ARREBATAMENTO DA IGREJA

ESBOÇO 387
TEMA: Arrebatamento da Igreja
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor,” (I Ts 4.16.17).

Introdução
Ao examinar as escrituras encontramos citações e textos que exprimem um dos assuntos referente à escatologia: O arrebatamento da igreja, será um dos acontecimentos jamais visto em toda história da humanidade, está preste a acontecer, mas antes algumas ocorrências advirão, como também logo após o arrebatamento. Faremos um BREVE e SIMPLES comentário sobre o seu significado e o que virá antes e depois do arrebatamento.

Significado
Conforme comentário na Bíblia de estudo pentecostal, o termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa: arrebatado rapidamente e com força. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por arrebatado I Ts 4.17. Esse evento descrito em Tessalonicenses e I Co 15 referem-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo. A respeito do arrebatamento o próprio Jesus alertou a todos sobre os sinais que o precederiam (Mt 24.4-14), sendo ele um acontecimento inesperado (Mt 24.36-44).


I. Momentos antes do arrebatamento

1. A ressurreição dos que dormiram em Cristo (I Ts 4.16), não se refere ao descrito em (Ap 20.4), porque esse evento só ocorrerá depois, ou seja, quando Cristo vier a terra para julgar os ímpios e prender Satanás (Ap 19.11; 20.3). Na ressurreição descrita em (Ap 20.4) pode estar incluído os mártires da grande tribulação e provavelmente com os santos do AT, e sobre esse momento discorreremos na sequência.

2. Durante a ressurreição dos que dormiram em Cristo, estará acontecendo à transformação dos crentes que estiverem vivos, e juntos com eles serão arrebatados nas nuvens para encontrar com o Senhor nos ares, entre o céu e a terra (I Ts 4.16,17).

II. Como será o arrebatamento?
a) Será como um relâmpago (Mt 24.27);
b) Num abrir e fechar de olhos (I Co 15.52);
c) Será como a tomada do profeta Elias (2 Rs 2.11).

III. Ocorrências após o arrebatamento
Após o arrebatamento acontecerá o julgamento dos crentes, esses receberão as recompensas, só que esse julgamento não implicará em salvação ou em condenação, mas para ser galardoado segundo as suas obras, “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Co 5.10), nesse julgamento o juiz não fará exceção, todos hão de ser julgados (Rm 14.11,12; I Co 3.12-15; 2 Co 5.10).

IV. Quando acontecerá o tribunal de Cristo?
a) Após o arrebatamento da igreja (Rm 14.10b; II Co 5.10);
b) Antes da festa de casamento de Cristo com a Igreja, ou seja, bodas do cordeiro.

V. Quem será o juiz desse julgamento?
O juiz desse julgamento é o próprio Cristo (Jo 5.22; 2 Tm 4.8), nesse momento tudo será conhecido como: (1) Os segredos Mc 4.22; Rm 2.16); (2) o caráter (Rm 2.5-11); (3) As nossas palavras (Mt 12.36,37); (4) as boas obras (Ef 6.8); (5) atitudes (Mt 5.22); (6) nossos motivos (I Co 4,5); (7) a nossa falta de amor (Cl 3.23; 4.1); (8) e a nossas obras ministeriais (I Co 3.13). Nesse julgamento os crentes receberão seus galardões segundo as suas obras.

Considerações finais

O arrebatamento da igreja deve ser aguardado por todos os crentes em Jesus no mundo, pois será a vitória final para os que permanecerem fiéis a Ele. Essa é a primeira parte sobre esse acontecimento, porém a sequência de eventos discorreremos posteriormente. Estejam preparados! DEUS TE ABENÇOE.

Pr. Elis Clementino da Silva – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto