A CASA DO OLEIRO

ESBOÇO 645
TEMA: A CASA DO OLEIRO
TEXTO: Jeremias 18:1-23

            A palavra do Senhor veio a Jeremias lhe ordenando que descesse a casa do oleiro. Muitas vezes o Senhor requer algo de alguém com a finalidade de realizar alguma coisa considerável em beneficio de um povo ou de algum indivíduo. O Senhor chamou a atenção do profeta para expressar o que estava no seu coração, embora ele sempre comunicasse aos seus servos o que ele tinha a realiza na vida do seu povo muito antes de serem chamados de Israel (Gn 18:17), e outros textos bíblicos também mostram essas verdades. O profeta tinha a missão de transmitir o que Deus iria realizar no meio do seu povo, ele era o porta-voz e em nome de Deus. Jeremias é levado a casa do oleiro para aprender uma experiência que talvez ele já tivesse visto, porém uma lição lhe seria dada por Deus a respeito do seu povo; (1) Sobre o que Deus podia fazer por Israel; (2) Mostrar a impenitência do seu povo. A sua mensagem figurada apresenta um homem que trabalhava com barro sobre as rodas, ou seja, o oleiro modelando um vaso. A mensagem seria a restauração do povo hebreu e mostrar-lhe a sua impenitência.

Métodos usados por Deus
Muitas vezes o Senhor usa as translações para mostrar uma realidade que precisa ser conhecida pelo indivíduo, ou um povo. Geralmente ele usava as metáforas em uma linguagem que podia ser entendida por todos ou não. Jesus usou metáforas em vários momentos, principalmente estando com seus discípulos, mas nem sempre essas parábolas eram entendidas pelas pessoas, mas ele explicou porque falava para eles por parábolas, “Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos ouvem, muito menos compreendem.” (Mt 13:13). As revelações divinas nem todos podem alcançá-las, pois existem particularidades que são exclusivas aos filhos que Deus. Cada mensagem entendida ou não trazia uma mensagem de despertamento e arrependimento, pelos quais o povo se aproximaria de Deus.

A casa do oleiro
O Senhor convida Jeremias para descer a casa do oleiro, e lá ele falaria ao seu coração. Uma lição ele precisaria aprender. Jeremias foi levado à casa do oleiro (Jr 18:1), em outras ocasiões Deus conduziu o seu povo para outros lugares para falar-lhes ao coração (Os 2:14), embora seja um deserto figurado, o deserto das adversidades, onde faltar tudo, deserto é lugar de solidão e de dificuldades, sofrimentos e provações. Muitas vezes no nosso egoísmo não queremos ouvir a Deus, portanto faz-se necessário que ele use esse procedimento para nos falar, “Portanto, eis que eu a trairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração (Os 2:14). Somente nessas condições o homem ou uma nação é capaz de parar e ouvir a voz de Deus, mesmo com todo sofrimento ele cuidava (Os 13:4-6). Na casa do oleiro o é trabalhado, modelado conforme o oleiro, embora o seu trabalhar contrarie os nossos anseios, pelo simples fato de não massagearem os nossos corações, pois os seres humanos gostam de ouvir somente coisas que lhe agradem. Geralmente a casa do oleiro ficava em regiões baixas e nos lugares úmidos, pois nesses lugares há facilidade de encontrar as argilas para confeccionar seus belos vasos, muitas vezes precisamos descer a casa do oleiro através da humildade, pois só assim estaremos aptos para ouvir algo que Deus queira falar ao nosso coração.

O vaso quebrou
A bela mensagem surgiu após a quebra do vaso nas mãos do oleiro enquanto ele trabalhava o barro sobre as rodas, somente ele tinha a habilidade naquele tipo de arte (Jr 18:3-4). Deus faz o que quer na vida daqueles que estão em suas mãos, ele quebra, refaz e modela como bem perecer aos seus olhos. A lição aplicada naquele momento era suficiente para mostrar a situação espiritual de Israel e que o Senhor poderia fazer com aquele povo, da mesma forma que o oleiro fez com aquele vaso quebrado fazendo outro mais bonito, assim ele poderia fazer com Israel restaurando-o (Jr 18:4,6).

A impenitência do povo
O Senhor em sua mensagem através do profeta diz que o povo não queria dar ouvidos ao que ele vinha falando ao longo dos anos, porém aqueles que escutassem a sua voz e se convertessem das suas maldades ele se arrependeria do castigo que veria sobre o povo (Jr 18:7,8; 2 Cr 7:14). Duas maneiras de Deus agir nesse texto: (1) Deus se arrependeria do mal que pensava sobre eles caso o povo se arrependesse; (2) Se o povo não ouvisse a sua voz ele se arrependeria de fazer o bem que pensava fazer-lhe (Jr 18:9,10).

            Deus sempre acompanhou a trajetória humana em todos os aspectos, ele sabe a necessidade de cada um, e para cada povo ele tem uma mensagem diferenciada, a expressão “arrependimento” não significa que Deus não conhecesse a fragilidade humana e nem o seu futuro, no entanto Deus muda de pensamentos conforme mudamos em relação a sua vontade. Deus pode criar situações que resultem em uma oportunidade para ele operar em nós o seu querer, o vaso quebrou nas mãos do oleiro. Muitas vezes o Senhor quebra o nosso ego, altivez de espírito, arrogância para poder criar em nós o novo homem. Que Deus nos faça sempre um vaso novo, mesmo que custem os sofrimentos durante a modelação e lapidação dessa jóia tão preciosa para Deus que é o homem.


Pr. Elis Clementino- Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto