O MILAGRE DO SAL

ESBOÇO 435
TEMA: O MILAGRE DO SAL
“Os homens daquela cidade disseram a Elizeu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o senhor, porém as águas são más, e a terra estéril. Ele disse: trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então ele saiu ao manancial das águas e deitou o sal nele e disse: Assim diz o SENHOR: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte e nem esterilidade”. 2 Rs 2.19-21

        Sabemos que o sal tem duas prioridades, são elas: CONSERVAR e SALGAR e não tornar água amarga em doce e nem tirar a esterilidade da terra, entretanto, o que aconteceu foi um milagre que não sabemos explicar porque é uma realização sobrenatural, cuja dimensão só Deus sabe como funciona. Existem textos bíblicos que fala sobre o sal em alguns sentidos, no antigo testamento e novo. Discorreremos de forma simples sobre esse milagre.

Contexto histórico
A cidade de Jericó era boa a vista do profeta Elizeu, isso fora confirmado pelos próprios moradores, porém existiam dois problemas que eles consideravam graves:
1. A água era ruim;
2. A terra era estéril.

Não há nada tão belo que seja totalmente completo, a Cidade de Jericó era bem situada, porém duas coisas eram imprescindíveis para a sobrevivência água para beber e a terra para produzir frutos, mas para que a água e a terra sarassem seria necessário um milagre da parte de Deus, era preciso que alguém fosse usado por ele.

Deus sempre se utilizou de métodos simples para realizar milagres, podemos ver em toda trajetória do povo de Deus na terra. Nesses episódios homens estavam envolvidos, é claro que não era qualquer um, mas os escolhidos por Deus para realizar a sua obra. A presença deles fazia toda a diferença, aonde quer que fossem; em Jericó ou em qualquer outro lugar do mundo. Águas amargas se tornaram doces (Ex 15.22-25); O azeite da viúva (2 Rs 4.1-7); O filho da sunamita (2 Rs 4.8-37); A morte que havia na panela (2 Rs 4.38-41); Vinte pães satisfazem cem homens (2 Rs 4.42-44; Naamã é curado da lepra (2 Rs 5.1-14); o flutuar do machado (2 Rs 6.1-6); às águas do mar (2 Rs 2.19-21). Em cada milagre algo era utilizado. Jesus também realizou milagres com as mesmas características (Jo 2.6-7; 9.6,7; Mc 8.22).

O maior milagre da contemporaneidade
O milagre da atualidade é a igreja ser o sal da terra “Vós sois o sal da terra” (Mt 5.13,14), o sal em ação dá gosto e conserva, se ele for insípido com que há de salgar e conservar. A Igreja tem um papel fundamental e importante no mundo, ela é o sal em ação.

        Deus ainda continua a realizar milagres por toda terra através do seu evangelho, não há milagre da salvação sem evangelho. Também muitas vezes nos encontramos em situações que parecem sem soluções, mas quando acreditamos no SENHOR geralmente os milagres acontecem. Ele ainda é o mesmo. A terra de Jericó era estéril e a água ruim, mas o Senhor mudou e ainda muda situações, acreditem.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil



Nenhum comentário:

Foto