DESENVOLVENDO NO VALE COMO ÁRVORES

ESBOÇO 383
TEMA: DESENVOLVENDO NO VALE COMO ÁRVORES
“A minha raiz se estendia junto às águas, e o orvalho fazia assento sobre os meus ramos; a minha honra se renovava em mim, e o meu arco se reforçava na minha mão. Jó 29.19,20.

Introdução
Às plantas se desenvolvem, produzem frutos, assim como os animais e humanos, cada um tem seus espaços e oportunidades para ampliarem suas potencialidades, no cotidiano e no sentido espiritual. Dessa forma faremos uma analogia sobre o crescimento de uma planta, relacionando o material e espiritual.

Significado
Pode ser uma depressão profunda ou alargada cavada por um rio; planície entre montes; várzea próximo um monte. Conhecido também nas escrituras como: Vale de lágrimas; vale da sombra da morte; vale de Josafá; vale de ossos secos; o lugar onde os mortos conforme as escrituras irão ressuscitar para o julgamento final.

Desenvolvendo como árvores

Cada árvore tem o seu lugar apropriado para se desenvolver, nos vales, ribeiros e nos lugares aonde há abundância de água, o crescimento acontece, às folhas ficam verdes e produzem frutos na estação própria. Quando o agricultor tem um solo árido, existem outros meios para ajudar na agricultura, o sistema de irrigações e adubos é importante para que se tenha boa colheita (Jr 17.8; Sl 1.3). No sentido material, os indivíduos têm oportunidades de crescerem, em estatura e se desenvolverem em todos os sentidos da vida, desde que sejam nutridos culturalmente, mesmo assim, temos que usar de forma correta todos os talentos naturais dados pelo Criador.

Há algo interessante que observamos nas montanhas, não existem árvores de grandes portes, as vegetações são rasteiras como as restingas, essas convivem com poucos alimentos, quase sem água, são plantas sem vida, não produz frutos e nem sombra.

Em algumas ocasiões na vida temos o pressentimento que vales só se referem a lugares de sofrimentos, ermos e sem perspectiva de desenvolvimento algum, no entanto devemos entender que as árvores que mais se desenvolvem estão nos vales e não nas altas montanhas, existem muitos tipos de vales nessa vida, “vale da amargura, do fundo do poço, de lágrimas, sombra da morte, do pó, das cinzas. A Bíblia apresenta muitos vales onde lá algumas pessoas tiveram experiências profundas com Deus (Gn 32.22-32; I Sm 17.3,51,54; Ez 37.1-10). Mas é importante ressaltar que em qualquer um deles temos condições de desenvolver e produzir frutos, e a causa principal para que isso aconteça é o SENHOR, pois ele tem métodos para tirar dos vales, levantar do pó, das cinzas, dos desertos e colocar no ápice da montanha (Is 40.4)

Muitos indivíduos alcançaram os mais altos das montanhas e pódios nesta vida, porém muitos deles já passaram pelos vales de sofrimentos para chegarem até lá. Quando não conhecemos esses vales não adquirimos experiências, somos como as plantas das montanhas, podem até crescer, porém sem raízes, assim são essas pessoas que chegam ao pódio sem adquirir as experiências dos vales.

Crescendo espiritualmente como árvores
No sentido espiritual crescemos quando estamos sendo bem alimentado através do ribeiro de águas, isso significa ser nutrido pela palavra de Deus, e quando isso acontece às folhas ficam verdes significando as esperanças e a confiança do crente no Senhor, os frutos são justiça e trabalho. Deus quer que cresçamos, mesmo que estejamos em lugares altos ou baixos, é possível desenvolvermos, mesmo quando tudo está contrário e nada favoreça. Quando crescemos, além de darmos frutos, ainda servimos de sombra para outros. Deus quer que os nossos frutos e sombras sirvam para edificação de pessoas que estão cansados pela aridez da vida, a fim que elas sejam edificadas e férteis.

Você já pensou quantas pessoas poderiam ser cultivadas e nutridas como uma planta através de você? Quantas pessoas estão nos vales, talvez pensando não mais sair de lá, para elas precisamos dizer-lhes que nos vales adquirimos experiências, amadurecemos e crescemos como árvores. Há esperança para quem está nos vales (Os 2.15; Jó 14.7-9)

Considerações finais
Entendemos que somente no terreno fértil é que podemos desenvolver espiritualmente, os vales são terrenos apropriados para o desenvolvimento das plantas, no sentido espiritual as fontes são inesgotáveis, elas nutrem e solidifica a nossa fé de tal forma que até na velhice darão frutos (Sl 92.14).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto