ACONSELHAMENTO



ESBOÇO 560
TEMA: ACONSELHAMENTO
TEXTO: PROVÉRBIOS 19:20

Conselho, todo indivíduo em algum momento necessitou de ouvir um parecer de alguém, principalmente nos momentos em que ele está duvidoso para tomar alguma decisão na vida. A Bíblia nos mostra que na multidão de conselheiros há segurança (Pv 11:14), há conselhos para diversos fins, seja na área profissional ou espiritual, finalmente todos necessitam de serem aconselhados. O aconselhamento ajuda muito as pessoas a se aperfeiçoarem e acertarem nas suas decisões, mas é necessário saber a procedência, ou seja, de quem virá esses ditames. Falamos de conselhos no sentido de: pareceres, opiniões, sugestões e recomendações sobre qualquer coisa que se pedirem razão. Cada conselho deve ser analisado antes de ser aceito e posto em prática, ele deve vir na hora e nos momentos certo para que ele produza resultados satisfatórios.

I. Fontes de Conselhos
Existem muitas fontes e tipos diferentes de conselhos, no entanto devemos identificar qual a procedência deles, e se devem ser levados em consideração. Muitas vezes queremos ouvir e aceitar conselhos que não contrariam as nossas vontades, isso é muito perigoso, pois existem opiniões contrarias e a favor daquilo que estamos idealizando. Nada há mais difícil do que aconselhar um líder seja ele de que área for, mas há momentos que ele necessariamente precisará receber conselhos. Existem dois tipos de conselhos, os maus e os bons.

II. Bons e Maus conselhos
O rei Roboão ao assumir o trono do pai continuou as mesmas práticas, cobrando impostos altos, o povo não tinha um tratamento digno, daí si iniciou uma forte pressão sobre ele, mediante a situação ele foi pedir conselhos “E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhes falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.” (I Rs 12:6,7), porém esses não eram os conselhos que Roboão esperava. Muitas vezes queremos ouvir coisas que nos promovam ainda mais e não levamos em consideração as necessidades dos outros (Fp 2:9). Os conselhos daqueles anciões foram rejeitados (I Rs 12:8) “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Pv 1:7). Roboão desprezou os conselhos dos anciãos e foi buscar conselho com os mais jovens, os meninos da sua idade (I Rs 12: 8-11; II Cr 10:8), os conselhos daqueles jovens aumentaram ainda mais os problemas, ele reuniu o povo  “E lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” (I Rs 12:14). Deus soberanamente usou a insensatez de Roboão para cumpri a palavra profética de Aias (I Rs 11:29-39). Longe de nós os maus conselheiros (Jó 21:16; Pv 12:5; Sl 1:1).

Há outro exemplo que deve ser levado em consideração pelos nossos pastores líderes, o conselho de Jetro é uma grande lição a ser aprendida. Moisés, foi aconselhado pelo seu sogro Jetro no momento de exaustão e esfalfamento, era um momento difícil, ele não estava dividindo tarefas, isso acontece com muitos líderes que às vezes querem fazer tudo sozinhos, porém seu sogro lhe observava e resolveu dar-lhe um grande conselho. Para aceitar um conselho é preciso ter humildade, pois daquele conselho dependeria o sucesso de Moisés (Ex 18: 19-21). Essa lição deve ser aprendida por todos os líderes, pois o líder que não tem a humildade de ouvir conselhos, embora eles contrariem as suas intenções a sua liderança está fadada ao fracasso (Pv 11:14). Onde não há conselho frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles por todos os líderes estabelecem (Pv 15:22).

            Somente a humildade poderá levar um líder a considerar os conselhos, mas estes devem vir de fontes confiáveis, os maus conselhos têm induzido muitos lideres a graves erros, pois os líderes que não aceitam pareceres geralmente complicam-se a si e aos outros. Os tolos não compreendem o real valor que tem um bom conselho, no entanto eles podem salvar vidas (I Rs 1:2). As pessoas que aceitam os bons conselhos são consideradas sabias (Pv 12:15). Amados, não custa nada você ouvir conselhos dos mais idosos e experientes, e se você quiser ter sucesso ministerial faça isso, escute.

Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio (Pv 19:20).

Pr Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto