RITUAL OU OBEDIÊNCIA

ESBOÇO 426
TEMA: RITUAL OU OBEDIÊNCIA

“...perguntaram aos sacerdotes, que estavam na casa do SENHOR dos Exércitos, e aos profetas: Continuaremos nós a chorar, com jejum, no quinto mês , como temos feito por tanto anos? Então, a palavra do SENHOR dos Exércitos me veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso, foi para mim que jejuastes, com efeito, foi para mim? Quando comeis e bebeis, não é para vós mesmos que comeis e bebeis? Não ouvistes vós as palavras que o SENHOR pregou pelo ministério dos profetas que nos precederam, quando Jerusalém estava habitada em paz com as suas cidades ao redor dela, e o sul e a campina eram habitados?" Zc 7.1-7.

        O ser humano na prática da religião prioriza mais o ritual, deixando de lado outras coisas mais expressivas; isso acontece por falta de conhecimento do criador, diz as escrituras: O povo erra por falta de conhecimento de Deus (Os 4.6; 6.6b; Mt 22.29). O que mais importa não é o ritual, mas a obediência. O profeta na autoridade divina mostra que a obediência à palavra de Deus trouxe muitos livramentos, paz, alegria e prosperidade, de maneira que a sua bênção cobriu toda terra prometida no tempo de Davi e Salomão (Zc 7.7). O mais importante para Deus ainda é a obediência e não os sacrifícios (I Sm 15.22; Sl 51.16,17; Is 1.10-17). Os sacrifícios não foram estabelecidos com a finalidade de substituir uma vida de obediência. Quando Jesus falava sobre o grande mandamento, o escriba compreendeu que este seria maior que sacrifícios (Mc 12.33). Para eles o sacrifício, até aquele momento, era mais importante do que o amor e a obediência a Deus.

            O povo ainda estava pensando que muito choro e jejum resolveriam os problemas deles. O Senhor foi enfático em dizer: o choro e jejuns de vocês foram para mim? Muitos cristãos hoje têm as mesmas atitudes, oram, consagram, jejuam, mas são irreverentes. Precisamos entender que o nosso verdadeiro culto ao Senhor é indicado pelo comportamento e não pelos seus sacrifícios (Rm 12.1). No AT eram necessários sacrifícios de animais mortos, mesmo assim exigia-se obediência por parte dos ofertantes. Mas com o sacrifício de Jesus Cristo, aqueles não produzem mais efeitos (Hb 9.11-12). Os religiosos e guardadores da lei de Moisés também entendiam que os sacrifícios eram mais eficazes do que a misericórdia, no entanto, Jesus ressaltou que a misericórdia era maior (Mt 9.13; Os 6.6).

Muitas vezes não percebemos que a causa de muitos males sobre o povo é a desobediência, os sacrifícios de tolos, profanação do sagrado; e, muitas vezes pessoas que não conhecem as escrituras são mais reverentes. Temos uma lição importante nas escrituras: “os recabitas”. Eles eram mais tementes aos seus princípios do que muitos cristãos hoje (Jr 35.5-11), Deus mostrou a fidelidade deles para dar lições ao seu povo.

Muitos cristãos atualmente têm oferecido a Deus o culto da irreverência, andam, conversam e fazem votos e não pagam, muitos dos púlpitos tornaram-se palcos, e crentes são meros expectadores, às vezes chamados de galera, o pior é que o ritual da oferta prevalece acima da obediência, e a essência da verdadeira oferta é deixada de lado (Mt 18.9-14). Esses, em algumas igrejas, jamais poderão sequer ser corrigidos quando cometem um delito. Será que alguns estão copiando a prática das indulgências de modo indiscreto? Onde o dinheiro valia mais que a obediência. Deus nos guarde de ingressarmos por esse caminho.

A irreverência na casa de Deus foi abolida do templo e só assim os milagres aconteceram (Mt 21.12-14). Os milagres acontecem não pelo ritual, mas pela obediência.

             Levemos em consideração o que disse Salomão a respeito da reverência no culto: (Ec 5.1-5; Ex 3.5; Sl 50.14; 51.17). A obediência ao Senhor é o principio de todo sucesso espiritual. Deus quer receber de nós aquilo que lhe é devido, e através dessa atitude certamente ele realizará obras excelentes em nosso meio. “Obedecer é melhor que sacrificar”

Pr. Elis Clementino/Itapissuma –PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto