ESBOÇO 638 MEXENDO NO MEU NINHO

MEXENDO NO NINHO


“Sai da tua terra, do meio da tua parentela” Gn 12.1


O ser humano tende se acomodar no lugar onde lhe proporcione conforto e prazer, para ele esse é o ambiente ideal para continuar vivendo, o lugar torna-se uma espécie de ninho moldando-o de tal modo que muitas vezes ele tem a ilusão que aquele seja o único lugar do planeta. Muitas vezes em algum momento ele precisa vivenciar uma nova realidade de vida que não estava dentro dos seus planos, pode ser uma mudança de lugar, de hábito, da convivência familiar ou algo que esteja no plano espiritual, com essa mudança o indivíduo pode reger a sua vida fora daquela realidade que ele vivia, e encontrar situações que lhe ocasione prazer e felicidade.

No plano espiritual acontecem mudanças na vida do homem que ele não entende como elas acontecem, os processos usados por Deus o homem não consegue entender. “Assim como não sabes o caminho dos ventos e nem como se forma os ossos no ventre da que está grávida, assim são as obras de Deus que faz todas as coisas.” (Ec 11.5); - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55.9). Na Bíblia encontramos prova disso; Abrão, José, Moisés, entre outros, sobre eles Deus cumpriu os seus propósitos. Arrazoaremos alguns episódios até que fossem cumpridos os desígnios do Senhor na vida deles.

Mexendo no ninho – São vários os motivos pelos quais Deus resolve nos tirar da zona de conforto, quando isso acontece é porque Deus quer realizar em nós algo que está no seu coração, para Ele aquele lugar que estávamos não era o ideal, mesmo assim a maneira que ele queira usar não deve ser motivo de desespero porque Deus tem pensamentos bons ao nosso respeito “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o. SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr. 29.11). Deus sabe o melhor para nós “O que eu faço, não entendes tu agora, mas entenderás depois” (Jo. 13.7). Às vezes por não entender o trabalhar de Deus o indivíduo não quer aceitar, porque certamente irá mexer com algo que estamos apegados por serem elas os motivos de satisfação. “Deus nunca tira algo de sua vida sem o substituir por algo melhor” Billy Grahan.

Abrão foi tirado da sua terra “Ur dos caldeus” do meio da sua parentela lugar onde possuía riquezas, talvez para ele aquele fosse o lugar ideal para viver por toda a sua vida, mas os propósitos de Deus para ele eram outros, algo muito maior estava por vir, para Deus pouco interessava onde o indivíduo esteja e o que ele tenha, pois o mais importante dali para frente era prevalecer à vontade de Deus, e em quaisquer circunstâncias.
Após a saída de Abrão da sua terra ele enfrentou algumas ocorrências desagradáveis, mas isso fazia parte dos planos e dos propósitos divinos, estes eram muito maiores do que ele pensava ser, pai de uma grande nação, por ele todas as famílias da terra seriam benditas (Gn 12.3; 22.18), porém jamais ele saberia como tudo isso aconteceria.

José, filho de Jacó, viveu com seus pais até aos dezessete anos, ele foi incompreendido, invejado e vendido como escravos pelos seus irmãos, ele foi levado para a casa de Potifar Oficial da Corte e Chefe da guarda pessoal de Faraó. José deixou o seu ninho, ou seu habitat e foi para o Egito. Os sofrimentos de José continuaram e recheado de desafios e provas de fé e de fidelidade a Deus, pois os propósitos divinos permaneciam firmes, jamais José pensaria que o desfecho da sua história resultaria no sustento da sua própria família. Para alcançar algo maior na vida primeiro devemos nos preparar para enfrentar e superar os obstáculos.

Moisés nasceu em um período sombrio para os hebreus, a escravidão no Egito tempo suficiente marcando a história desse povo. Os planos de Deus para Moisés começaram desde o seu nascimento, e por causa da ordem que faraó deu as parteiras para matar as crianças recém-nascidas foi lançado por sua mãe no Nilo em um cesto betumado encontrado no rio pela filha de Faraó. As filhas de Faraó lhe deram o nome de Moisés porque das águas fora tirado, ele foi criado no palácio aprendeu a ciência egípcia, tudo estava bem e nada lhe faltava, poderia até ser herdeiro do trono, mas um dia Deus resolveu mexer no seu ninho, ou seja, tirando-o de lá o conduzindo as terras de Midiã, se casou com uma das filhas de Jetro seu sogro, e tornou-se pastor de ovelhas, pois tudo parecia ter acabado ali, mediante algumas situações achamos que tudo se terminou para nós, restando-nos somente as decepções e tristezas, porquanto nada estariam encerrado, as revelações divinas começaram a acontecerem completamente diferentes do que Moisés imaginava. Deus pode fazer ressurgir do nada tudo aquilo que ele pretende realizar na vida de alguém, de repente enquanto ele pastoreava o rebanho por trás do monte Horebe dele surge uma voz bradando do meio da sarça, ali foi o ponto de partida para um novo ciclo na sua história, era uma grande chamada, uma ordem e um novo desafio, voltar ao Egito e libertar o seu povo. Os planos de Deus não são impedidos “Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, o fará voltar atrás?” (Is 14.27).


Amados, não questionemos a Deus pelo que ele faz ou o que deixou de fazer, tudo está no controle dele, os exemplos que apresentamos aqui nos dão a certeza da soberana vontade de Deus sobre as nossas vidas. Muitas vezes estamos acostumados com a mediocridade, enquanto Deus quer prover algo maior e melhor para nós. Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. (Ec 7.8). Abraão, José e Moisés, Josué entre outros cresceram nos momentos de crise.

Pr. Elis Clementino - Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto