CUIDADO PESSOAL E MINISTERIAL



ESBOÇO 575
TEMA: CUIDADO PESSOAL E MINISTERIAL
TEXTO: I TIMÓTEO 4:16

                O cuidado pessoal e ministerial deve fazer parte da vida de todo aquele que deseja o episcopado, pois as exigências paulinas são claras a esse respeito, o cuidado pessoal é o ponto de partida para o sucesso ministerial. Sem esse cuidado é impossível pastorear e administrar bem a igreja de Deus.

Os cuidados pessoais
É imprescindível o obreiro cuidar com a sua aparência, saúde e da sua família, pois o desempenho da sua vida ministerial depende também desses cuidados. O obreiro precisa estar organizado roupa passada, sapato engraxado, barba feita ou alinhada se usar, ter aroma agradável, ou seja, bem perfumado, porque ele está lidando com pessoas, as quais sempre terão contatos.

A postura do orador
Dentro da HOMILÉTICA está à postura do pregador. É importante que o orador saiba como se comportar nos púlpitos das igrejas, pois ela pode ajudar ou atrapalhar a exposição do seu sermão. Poucos oradores na nossa instituição religiosa se preocupam em ter uma postura coerente com a HOMILÉTICA, entre outras definições significa ARTE DE PREGAR, enquanto a ORATÓRIA é a arte de falar em público, pois a hermenêutica é a arte de interpretar textos.

Como já dissemos a maneira ou a postura como o orador se apresenta pode conduzi-lo ao sucesso ou fracasso da exposição do seu material.
(1). O orador deve ficar em pé em uma posição de nobre atitude;
(2). Olhar para os ouvintes, evitar estar olhando para cima ou para as paredes;
(3). Não demonstrar alto grau de nervosismo, isso leva a todos perceberem que ele está inseguro;
(4). Evitar exagero nos gestos, pois tem obreiro que gesticula tanto que a sua pregação perde a essência;
(5). Não demonstrar indisposição, há pregadores que se apresentam com aparência de indispostos para discursar o seu sermão;
(6). Evitar leituras muito prolongadas, a leitura deve ser bem clara para que todos entendam;
(7). Evitar preocupação com trajes e cores; muitas vezes o orador acha que não está bem diante do público, principalmente quando olha para indumentária dos outros;
(8). Os cabelos, barbas devem estar penteados;
(9). A maneira como você se assenta no púlpito, há obreiros que se comportam indecentemente nos nossos púlpitos; conversa, cruza as pernas, não presta atenção ao que está falando, critica algo que ele acha quer não está correto, dar risada, alguns se levantam e andam, atitudes que muitas vezes compromete a filmagem se caso for feita durante o culto.

Eloquência
Eloquência é um termo que se deriva do latim e significa: elegância no falar, pois falar bem de forma clara ajuda muito o pregador a se relacionar com o público, pois ele garante o sucesso de sua comunicação, é importante saber que a capacidade de convencer é o resultado das suas qualidades. O pregador precisa saber que há algumas atitudes que precisam ser evitadas: (1) Não é a gritaria, pula e pula ou bater no púlpito que se considera eloquência; (2) exibir palavras que o público não conheça, e se aplicar alguma que seja mostrado o seu significado. (3) Evitar ilustrações impróprias que não combine com o sermão ou que não promova um bom resultado.

Cuidado ministerial
Além do cuidado pessoal temos por obrigação cuidar da nossa vida ministerial, como podemos cuidar? A base desse cuidado a Bíblia Sagrada apresenta, nela contém os pormenores pelos quais o obreiro terá sucesso ministerial. (1) Tem cuidado de ti mesmo, nenhum obreiro é um super herói, ele homem sujeito as mesmas paixões que os profetas (Tg 5:17); (2) da doutrina, o obreiro é responsável pela saúde espiritual do corpo de Cristo “a igreja”

Cuidando de ti mesmo
Paulo escreveu a Timóteo para que ele cuidasse da sua vida pessoal, pois ele é imprescindível para qualquer obreiro chamado para o ministério. Os atributos de um líder espiritual resumem-se em sua santidade pessoal. O progresso ministerial de Timóteo não podia ser interrompido e o seu exemplo de vida resultaria em duas coisas, salvar a si mesmo e como aos seus ouvintes. Essa responsabilidade que pesa sobre o obreiro é intransferível, cada obreiro prestará contas ao Senhor. Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (At 20:28).

Cuidado da doutrina
Todo obreiro é responsável pelo ensinamento ou princípios doutrinários que serão passadas a igreja, quando Paulo escreveu a igreja de coríntios sobre a Santa Ceia, ele mostrou a sua fidelidade em repassar o ensinamento que ele havia aprendido do Senhor “O que eu recebi do Senhor vos entreguei” (I Co 11:23). Timóteo era um líder que estava iniciando a sua vida ministerial, e a sua fidelidade na transmissão dos ensinamentos era o alicerce para o seu sucesso ministerial, das ovelhas do seu pasto.

As nossas atitudes, maneira de viver e postura podem influenciar pessoas, principalmente quando nos destacamos no cuidado pessoal, na sociedade, na igreja com a nossa postura. As pessoas admiram aqueles que se destacam; não me refiro a aqueles que se realçam ou chamam atenção com a sua beleza, mas atraem à atenção dos seus ouvintes com as belas mensagens, principalmente quando esta tem a inspirada divina.


Pr. Elis Clementino – Paulista –PE
  

Nenhum comentário:

Foto