DESPREZANDO AS AFRONTAS

ESBOÇO 401
TEMA: DESPREZANDO AS AFRONTAS
Davi despreza as afrontas de Simei” (2 Sm 16.5-11).

Introdução

Nada há que tanto enxovalhe do que as afrontas, infelizmente todo ser humano já se deparou com elas durante a sua vida. As afrontas podem nos levar a cometer alguns infortúnios, desde que o indivíduo não consiga controlar seus impulsos. Davi se deparou com algumas situações constrangedoras. Discorremos sobre as afrontas, como Davi as administrou e o arrependimento de Simei.

Contexto histórico

Simei, filho de Gera, da tribo de Benjamim, da casa de Saul (fanático apoiador do antigo rei Saul). Quando Davi fugia de Absalão, este homem rogou-lhe uma praga, ele estava tão furioso e tão encorajado para ver a derrota de Davi, que tomou sobre si a tarefa de amaldiçoá-lo, enquanto acompanhava o cortejo. E, conforme o amaldiçoava, lançava-lhe pedras, dificilmente uma maneira de injuriar um inimigo. A atitude de Simei contra Davi era bastante comum entre os membros da tribo de Benjamim, onde continuava a lealdade a Saul (2 Sm 20.1).

I. As afrontas

1. Davi foi extremamente afrontado:
a) Pelos Próprios irmãos I Sm 17.28,29);
b) Por Saul (I Sm 17.32);
c) Por Golias (I Sm 17.42,43);
d) Pela sua própria mulher que o desprezou quando trazia a arca do Senhor para Jerusalém (2 Sm 6.16,20);
e) Por Absalão, filho revoltado (2 Sm 15.10);
f) Por Simei, com maldições e pedradas (2 Sm 16.5-11).

II. Como lidar com as afrontas?

1. Domínio próprio ou autocontrole (Gl 5.22,23).
a) Equilíbrio emocional (2 Sm 16.11)
b) Ser um gestor das circunstâncias.

Somos mais responsáveis pela maneira como respondemos às circunstâncias, do que pelo que acontece

“Davi estava mais preocupado com Absai do que com as afrontas de Simei”

Absai estava desejoso de vingança, e com a espada poderia cometer uma tragédia matando Simei”

Se com perdão abraçares os que vos afrontam, com perdão serás abraçados”

O homem será grande quando ele aprender suportar as afrontas

Existem muitos Absai ao nosso redor, tenhamos cuidado com os seus incentivos, Absai não perdoa.

Na prisão de Jesus, a atitude de Absai estava no coração de Pedro, decepou a orelha de Malco. Não deixe ninguém tomar atitudes por você.

O arrependimento de Simei
Mediante esse contexto vale ressaltar que quando Davi voltou a ocupar o trono, Simei expressou seu arrependimento (2 Sm 19.18-20), Davi não revidou as afrontas, mesmo sendo tão constrangedoras (2 Sm 21-23). Ora! Isso acontece em nossos dias, aqueles que nos odeiam, nos atiram pedras, eles podem amanhã fazer parte da nossa amizade, se Davi tivesse consentido a morte dele, não teria o conquistado mais tarde.

Considerações finais

Muitas vezes não levamos em consideração a permissão de Deus em relação ao que acontece em nossas vidas, Davi entendia como uma permissão de Deus para tal atitude de Simei, ele dizia: “Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois diria: Porque assim fizeste? (2 Sm 16.10,11). A compreensão de Davi com relação a vontade de Deus o ajudou a administrar o seu sentimento emocional. Deus permite que alguém nos aflija, permitindo que “Simei” nos afronte. Contudo devemos manter o nosso equilíbrio. Se o teu inimigo te afrontar não revides, nem atire pedras sobre pedras, Jesus nos ensinou amar os nossos inimigos e orar pelos que nos persegue (Mt 5.44). Se Davi tivesse matado Simei, ele não teria a oportunidade de se arrepender e ficar do seu lado mais tarde. Seja inteligente o suficiente, e conquiste os seus inimigos.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Mensagem ministrada na E.B.O em Jaboatão dos Guararapes - PE

Nenhum comentário:

Foto