O CHAMADO DE DEUS TEM UM PREÇO

O CHAMADO DE DEUS TEM UM PREÇO

“Tu, pois, cinge os lombos” (Jeremias 1.17a)

Qualquer tarefa designada por Deus ao homem há um preço a pagar para executá-la, os homens de Deus da antiguidade foram escolhidos e chamados com propósitos divinos, mas na execução desses propósitos pagaram um alto preço. Se for feita uma avaliação sobre a chamada e as condições de vida desses escolhidos concordarão com o que foi dito pelo escritor aos hebreus que escreveu um pequeno relato a respeito da trajetória desses homens de Deus, Profetas e Apóstolos (Hb 11.32-34). As provações e perseguições fizeram parte do seu ministério, tendo muitos deles as suas vidas ceifadas, esse era o alto preço do serviço (Hb 11.36-38).

Os propósitos de Deus na vida de uma pessoa nem sempre são entendidos, devido à complexidade e tipo de chamada, temos vários exemplos consideráveis nas escrituras. Os irmãos de José não entendiam os desígnios de Deus (Gn 37.5-10), apenas o seu pai Jacó que guardava em silêncio no seu coração (Gn 37.11). Tudo estava dentro dos planos divino, porém não entendemos a forma e nem a formula como se processa essa intervenção divina na vida de um homem ou uma mulher (Ec 11.5), sabe-se, porém, que todas as coisas contribuem para o bem (Rm 8.28), entretanto todo propósito na vida de José foram para conservação da sua própria família livrando-a da miséria e da fome (Gn 45.5).

Outros homens foram chamados por Deus, cada um com forma e chamada diferente como: Profetas, Sacerdotes e Reis todos para cumprirem os desejos divinos, muitos enfrentaram dificuldades para desenvolver o seu ministério. Elias foi um profeta zeloso pelo Senhor e foi enviado a profetizar contra a idolatria que predominava na época. Por causa dessa missão ele foi odiado e perseguido, no entanto Deus o usou poderosamente ficando conhecido como homem de Deus, e o profeta de fogo. Ele destacou-se pela sua bravura em falar as verdades de Deus aos reis idólatras, pois mesmo o Senhor estando com ele não o isentara de ser perseguido e de ser acometido por um estado depressivo, pensando que o seu ministério havia chegado ao final. (I Rs 19.2-4);

Jeremias também foi um profeta chamado desde o ventre (Jr 1.5). O seu ministério profético foi dirigido ao Reino do Sul de Judá, ele profetizou a nação que se rebelara contra o SENHOR, ele conclamava o povo a se arrependerem dos seus pecados, advertindo-os que não escapariam dos castigos de Deus, e por causa da sua mensagem ele enfrentou oposições e sofrimentos, no entanto Deus prometera estar com ele (Jr 1.8), mas também isso não significaria que ele seria isentado de todos os sofrimentos dali para frente. A sua mensagem continha partes ligadas a juízo como também a restauração da nação desviada “Israel” (Jr 1.10). Para se fazer a vontade de Deus em missões difíceis, principalmente quando conclama o povo ao arrependimento o indivíduo sofrerá intensamente, Jeremias ficou intensamente deprimido com a situação que se encontrara naquele momento, pois todos o odiavam ninguém queria ouvir as suas palavras (Jr 18.18), isso lhe causou angústias e sofrimentos, mediante tudo isso ele recorreu aos pés do Senhor para que ele o livrasse dos seus inimigos e os impelissem para bem longe (Jr 12.3), mas nem sempre as nossas orações são respondidas da maneira que desejamos. Devemos nos satisfazer com as respostas de Deus sejam elas ásperas ou suaves, a mensagem do Senhor foi enfática a respeito do que ele desejava ouvir “Se você considera essa situação difícil, o que fará quando ela se tornar realmente pior?” (Jr 12,5). Necessitamos de nos preparar cingindo os nossos lombos para enfrentar as maiores dificuldades no ministério, disse mais o Senhor a Jeremias até os da tua própria família conspiraram contra você (Jr 11.9). Ele sofreu nas mãos de Pasur “esse era o título do encarregado de manter a ordem no templo” (Jr 20.1,2; cf 29.26), ele fere Jeremias e manda amarrar os seus pés no tronco, o mesmo fingiu ser profeta, mas Jeremias não deixou de entregar aquilo que o Senhor havia mandado, embora depois o desespero toma-se conta de Jeremias, e mediante essa situação ele expressou a sua revolta no sentido de abandonar a Deus e declarar a sua decepção (Jr 20.7,9).

Muitos têm em mente que ser um chamado por Deus para uma obra é estar cercado de privilégios, títulos e reconhecimento do trabalho, entretanto nada sabem a respeito das entrelinhas da vida daqueles que se dispõe a cumprir os desígnios de Deus, ou seja, o que acontece nos bastidores do seu ministério (2 Co 11.23-28). Basta ler o texto de Coríntios a respeito do espinho na carne descrito por Paulo, ele nos dá a ideia de sofrimento (2 Co 12.7), por isso Paulo ficou perturbado e orou ao Senhor por três vezes, e a resposta foi: “A minha graça te basta...” (2 Co 12.9). Saiba que para o homem executar os propósitos de Deus é necessário percorrer caminhos difíceis e tenebrosos, mesmo assim devemos continuar comprometido com aquele que nos chamou. “Ninguém destrói o ministério de um chamado por Deus, a não ser ele próprio” CLEMENTINO

Jamais pense que os sofrimentos irão destruir os projetos de Deus na sua vida, antes pelo contrário ele edificará ainda mais o seu ministério. Não desanime mesmo quando as situações se tornarem ainda mais complexas, se o trabalho parecer perdido e as orações não tiverem respostas a tempo, fica tranquilo, isso não significa que o SENHOR não esteja com você.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo” (2 Co 1.3-5).


PR. Elis Clementino-Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto