O OTIMISMO DE CALEBE E JOSUÉ



ESBOÇO 549
TEMA: O OTIMISMO DE CALEBE E JOSUÉ
Texto: Números 13:17-30

As escrituras apresentam pessoas fiéis, corajosas e perseverantes no cumprimento da sua missão, Josué e Calebe eram servos de Moises quando foram enviados a Cades-Barnéia para espiar a terra prometida, Moisés formou uma grande comitiva para inspecionarem a terra de Canaã, Calebe e Josué também fizeram parte do grupo, eles ficaram impressionados com a possibilidade da conquista do que com os obstáculos. O que queremos destacar nesse argumento é o exemplo de otimismo daqueles dois homens Calebe e Josué.  

Os pessimistas
Eles estão em todos os lugares, são aquelas pessoas que encaram tudo pelo lado negativo, esperando sempre pior. Os pessimistas veem as vantagens, porém as impossibilidades sempre estarão em suas mentes, isso o impossibilita de conquistarem o que desejam. Canaã, embora tenha sido prometida, precisava ser conquistada, muitas vezes temos as promessas, mas falta conquistá-las. O indivíduo deve também fazer a sua parte. Chegando às imediações de Cades-Barnéia, Moisés escolheu doze homens, um de cada tribo, para entrarem em Canaã numa missão de reconhecimento e analise da terra como ela era (Nm 13.18-20). Aqueles homens eram a elite de Israel, doze príncipes, líderes das tribos, pessoas especiais, para eles a convocação foi uma grande honra, todos aceitaram e atenderam ao chamado. Naquele momento, todos os espias pareciam iguais, podendo ser considerados como exemplos de coragem, mas para eles era mais um teste, como sempre acontece a todo servo de Deus. O teste haveria de revelar o caráter de cada um, Moisés apenas colocou diante deles um desafio: Entrar na terra, observá-la e sair, trazendo algumas amostras do seu fruto. Todos os que são chamados e escolhidos por Deus encontrarão desafios em seus caminhos, no entanto eles não vêm para destruí-los, mas para nos fazer crescer. Desafios são, quase sempre, oportunidades e degraus para alcançarmos novos patamares na vida. Aqueles doze homens estavam diante de uma grande chance. Moisés sozinho não poderia espiar a terra. Surgiu então a oportunidade para que os novos líderes pudessem despontar, embora jamais soubessem que daquele grupo sairia o sucessor de Moisés. (Nr 13:27-33).

Dez contra dois
O teste era para todos, era um aprendizado, eles estavam incumbidos de trazerem resultados que seriam importantes para fazerem uma analise sobre a conquista da terra. Deus não prometeria uma terra que eles não pudessem conquistá-la, Canaã era a terra que Deus havia prometido a Moisés e não poderia ser descartada essa conquista. Os companheiros de Josué e Calebe eram dez, eles foram tomados pelo desespero e pessimismo, eles somente visualizaram as coisas ruins. Os Pessimistas veem a prerrogativas, porém o medo não os deixa conquistar (Nr 13:17).

Os otimistas
Se entre um grupo de pessoas existirem o maior número de pessimistas, com certeza no meio desse grupo haverá otimistas, e o menor número destes podem fazer toda a diferença. Calebe e Josué aprenderam com Moisés o seu grande líder. O exemplo de coragem e determinação de um líder contagia os liderados. Eles permaneceram seguindo o seu exemplo (Js 14.8b), muitas experiências guardaram no caminho do deserto (Js 14.10).

            Todo ser humano necessita de coragem, tomar como modelo os líderes que na realidade foram exemplo para nós de abnegação, fidelidade, honestidade, respeito à vida alheia, sobretudo fiel a Deus. O aprendizado foi tão eficiente que muito tempo depois da morte do seu líder, Josué permaneceu com a mesma coragem e vigor igual nos dias de Moisés (Js 14.11). Devemos ser fortes o suficiente em qualquer circunstâncias, porque só assim superaremos quaisquer obstáculos, mesmo que alguém se desanime, você jamais.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto