CONHECENDO A DEUS






ESBOÇO 530
TEMA: CONHECENDO A DEUS
“Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” Os 6.3.

Quando falamos sobre Deus, julgamos ser ele um ser criador de todas as coisas, é impossível definir a sua pessoa, eternidade e divindade com detalhes. Dele emana uma imensidão de princípios que comprovam a sua existência, Deus é a causa de tudo que existe e sem ele nada existiria (Gn 1.1). A Bíblia apresenta Deus um ser infinito, eterno e auto existente e a causa primária de tudo quanto existe (Sl 90.2). Ele precede a toda criação da terra e independe dela (1 Tm 6.16; Cl 1.16), ele revelou a sua imagem como um ser pessoal quando criou Adão e Eva (Gn 1.27;26), tanto o homem quanto a mulher foram a criação especial e não um produto da evolução (Gn 1.27; Mt 19:4; Mc 10:6). Eles foram criados a “imagem” e “semelhança” de Deus, somente dessa forma eles poderiam comunicar-se e ter comunhão com o seu criador. Deus pode ser conhecido verdadeiramente (Jo 17.3), ainda que não possa ser conhecido inteiramente (Sl.139.6; Rm.11.33-34).

I. O que nos leva a crer em Deus?
(1) Toda obra tem um autor, a natureza é umas das obras que confirma a existência de um ser sobrenatural, glorificamos a Deus por criar todas as coisas de forma tão bem ordenadas (Sl 74.16; Sl 19.1-6; Sl 118.24; Jr 27.5); (2) As escrituras nos revelam a sua grandeza (Mt 22.29; Jo 5.39);  (3) A fé, é através dela que confirmamos a sua existência, de fé em fé o descobrimos se m nenhuma comprovação científica (Jo 4.24; Hb 11.1,2; Rm 1.17).

II. Os atributos exclusivos de Deus
(1) O que chamamos de atributos? Aquilo que é próprio ou peculiar de alguém ou de alguma coisa, sinal ou distintivo, qualidade que se dá ao sujeito (homem, pessoa, indivíduo); (2) Os seus atributos exclusivos, ou seja, atributos que ninguém tem, só Ele (Sl 139.7,8).

III. Quais são esses atributos exclusivos de Deus?
a) Onipresença, onipresente ou ubíquo significa que Deus está em todos os lugares a um só tempo (Sl 139.7-12; Jr 23.23,24; At 17.27,28); b) Onisciência é saber de todas as coisas (Sl 139.1-6; 147.5); Ele conhece não somente nosso procedimento, mas os nossos pensamentos (1 Sm 16.7; 1 Rs 8.39; Sl 44.21; Jr 17.9,10); Quando a bíblia fala da presciência de Deus, fala que ele conhece com precisão a condição de todas as coisas do passado, presente e futuro. A presciência de Deus não é um determinismo filosófico, ele é plenamente soberano e poderoso para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história segundo a sua própria vontade e soberania. Ele não é limitado a sua própria presciência (Nr 14.11-20; 2 Rs 20.1-7); c) Onipotência, isso indica que ele detém o poder total sobre todas as coisas (Sl 147.13-18; Jr 32.17; Mt 19.26; Lc 1.37) devemos entender que Deus não usa o seu poder em totalidade em todos os momentos e nem indiscriminadamente, muitas coisa Deus não opta por não fazer, temos um exemplo anterior em (Nr 14.11-20), Deus muda de acordo com o coração do homem quando se arrepende; d) Transcendente, Ele transcende a todas as coisas, ou seja, está acima de tudo (metafísico) indiferente e independe de qualquer coisa por ele criada (Ex 24.9-18; Is 6.1-3; I Rs 8.27; Is 66.1,2; At 17.24,25). e) Eterno, indica que ele é de eternidade a eternidade, Deus não é, e nunca foi limitado ao tempo do homem (Sl 90.1,2; 102.12; Is 57.12; Sl 90.4; 2 Pe 3.8; Ele é o “EU SOU” Ex 3.14); Jo 5.8); f) Imutável, significa que Deus não muda e seus atributos não são inalteráveis; perfeições e propósitos sobre a raça humana (Nr 23.19; Sl 102.26-28; Is 41.4; Ml 3.6; Hb 1.11,12; Tg 1.17), isso não significa que Deus não altere seus propósitos temporários ante o proceder humano ver (Jn 3.6-9). Deus pode alterar sim os seus propósitos temporários em relação ao homem, quando este se arrepende, ou seja, é condicional (2 Cr 7.14); g) Perfeição e santidade, Deus detém toda santidade, ele é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo (Lv 11.44,45; Sl 85.13; 145.17; Mt 5.48). A única coisa que o homem não herdou de Deus foi o pecado, porque Deus não peca (Nr 23.19; 2 Tm 2.13; Tt 1.2; Hb 6.18). A sua santidade está incluída nos seus propósitos para com o homem; h) Ser trino e uno, Ele é um só Deus (Dt 6.4; Is 45.21; 1 Co 8.5,6; Ef 4.6; 1 Tm 2.5), isso é manifesto em três pessoas, Pai, filho e Espírito Santo (Mt 28.19; 2 Co 13.14; 1 Pe 1.2), Cada pessoa é plenamente divina e igual, não são três deuses, e sim um só (único) Deus. (MT 3.17; Mc 1.11).

IV. Os atributos morais de Deus.
Os atributos de Deus têm certa semelhança com as qualidades humanas, é claro que os atributos de Deus existem em grau infinitamente superior aos dos homens.

V. Quais são os atributos morais de Deus?
1. Bondade, o Senhor é bom para todos (Sl 25.8; 106.1; Mc 10.18); 2. Amor (Rom 5.8; Jo 3.16; 1 Jo 4.8) a sua maior manifestação de amor foi enviar o seu filho para morrer em lugar dos pecadores (1 Jo 4.9,10; Jo 16.27); 3. Misericordioso e clemente é Ele quem nos perdoa (Ex 34.6; Dt 4.31; 2 Cr 30.9; Sl 103.8; 145.8); 4. Compassivo significa sentir tristeza pelos sofrimentos alheios com desejo de ajudar (2 Rs 13.23; Sl 86.15; 111.4; Sl 78.38); 5. Paciente (Ex 34.6; Nr 14.18; Rm 2.4; 1 Tm 1.16) Deus é paciente para com toda humanidade, e concede oportunidade a todos que se arrependem (2 Pe 3.9); 6. Verdade, Deus é a verdade, e a sua verdade foi revelada aos homens por Jesus, Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14.6); 7. Fidelidade, Deus é fiel em todas as coisas, a sua fidelidade é para sempre e principalmente para com aqueles que guardam a sua palavra.

Louvamos a Deus pelo esclarecimento que a sua palavra nos trás ao seu respeito, isso é um verdadeiro alimento espiritual, devemos conhecer a Deus para que tenhamos mais aprofundamento na nossa comunhão e intimidade com Ele. Podemos ver em parte o que nos leva a crer em Deus, a trindade, atributos exclusivos de Deus e os atributos morais. Deus é insondável e muito pouco se sabe dele.

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE



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