A INFIDELIDADE NAS ADVERSIDADES.

ESBOÇO 643
TEMA: A INFIDELIDADE NAS ADVERSIDADES.
TEXTO: NR 14:6-14

Uma das perguntas que devemos é fazer a nós mesmo é: Será que eu estou preparado para que sejam cumpridas as promessas de Deus? Ora! Nem sempre estamos prontos para receber tudo àquilo que o Senhor queira nos dar. A dureza no caminho tem conduzido muitas pessoas à infidelidade e a desconfiança das promessas de Deus. Meditaremos em alguns acontecimentos após a saída dos israelitas do cativeiro faraônico que impediram de serem muito mais abençoados durante a peregrinação no deserto.

Canaã, a terra prometida.
1. Deus disse a Abrão, que os seus descendentes passariam 430 anos, sendo escravos no Egito, e que quando eles saíssem de lá não sairiam vazios (Gn 15:13,14), firmado nessa promessa José tinha a certeza que o povo sairia do Egito e herdaria essa terra prometida (Gn 50:24,25; Ex 13:19);
2. Quando os israelitas saíram do Egito levaram consigo uma promessa feita por Deus a Moises (Ex 3:8,17), mas logo apareceram as dificuldades e elas lhes causaram tantos sofrimentos que os hebreus tiveram desejo de voltar para o Egito (Ex 14:11,12).
3. Após viajarem por pelo menos 320 quilômetros passando por montanhas e desertos escabrosos os israelitas chegaram a Cades- Barnéia, na fronteira de Canaã, onde Deus confirmou o seu propósito de dar-lhes a terra. As promessas de Deus não falham (Nr 23:19; Is 14:24).
4. Com a visita dos espias enviados por Moises a Canaã eles perceberam que a terra prometida por Deus era boa e tinha as mesmas características da terra que Deus havia prometido, pois Deus não prometeria uma coisa e depois daria outra, Ele é fiel (Nr 13:27; Dt 1:25). Ele não altera o que sai dos seus lábios (Sl 89:34).

A infidelidade e incredulidade.
1. Diante da terra tudo o que eles precisavam dali para frente era conquistá-la, foi uma hora crítica e um momento decisivo, mas eles se amedrontaram com algumas características por não estarem ainda preparados para receber o que Deus lhes havia prometido, a tão sonhada terra que manava leite e mel. Os espias vistoriaram a terra fizeram uma analise e ao verem o que ela produzia e os seus moradores ficaram assombrados e infamaram a terra (Nr 13:32). Talvez você não esteja preparado ainda para receber o que Deus tem para lhe entregar.
2. A falta confiança e a incredulidade nos levam a duvidar das promessas que o Senhor como fizeram os dez espias (Nr 13:31,32,33). Os espias não confiaram em Deus, e esqueceram-se das promessas a respeito do seu futuro deles (Gn 15:18; 17:8; Ex 33:2). A infidelidade e a incredulidade retardaram a entrada dos israelitas em Canaã.
3. Os dez homens criaram situações críticas ao seu líder e para todo Israel, o desanimo tomou conta deles e contagiaram os outros. Para muitos crentes hoje os obstáculos no caminho são impedimentos para Deus realizar as suas promessas.
4. Para Josué e Calebe que foram incluídos na comitiva dos doze espias a conquista era questão de coragem e que a peleja não era de Israel contra os gigantes que ali residiam, mas de Deus. A luta não é nossa contra os obstáculos, ”a peleja não é vossa, mas de Deus” (2 Cr 20:6), mas isso acontece quando permitimo-lo que o Senhor intervenha. Eles sabiam que o Senhor estava na frente de tudo, mas a falta de confiança dos dez espias infamando a terra fez com que muitos israelitas se desanimassem a ponto de quererem voltar para o Egito. A nossa falta de confiança em Deus pode causar grandes transtornos cujas sequelas são terríveis, resultando em murmurações e rebeliões contra Deus.

Resultado da incredulidade
1. Por conta da incredulidade daquela gente foi retardada a entrada dos israelitas em Canaã, vieram os sofrimentos as murmurações contra Moises, além dos desejos de voltar ao Egito.
2. Com as murmurações e as rebeliões, fizeram Josué e Calebe rasgarem as suas vestes, quiseram apedrejá-los (Nr 14: 6, 10), foram tão cruéis e duros de coração que provocaram até ao Senhor (Nr 14:11), Deus prometeu a feri-los V12, e Moises parte em defesa do povo, por causa do próprio nome do Senhor (Nr 14:13-16).
2. Moises intercede por eles e Deus revoga a sentença e perdoa o povo (Nr 14:20). Mas não permitiu que os murmuradores e os rebelados entrassem na terra prometida (Nr 14:23).

            A lição que extraímos nesse assunto é de encorajamento e de confiança em Deus, certos que ele não mente, porém devemos estar firmados em suas promessas em quaisquer que sejam as circunstancias, embora o Senhor tenha traçado caminhos pelos quais jamais pensaríamos em passar. Nada é fácil para se conquistar nessa vida, tudo tem um preço, mas saiba que a infidelidade e as murmurações só atrapalham. Os gigantes estão por toda parte querendo fazê-lo recuar, porém não desista de lutar, embora você tenha a impressão de perdas de algumas coisas que a seu ver eram vultosas, mas prossiga para o alvo (Fp 3:12).

“Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” (Nr 13:30). A confiança em Deus faz você avançar sem nenhum temor e conquistar aquilo que está dentro do seu coração.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto