OS PROPÓSITOS DE DEUS

ESBOÇO 621
TEMA: OS PROPÓSITOS DE DEUS
Texo: Isaías 14:27
           
            Deus tem planos para cada criatura durante a sua trajetória de vida, não quero dizer com isso que seja uma predestinação, mas devemos levar em consideração o livre arbítrio que Deus conferiu ao homem para fazer as suas escolhas. Os projetos de Deus vão sendo realizados conforme a sua vontade e a condição favorável que o homem ofereça perante Deus (Dt 28:1-4), embora de um modo geral ele trabalhe na vida de todos debaixo do sol, também o homem não deve transferir a culpa para Deus daquilo que às vezes não dão certo, pois entendemos que a nossa contribuição é indiscutível para que projetos de Deus sejam concretizados. A vida é cheia de escolhas e cabe ao homem escolher o mal ou o bem (Dt 11:26-28), e se ele permite ou não que Deus trabalhe em seu favor, embora muitas vezes ingratos sem compreender os favores de Deus. O trabalhar de Deus na vida de um indivíduo o incomoda por causa dos seus limites e da sua incompreensão, o que Deus faz o indivíduo não entende de imediato (Jo 13:7). Essa palavra de Jesus pode ser aplicada concernente aos seus propósitos sobre os crentes.

Os propósitos
Há alguns vultos importantes na Bíblia que houve caminhos traçados por Deus desde o começo da sua idade, isso não deve ser considerado como regras, pois não se sabe como se processou esse relacionamento entre Deus e eles, mas sabe-se apenas que é propósito da parte do Senhor. Todos os projetos de Deus para a humanidade começou apenas em um homem “Adão” e vários outros que se destacaram na historia da humanidade:

Noé, homem integro que Deus o conservou em vida para dar continuidade à vida na terra, por causa da sua integridade e fidelidade ao Senhor (Gn 6:5,8,9,11,12, 23), o propósito de Deus era conservar a vida, mas para que tudo desse certo seria necessário ele obedecer e cumprir tudo o que o Senhor havia determinado, isso ele fez cumpriu a sua parte obedecendo o que lhe fora ordenado.

Abrão, quando falamos sobre ele podemos ver a continuidade dos propósitos de Deus para a humanidade, embora mais especificamente os hebreus. Deus mandou Abrão sair do meio da sua parentela, às vezes para que os propósitos de Deus se cumpram na vida de alguém se faz necessário: (1) ouvir a voz de Deus; (2) Tomar atitude de obediência a Deus (Gn 12:1,2), era uma escolha entre obedecer ou não. As bênçãos o seguiriam e se expanderiam para toda humanidade se ele obedecesse à voz de Deus, todas as nações seriam benditas por Abrão.

José, escolhido por Deus desde criança para salvar os Egípcios e a sua família da fome, entretanto é bom lembrar os processos que ele passou para poder chegar aonde Deus queria:
(1) Incompreendido;
(2) Criticado;
(3) Vendido;
(4) Caluniado;
(5) Preso;
Você nunca chegará ao pódio se Deus não permitir, José foi humilde e fiel o suficiente para Deus realizar os seus propósitos (Gn 41:41). Deus não exige muita coisa a não ser apenas fidelidade (Dt 10:12; Mq 6:8), essas exigências fazem parte dos propósitos divinos.

Moisés, escolhido por Deus com propósitos, durante a perseguição aos hebreus no exílio, Faraó mandou as parteiras matar as crianças do sexo masculino. Nessa época nasce Moisés e sua mãe por não poder esconder mais o lançou nas águas do Nilo em um cesto betumado para tentar mantê-lo vivo (Ex 2:1-7), mas ele foi achado pelas filhas de Faraó que o levou e criou o instruindo em toda ciência do Egito, jamais pensavam que ele seria o instrumento usado para a libertação dos hebreus após 430 anos de escravidão (Ex 3:10).

Davi foi um homem segundo o coração de Deus (Sl 89:20; At 13:22), ninguém é mais conhecedor dos corações do que Deus (Sl 139:3,4; Rm 8:27), ele sabia as qualidades as qualidades de Davi, ele foi o segundo rei de Judá, ele venceu o gigante Golias e tocou harpa para Saul. Uma coisa que Deus não queria era que Davi vivesse a vida inteira tocando harpa para Saul, pois os propósitos de Deus eram muito maiores.

Ninguém consegue aplacar os projetos de Deus para você, a não ser você! Continue sempre firme e confiante que tudo acontecerá dentro daquilo que foi planejado por Deus, nada impedirá. Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a ...; não adianta caluniar e mentir contra você tentando impedir o que Deus tem a realizar. “Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem, pois a fará voltar atrás?” (Is 54:17; 27:14). “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28.

Pr. Elis Clementino – Paulista- PE

Nenhum comentário:

Foto