GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS

ESBOÇO 650
TEMA: GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS
TEXTO: ROMANOS 8:14

            Todo ser humano necessita ser orientado desde cedo para que ele tenha uma direção, um caminho a ser seguido durante toda a sua vida. No sentido espiritual ele também precisa ser ensinado a trilhar em uma direção diferente da vida secular, e para obter êxito é necessário levar em consideração alguns pormenores. O nosso testemunho de fé pode indicar se estamos vivendo na direção do Espírito Santo ou não, pois algumas prioridades espirituais precisam ser estabelecidas para alcançarmos o nosso objetivo que é ser guiado pelo Espírito Santo de Deus.

A confiança em Deus
A nossa fé em Deus deve servir de testemunho em todo tempo e em qualquer lugar. A nossa confiança no Senhor deve ser prioridade, com a consciência que diante da sua grandeza nada somos (Pv 3:5). Quando confiamos inteiramente em Deus procuramos ter uma vida espiritual totalmente saudável, procurando não ser sábio aos próprios olhos, esse é um principio de reconhecimento da sua fragilidade e seus próprios caminhos, bem como apartar-se do mal (Pv 3:6,7-8).

Viver no Espírito Santo.
É viver pela fé, esse é um estado de comunhão com Deus, isso encaminha o indivíduo a uma vida de temor segundo a direção do Espírito Santo para que tenha a garantia da sua comunhão com Deus (Rm 8:16). Aquele que vive na direção dEle não se molda ao sistema mundano (Rm 12:1,2), mas procura se santificar porque os Espírito Santo nele habita (I Co 6:19,20).
O Espírito Santo promove alegria
Além de o Espírito Santo testificar com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16), ele ainda gera no crente uma alegria que vai muito mais além de uma exultação comum. Ele proporciona uma felicidade incomparável, ele é o selo que nos dá a garantia da nossa comunhão com o pai, tudo isso é mantido pelo Espírito Santo, mas é preciso saber que essa operação do Espírito Santo pode ser interrompida com atitudes que lhe entristeça (Ef 4:30). Davi experimentou em seu corpo o preço da desobediência, a tristeza tomou conta do seu coração até se lançar aos pés do Senhor com pedido de perdão (Sl 51:1-17).

Ter vida espiritual ativa somente é possível se vivermos na direção do Espírito Santo de Deus, pois se o indivíduo viver de acordo com as obras da carne, certamente desfalecerá espiritualmente, mas se pelo Espírito fizer os atos do seu corpo morrer, viverá (Rm 8:13). Quando vivemos na direção do Espírito Santo, Ele nos guia; ensina; consola, e nos fortalece para vivermos uma vida digna do reino de Deus, ele é a fonte de todo bem. Quando clamamos por sua ajuda nas nossas necessidades ele está pronto e com gemidos inexprimíveis nos ensina como convém pedir (Rm 8:27). Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus (Rm 8:14)



Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto