LIBERDADE X LIBERTINAGEM



ESBOÇO 594
TEMA: LIBERDADE X LIBERTINAGEM
TEXTO: GÁLATAS 5:13

            Liberdade expressa o direito de atuar segundo o livre arbítrio e conforme a sua vontade, mas ela deve ser de maneira que não prejudiquem os outros indivíduos. A liberdade nos da a sensação de independência não tendo de dar satisfação a ninguém, embora dependendo das leis que reja o país o indivíduo pode até gozar desse tipo de alvedrio, mas ela não deve ser confundida com libertinagem, da mesma maneira o cristão em relação a sua vida espiritual, ele não deve usar da liberdade para dar ocasião à carne. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Toda libertinagem deve ser combatida e reprimida com o rigor da lei, seja no sentido moral como também no sentido espiritual. Veremos sobre a falsa liberdade, as consequências da libertinagem e a liberdade espiritual.

I. A falsa liberdade
Muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem, essa última dá ao indivíduo a sensação de uma liberdade real. O termo libertinagem é de origem francesa significando devassidão, considerado o oposto de liberdade. Alguém que pratica a libertinagem é um desregrado, dissoluto, pessoa que abusa da liberdade, geralmente essas pessoas não conhecem os seus limites, pois a libertinagem induz o indivíduo a desrespeitar as leis e seus limites, além de indicar falta de dignidade e bom caráter, isso se constitui um perigo não somente a sociedade, mas também a nossa vida devocional com Deus. Vivemos momentos em que muitas pessoas usam a libertinagem como liberdade, isso é o que nos faz entender que é uma falsa liberdade com sequelas bastante desagradáveis.

II. As consequências da libertinagem
Quando desconhecemos os valores morais as consequências são as piores possíveis, pois é na libertinagem que acontece a falta de compromisso com a verdadeira liberdade. A liberdade consciente constrói uma vida espiritual e uma sociedade saudável e justa. A todo e qualquer tipo de libertinagem deve ser reprimida pela força da lei. A falsa liberdade tem aparência com a verdadeira, mas não passa de uma escravidão. O vandalismo é o resultado de uma liberdade sem bom senso e total descontrole, se diz que o direito de um indivíduo termina quando o do outro começa, devemos ter a consciência daquilo que posso e do que não posso, ou seja, do que devo e do que não devo fazer. O homem só encontrará paz na alma quando aquilo que ele quer fazer é aquilo que ele pode e o que ele deve, pois isso se deve aos limites impostos pelo julgamento da própria consciência. Quando o indivíduo perde esse referencial ele não sabe discernir a liberdade da libertinagem e quem se junta a eles tomarão os mesmos caminhos. A Bíblia nos ensina a nos afastar dos tais, porque nós somos influenciados tanto para o bem quanto para o mau pelas pessoas com quem convivemos (Pv 13:20; I Co 15:33; Gl 5:7-9), da mesma maneira se andamos na companhia de pessoas que nos influencie a fazer coisas boas. (Sl 119:63; Pv 2:20; Pv 15:31).

III. Escravidão espiritual
Deixar essa liberdade dada por Cristo é submeter-se novamente a escravidão, aqui Paulo fala sobre o jugo ou a escravidão da lei, mas a graça trouxe liberdade “E daí? Havemos de pecar porque não estamos mais debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!” (Gl 6:15). Deixamos a escravidão do pecado e damos graças a Deus por ele ter nos proporcionado liberdade, mas não devemos abusar desse alvedrio. “Porque vós irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” (Gl 5:13).

Ao homem Deus deu a oportunidade de liberdade, mas também lhes deu leis para coibir caso houvesse abuso, da mesma maneira é a liberdade espiritual, pois ela foi alcançada através de Cristo. “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5.1). Quando o homem é liberto por Cristo e depois se submete novamente ao jugo do pecado é como um cão que voltou a sei vômito e a porca a sua lama (II Pe 2:22).

            A nossa liberdade cristã deve ser conservada mediante quaisquer circunstâncias, se a liberdade de ir e vir deve ser levada em consideração, muito mais a espiritual, parece-nos que os gálatas estavam se inclinado para se aproveitar dessa liberdade dada por Cristo para dar ocasião a carne ou para pecar livremente e sem esperar as consequências, antes devemos ser servos um dos outros, ou seja, a liberdade do cristão não é para satisfação própria, mas para servir um ao outro. Paulo mostra que a lei mosaica do AT é a mesma para o evangelho e quando um cristão ama o seu próximo ele cumpre essa lei, caso contrario destruirão uns aos outros (Gl 5:13-15). Até aonde vai a nossa liberdade? Até enquanto não fere a sensibilidade de Deus, e princípios importantes como o amor ao próximo.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto