A FATUIDADE DO CORAÇÃO

ESBOÇO 605
TEMA: A FATUIDADE DO CORAÇÃO
TEXTO: Pv 30:13

              A fatuidade tem sido um dos males que tem prejudicado muitas pessoas, principalmente aquelas que se destacam de alguma maneira na sociedade ou em um grupo social. As pessoas atingidas por esse mal são capazes de chegarem ao extremo podendo causar danos a ele próprio e aos outros indivíduos.

Significado
A soberba é sentimento de dignidade pessoal; (2) Conceito elevado ou exagerado de si próprio, o indivíduo olha somente para si; (3) Amor-próprio, demasiado. (4) Soberba; orgulho excessivo, altivez, arrogância, sobranceria. As pessoas atingidas por esse mal se sentem acima de tudo e de todos, geralmente elas não aceitam conselhos, as suas opiniões devem prevalecer a todo o custo. Geralmente ele se recusa a dialogar a respeito de algo que ele entenda tirar-lhe alguns privilégios. As pessoas precisam saber que o orgulho precede a ruína e a altivez de espírito à queda. (Pv 21:4).

Os orgulhosos têm características que lhes são bem peculiares (1) A prepotência (muito poderoso ou influente; que abusa do poder ou da autoridade; opressivo, despótico e déspota) (Sl 10:2; Sl 73:6; Sl 119:21; Pv 6:17); (2) Palavras arrogantes ao contrario do que ensina a Bíblia (1 Sm) 2:3); (3) As pessoas com essas características falta-lhe subserviência “humildade” uma virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza, modéstia, respeito, reverencia e submissão.

A Bíblia condena o coração orgulhoso ou soberbo, levemos em consideração o que o apóstolo Paulo falou a respeito da soberba (Rm 12:16, 1 Tm 6:17), Praticamente todo arrogante é exclusivista ou seja, Que ou quem age com exclusividade. Não admite a participação de outrem, que ou quem rejeita tudo o que contraria sua opinião

Pessoas Orgulhosas
1.      Faraó, o seu orgulho escravizava pessoas (Ex 5:2).
2.      Naamã, o seu orgulho era o impedimento do milagre (2 Rs 5:11).
3.      Uzias, cresceu até que a sua fama voou (2 Cr 26:16).
4.      Ezequias, se orgulhou não reconheceu o que o Senhor fizera por ele (2 Co 3:25).
5.      Hamã, seu coração se encheu de orgulho a sua queda foi fatal (Et 3:5; Isa 10:13; 14:13; 47: 10; Ez 28:2; 31:10).
6.      Nabucodonozor, o seu orgulho o levou a humilhação (Dn 4:30);
7.      Belsazar rei orgulhoso fez Deus escrever a sua sentença na caiadura da parede (Dn 5:23).

Pessoas orgulhosas espirituais
1.      Eliú considerava-se limpo e sem pecado (Jó 33:9);
2.      O fariseu que orava em pé (Lc 18:11);
3.      O homem do coração inchado (Hb 2:4; I Co 4:18);
4.      O Sou rico que de nada sentia falta (Ap 3:17)

Tudo isto vi nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há ímpio que prolonga os seus dias na sua maldade. Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas tolo; por que morrerias antes do teu tempo? Ec 7:15-17

              O orgulho arruína as pessoas (Pv 11:2; 13:10; 16:18), A soberba está presente no sistema mundano (I Jo 2:16). As pessoas orgulhosas não medem as conseqüências do orgulho, é através dele que vem a justiça própria, autoconfiança, arrogância, auto-exaltação, isso é embaraço na vida das pessoas cristãs. Tenham cuidado! Se revista da humildade que é o melhor caminho para estar bem com Deus e com o próximo. A maior lição foi divina (Mt 11:29).


Pr Elis Clementino- Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto