O ATLETA CRISTÃO

ESBOÇO 408
TEMA: O ATLETA CRISTÃO
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o premio? Correi de tal maneira que o alcanceis...” (I Co 9.24-26).

Introdução
Não pode haver liberdade sem o autocontrole, porque a carne resiste aos limites da liberdade. No texto em foco, Paulo refere-se ao seu próprio autocontrole (I Co 9. 24-27), ele faz uma analogia da carreira cristã na propagação do evangelho com a de um atleta nos jogos olímpicos, enfatizando a importância de lutar com propósito.

I. Conduta nas olimpíadas
Os gregos naquela época davam muito valor aos jogos olímpicos, Paulo escreve a respeito por entender que os cristãos sabiam das olimpíadas do mundo grego, nelas os atletas podiam perder ou ganhar, mas para terem vitória eram necessários:
a. Correr para ganhar o prêmio “propósito” (I Co 9.24);
b. Domínio próprio; antes e durante as partidas o atleta se abstém de qualquer coisa que venha comprometer a sua vitória (I Co 9.25);
c. Subjugar o seu próprio corpo (I Co 9.27);
d. Correr com meta e sem perder o foco (I Co 9.26; 2 Tm 2.4);
e. Qualificando-se para luta “com legitimamente” (2 Tm 2.5).

II. Em relação ao evangelho
1. Paulo apresenta qual deve ser o propósito daqueles crentes pensarem em levar o evangelho às outras pessoas com obstinação, fazendo como aqueles atletas, que se esforçavam para conquistar o prêmio corruptível. Cada cristão deve realizar maiores esforços para conquistar uma coroa muito mais valiosa, à incorruptível (I Co 9.25). Esse deve ser o nosso propósito, dominar a si mesmo deixando as coisas que para trás ficam e prosseguir em busca do prêmio (Fp 3.13,14), subjugando seu próprio corpo para alcançá-la (I Co 9.27).

2. Paulo não se refere aqui a busca pelas coisas desta vida, como alguns aplicam; o propósito, as metas para alcançar status na sociedade, enriquecimentos materiais, mas sim, a pregação do evangelho, pois, é por ele que devemos lutar até o fim, porque somente o evangelho conduz o homem a alcançar o prêmio maior “A coroa da justiça” no final da sua carreira (II Tm 4.7,8).

3. Só serão recompensados aqueles que lutarem legitimamente (2 Tm 2.5), devemos correr não como a coisa incerta, como trabalhando em vão ou sem nenhum sentido (I Co 9.26), mas, subjugar o seu próprio corpo para conquistar as almas pela pregação do evangelho (I Co 9.27). Isso significa intensos sofrimentos até que se cumpra a carreira que estar proposta.

Considerações finais
Cada cristão deve lutar pelo engrandecimento do reino de Deus, deixar as coisas que para trás ficam e prosseguir para as que estão adiante. Quanto a esse nosso propósito de pregar o evangelho levemos em consideração que estamos engajados numa grande batalha espiritual (Ef 6.12) e não podemos recuar, mesmo que tenhamos que enfrentar intensos sofrimentos, entretanto o soldado que milita não deve se embaraçar com as coisas desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra (II Tm 2.4).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil



Nenhum comentário:

Foto