ADAPTANDO-SE A VERDADE



ESBOÇO 517
TEMA: ADAPTANDO-SE A VERDADE
“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora” (Jo 16.12).

            As limitações humanas não permitem conhecer detalhadamente os propósitos de Deus (Rm 11.33), muitas vezes queremos tentar entender e não conseguimos, mas somente aqueles que são reveladas (Dt 29.29), a não ser que aos poucos sejam revelados, nem todas as verdades podem ser ditas ao indivíduo de forma direta (2 Sm 12.1-7). Em relação ao aprendizado, ele se desenvolve de maneira cadenciosa, uma criança aprende primeiro a formar traços, juntar linhas, figuras e depois as vogais, assim vai até a conclusão do nível superior, da mesma maneira acontece com o aprendizado espiritual, só há uma diferença em relação ao aprendizado secular, o indivíduo nunca conclui e nem se aperfeiçoa definitivamente devido as profundidades das riquezas divinas (Jó 5.9; I Co 2.16;

A fraqueza humana
O ser humano não suportaria saber de maneira mais direta as verdades de Deus, por isso Jesus lhes disse que nem tudo podia contar para eles, pois eles não suportariam “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora” (Jo 16.12). Em outra ocasião como prova de amor a Jesus, após ser confirmada por Pedro ele pediu que Pedro apascentasse aos cordeirinhos, mas expressou uma verdade importante, amar primeiro a Jesus, sem amá-lo jamais se apascentará cordeirinhos, entendemos também que ele estava dizendo a Pedro que os cordeirinhos eram frágeis e necessitavam de cuidados, eles não suportavam qualquer alimento (Jo 21.15).

A imaturidade espiritual
Ela não permitia que Jesus ensinasse aos discípulos de forma mais direta, usava as parábolas para expressar aos poucos algumas verdades, “com muitas parábolas semelhantes lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. Sem parábolas não lhes falava. Mas tudo explicava em particular aos discípulos” (Mc 4.33,34), eles teriam que aos poucos se adaptarem as verdades de Deus. Os crentes imaturos não podiam suportar as verdades a não ser de uma forma mais simples, mas somente depois que eles estivessem maduros poderia receber toda a verdade, pois seria para eles um alimento mais sólido. “Com leite vos criei, e não com alimento sólido, pois ainda não estais prontos para isso. Com efeito, ainda agora não estais prontos (I Co 3.2). Essa lição foi aplicada por Jesus durante a sua vida ministerial, ele compreendia que os discípulos ainda não estavam prontos para ouvir todas as verdades (Jo 16.12). Na Igreja sempre haverá cristãos incapazes de absorverem as verdades mais profundas, eles não desenvolvem como devem “Com efeito, devendo já ser mestres, por causa do tempo decorrido, ainda necessitais de que vos torne a ensinar os princípios elementares dos ensinamentos de Deus; e vos tornastes como necessitados de leite, não de alimento sólido” (Hb 5.12), ainda hoje é assim muitos passam anos na igreja e não desenvolvem, permanecem criança no entendimento todo tempo. Os meninos deixam de serem meninos e passam a ser adultos (I Co 13.11; 14.20a; Ef 4.14), portanto só há uma necessidade de continuar menino, na malicia. “...mas sede meninos na malicia, e adulto no entendimento (I Co 14.20b), embora Paulo tenha falado a respeito dos dons espirituais, mas podemos aplicar em relação ao desenvolvimento de forma geral.

Exemplo Paulino
Paulo compreendia que nem todos entenderiam a sua linguagem em relação à pregação do evangelho, porém ele usou estratégias para alcançar o seu objetivo “Fiz-me fraco para com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns...” (I Co 9.19-23), ou seja, ele se moldava a vários tipos de ouvintes, no entanto devemos ter cuidado para não entender que precisamos nos conformar ao sistema pecaminoso mundano de alguém com a finalidade de ganhá-lo para Cristo, ou seja, para ganhar um pecador para o evangelho não tenho que praticar as mesmas obras pecaminosas deles.

            Amados busquem conhecer mais profundamente ao Senhor (Os 6.3) e aos poucos vá descobrindo a justiça de Deus (Rm 1.17), de etapa a etapa, de fé em fé, sempre crescendo na graça e no conhecimento de Deus (2 Pe 2.18). Nisso adquirimos maturidade espiritual, assim estaremos aptos para nos aprofundar nas verdades espirituais, e mais profundamente no conhecimento de Deus.

Pr. Elis Clementino-Paulista/PE

Nenhum comentário:

Foto