CELEBRAÇÃO AO SENHOR

ESBOÇO 499
TEMA: CELEBRAÇÃO AO SENHOR
“Celebrai com júbilo ao Senhor...” Salmo 100.1-5
           
O salmista conclama a todos para celebrarem ao SENHOR, neste salmo encontramos doze exortações expostas pelo seu escritor. É importante saber que a nossa celebração a Deus não deve ocorrer somente nos momentos faustosos das nossas vidas, mas também nos momentos obscuros, nas adversidades quando ninguém nos contempla, mas somente Deus. Devemos levar em consideração dois momentos durante a nossa vida aqui, o dia da prosperidade e o dia da adversidade (Ec 7.14), na prosperidade goze bem e festivamente, mas com equilíbrio, e na adversidade pondere, reflita sobre as suas atitudes. Nesse comentário razoaremos sobre a celebração, como as pessoas reagem quando celebramos a Deus e o valor que se deve dar a adoração.

Celebrar
Festejar ou solenizar, pois quando abrimos os nossos corações para celebrar ao Senhor é porque reconhecemos a magnitude da sua grandeza, além de tudo àquilo que ele tem realizado em nosso favor. Na nossa maneira de expressar esse festejo nos leva até a exceder um pouco a ponto de chamar a atenção de outras pessoas e elas ignorarem, isso não foi diferente com Davi quando trazia a arca do Senhor para Jerusalém, ele quebrou preceitos para festeja a volta da arca adorando ao Senhor (I Cr 15.27,28), mas para Mical sua mulher aquela maneira de adorar ao Senhor era vergonhosa, um rei dançar alegremente no meio do povo trazendo arca era uma aberração; vejam a sua expressão sobre aquele episódio (I Cr 15.29), mas qual a razão para Davi fazer tudo aquilo? (1) Na presença de Deus há alegria, pois a arca da aliança representava a presença de Deus, e no lugar em que a arca estivesse ele seria abençoado (I Cr 13.14); (2) Pouco importava o desprezo por louvar ao Senhor (3) Deus havia feito muito mais do que ele merecia. A formalidade nos dias atuais tem feito com que muitos não abram mais o seu coração para glorificar a Deus, isso para não ser ridicularizado pelos formais, cuidado com o formalismo.

Celebrar ao Senhor incomoda
Qualquer atitude de celebração a Senhor pode incomodar pessoas, Mical sentiu-se incomodada com a atitude de Davi em pular e dançar diante da arca, ela o desprezou, mas somente celebram ao Senhor aqueles que reconhecem seus benefícios (Sl 116.12,13). As escrituras registram também duas ocasiões em que mulheres trouxeram em suas mãos vasos com unguento e depositavam aos pés de Jesus, no entanto as ações delas incomodaram a muitos naqueles momentos, mesmo debaixo das criticas e dos olhares repugnantes, elas não desistiram de adorar, cada um tem a sua maneira de agradecer, louvor e adorar, a mulher que entrara na casa do fariseu e a do jantar na casa de Lázaro, traziam consigo unguentos preciosos e lançavam sobre o seu mestre (Lc 7.39; Jo 12.3).

Valor da adoração
Quem adora, adora sem reservas, ou seja, para elas não importavam o valor monetário das especiarias, mas o sentimento de gratidão, elas ofereciam com um coração sincero. Dê o melhor do coração para Deus, seja gemendo ou chorando, com lagrimas ou sem, dê o melhor! O sentimento de adoração vai muito mais além de uma oferta ou mesmo festejar e cantar, é envolver-se nos mistérios de Deus em espírito e em verdade, “Importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:24), com espírito, alma e corpo, ofereça ao Senhor o melhor do seu nardo, cujo teor seja a essência da gratidão. No coração daquelas mulheres havia esse sentimento que valia muito mais do que regar-lhes os pés com lágrimas, muito mais do que enxugar com os cabelos. Para o mestre o mais valioso naquele momento não era o que estava sobre a mesa, como os alimentos e em volta muitas pessoas, mas sim, a atitudes das mulheres que quase não se viam, no entanto Jesus via nelas um real sentimento de adoração e agradecimento, diferentemente de muitos naquela época que adoravam de lábios e não de coração (Mt 15.7-9).

             A formalidade tem tomado conta de muitas igrejas pentecostais, algumas delas tem tornado-se mornas e frias, fazendo com que muitos crentes sintam saudades dos cultos fervorosos como eram os da igreja primitiva, há! Que saudade dos tempos antigos quando os crentes davam glórias a Deus e ledice. A chama pentecostal não pode ser apagada das nossas vidas. Atualmente os olhares se voltam para aquelas pessoas que ainda glorificam a Deus e dão aleluias. Devemos pedir a Deus que esse sentimento de gratidão jamais desapareça do nosso meio. Muitos cristãos dizem que estão louvando e adorando a Deus, quando na verdade estão apenas massageiam o ego das pessoas, fazendo-as focar somente naquilo que lhes tragam benefícios ou favorecimentos “eu quero estar lá em cima no pódio mais alto e te contemplar lá em baixo” isso não é louvor a Deus, mas às vezes um desabafo direcionado à alguém. Da mesma maneira existem indivíduos que cantam somente para irritar seus vizinhos fazendo pouco dessas pessoas, quem disse que isso é estar louvando a Deus? O Senhor nos guarde desse tipo de adoração. A Bíblia não nos ensina a adorar dessa maneira, mas com um coração humilde e sincero desejando que até os nossos inimigos restaurem em tudo a sua vida e vivam bem da mesma maneira que nós.


Pr. Elis Clementino - Itapissuma


Nenhum comentário:

Foto