, Israel, diante dos vossos inimigos não podereis suster-vos, até que tireis o anátema no meio de vós” (Js 7.13). A santidade é o fator fundamental para obtermos vitórias diante dos nossos inimigos. Deus manda que Josué saia à procura do anátema de casa em casa (v 14) até chegar à casa de Acã (v.18,19).


A confissão de Acã

Ao receber a visita de Josué em sua casa, Acã confessou o seu pecado (Js 7. 21-24), entretanto não somente ele pagou o preço pelo pecado cometido, mas também toda sua família e até os animais (Js 7.24-26).


Os nossos pecados não comprometem apenas nós mesmos, mas também aos nossos semelhantes (Js 7.15). Quantas vezes as pessoas são afetadas pelas nossas transgressões? Davi quando pecou pagou um alto preço e a espada de Deus perdurou por toda a sua vida e sobre sua casa, mesmo reconhecendo o erro, não ficou isento dos castigos de Deus. Quanto ao pecado de Acã Deus tratou duramente, devemos nos lembrar que tudo o que o homem semear isso também ceifará (Gl 6.7).


O Espírito Santo tem nos despertado e quando ouvirdes a sua voz não endureça o coração, ele quer santidade em nosso meio. Muitas vezes queremos que Deus faça um julgamento rápido, e ao nosso modo como disse Salomão “Visto que Deus não executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal” (Ec 8.11). Isso não quer dizer que o Senhor faça vista grossa aos pecados do seu povo, contudo estejamos cientes que aquele que semeia colhe, (2 Co 9.6; Gl 6.7) não importa quando, Deus há de tratar sim, e fará justiça se não confessar e deixar. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcança misericórdia” (Pv 28.13). Embora, nem todas as coisas que estão dando errada em nossas vidas significam pecados, como alguns pensam, pois estamos sujeitos a certas situações, muitas vezes inevitáveis (Jó 14.1; Jó 5.7; Ec 2.22), entretanto devemos viver na confiança que atravessaremos os obstáculos da vida e quanto à situação de Acã, somente após a sua confissão Israel teve vitória diante dos seus inimigos.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma / PE


Nenhum comentário:

Foto