O FERMENTO DOS FARISEUS

ESBOÇO 406
TEMA: O FERMENTO DOS FARISEUS
Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” Lc 12.1b.

Introdução

Nas escrituras o fermento sempre foi símbolo do pecado, o termo usado para figurá-lo pela primeira vez foi em (Ex 12.15). A ausência dessa substância na massa significava pureza espiritual, ou seja, isento da iniquidade, pois nenhuma oferta de manjares ao Senhor deveria contê-lo (Lv 2.11). Discorreremos nesse mote sobre o fermento, a sua utilidade e as consequências.

1. Significado

É um agente capaz de produzir fermentação na massa. O fermento dos hebreus constava de uma porção de massa velha em alto grau de fermentação, introduzida na massa fresca (Enciclopédia Bíblica O. S. Boyer). Esse termo foi citado em algumas parábolas de Jesus referindo-se aos fariseus. Jesus acusava-os de hipócritas. A palavra “hipocrisia” vem do teatro, e das máscaras que os personagens usavam durante uma peça teatral, e sobre ela Jesus disse: “Nada há encoberto que não seja descoberto” (Lc 12.2). Fingimento, impostura, mentira e falsa devoção eram tudo que os fariseus possuíam. Pode ser possível agora disfarçar motivos e valores sob uma capa de piedade, entretanto um dia a máscara será removida e cada um será conhecido quem realmente o é. O fermento é um agente que altera as propriedades da massa levando-a a ficar volumosa, ela é usada naturalmente em pães, bolos etc.

2. O ingrediente que corrompe

Como um dos símbolos do pecado, o fermento é um ingrediente que corrompe, e por essa razão o SENHOR ordenou que os israelitas tirassem das suas casas (Ex 12.15). Jesus em sua parábola disse: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (Lc 12.1b); Paulo em suas cartas advertiu os crentes para que não fossem contaminados por esse grupo “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis vós que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (I Co 5.6; Gl 5.9). Observem que o pecado e a hipocrisia não se limitavam somente aos fariseus daquela época, mas estende-se a todas as pessoas da contemporaneidade.

3. A mistura da massa com o fermento

Após a mistura desses dois ingredientes; não podemos facilmente separá-los; da mesma maneira na parábola do trigo e o joio (Mt 13.29,30). Jesus mostrou que essa levedura podia contagiar uma coletividade e desviar toda nação, a maldade e a hipocrisia tem atingido toda humanidade, Jesus sabia que isso aconteceria advertindo primeiro os seus discípulos. Literalmente o fermento é um ingrediente que faz com que a massa cresça, e não é proibido nenhum crente usar normalmente em suas casas nas confecções de pães, bolos etc. Sendo ele símbolo (pecado) tem causado tantos problemas, por isso devemos fazer a nossa parte tirá-lo das nossas vidas e não dos pães e bolos. - “Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malicia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” (Cl 3.8; Ef 4.22; I Pe 2.1). Despojai-vos é uma imagem que significa rejeitar decisivamente qualquer expressão do velho homem em favor do novo “Pois que já despistes do velho homem com seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl 3.9,10). “Alimpai-vos, pois, do fermento velho. Paulo usa AT testamento para fazer uma ilustração importante. Quando uma dona de casa no século I fazia pão, ela usava o fermento para fazer o pão crescer. A maior parte dessa massa era cozida, mas uma pequena porção era guardada e misturada com novos ingredientes. Durante a noite, o fermento penetrava na nova mistura, e o processo era repetido diversas vezes. Na época da páscoa, cada pedaço de fermento velho era lançado fora, e Israel novamente celebrava a sua redenção e um novo começo. E assim Paulo lembra aos coríntios. Cristo é o nosso Cordeiro pascal. Ele nos deu um inicio totalmente novo; e, afastando-nos das coisas “velhas” como a malicia e a maldade, devemos nos tornar o que somos – novos homens e mulheres, renovados em Jesus para vivermos uma vida de sinceridade e verdade.” (I Co 5.7).

Considerações finais

É imprescindível entender a simbologia do fermento, sabendo sempre separá-lo da massa, pois, dessa forma não seremos corrompidos. Deus exige pureza e santidade aos seus seguidores.

Pr. Elis Clementino, Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto