A DISCUSSÃO DOS DISCÍPULOS



ESBOÇO 585
TEMA: A AMBIÇÃO DOS DISCÍPULOS
TEXTO; MARCOS 9:33-37

            Nas reuniões de Jesus com seus discípulos sempre havia questionamentos por parte deles, Jesus percebeu que algo de errado estava acontecendo entres os discípulos. O mestre sempre foi cuidadoso com eles e indagou-lhes dizendo: “O que vocês vinham discutindo pelo caminho?” Talvez os discípulos não imaginassem que ele fizesse essa interrogação. Naquele momento todos pararam e o silêncio tomou conta deles, quem sabe pensarem: como ele soube que discutimos pelo caminho? Jesus sabia que aquele tipo de discussão traria um grande prejuízo espiritual para eles, por isso ele resolveu conversar com eles e passar a limpo mostrando-lhes não seria necessário pensarem em liderança a ponto de discutirem.

A discussão
A discussão entre os discípulos parecia algo normal, pois eles discutiam para saber qual deles seria o maior (Mc 9:34), esse tem sido o desejo de muitos em todo mundo, ser maior e dominar as outras pessoas, está acima dos outros para tomar decisões sobre eles. Há duas situações que o homem não aceita de bom grado, pode até aceitar devido às circunstâncias; ser o menor e o último é posição que ninguém quer. As aspirações geralmente são pelas coisas estimáveis como: ser o maior e o primeiro em tudo, no entanto de maneira normal o homem pode chegar a patamares altos na vida, sem, contudo criar situações para o próximo. Comumente as conquistas são motivos de glórias, ou seja, o homem se gloria daquilo que faz e galga na vida, no entanto o homem mal também se gloria das suas maldades, assim como o homem bom se glória das coisas boas.

A aula prática
A todo o momento o Mestre ministrava aulas práticas e objetivas aos discípulos respondendo aos questionamentos feitos por eles em qualquer sentido, vejamos algumas perguntas dos discípulos: Quem é o maior no reino dos céus? (Mt 18:1-5), Jesus toma uma criança e poe no meio deles (Mt 18:2,3); Outro pedido foi o da mãe dos filhos de Zebedeu, ela era uma mulher como tantas que gostaria de ver seus filhos em boa posição, tanto nessa vida quanto na outra, mas pelo seu orgulho achava que seus filhos mereciam muito mais do que os outros (Mt 20:20,21); Outra discussão gerada entre os discípulos foi para saber quem parecia ser o maior deles (Lc 22:24-27). Diante de todos esses questionamentos Jesus resolve dar-lhes a maior lição lavando-lhes os pés deles (Jo 13:4-6; 13: 12-17); O mestre deixa claro que devemos guardar seus ensinamentos e deixarmos de sermos orgulhosos, ao invés disso guardar a lição de humildade “aprendei de mim” (Mt 11:29). Com essas e outras lições ele mostrou que devemos ser servos de todos. Quaisquer questionamentos com a finalidade de medir forças para ocupar um cargo de liderança ou ter sempre a primazia dos primeiros assentos ou lugares era reprovado por ele, pois a aspiração exagerada pelas coisas pode levar o indivíduo a criar situações desagradáveis para e as outras pessoas. Os interesses dos discípulos trariam problemas para todo discipulado, pois os interesses pessoais e mundanos estão sempre presente nos corações de muitas pessoas. Jesus disse que os gentios procuravam essas coisas (Mt 6:32), atualmente sucede as mesmas coisas.

A lição que extraímos do texto é que o apego as coisas dessa vida e a ambição mórbida pelas por elas é prejudicial a nossa fé. As lições ensinadas por Jesus devem ser aplicadas na nossa vida diária e devocional, não permitamos que tais aspirações venham contaminar os nossos corações, pois elas podem também nos deixar fora do reino de Deus, entretanto aquelas ambições dos discípulos não seriam interessantes para eles e comprometeria todo grupo. O obreiro Diótrefes (3 Jo 9-11), se lermos com bastante atenção esse texto veremos que esse obreiro era ambicioso, ciumento e queria toda primazia para ele, pois precisamos ter muito cuidado para não nos tornarmos como ele.

Pr. Elis Clementino-Paulista -PE.

Nenhum comentário:

Foto