JESUS NÃO EXCLUI PESSOAS

ESBOÇO 654
TEMA: JESUS NÃO EXCLUI PESSOAS
TEXTO: LUCAS 7:36-50

Após a queda do homem Deus criou e usou métodos para restaurá-lo espiritualmente, essa atitude restauradora continua no presente quando muitos indivíduos continuam afastados da sua comunhão e do convívio social pela própria ação do pecado. Enquanto Deus procura restaurar essas pessoas, muitos de nós procuramos fazer o contrario excluindo-as desde que, contrariem as nossas ideologias e pensamentos, ou seja, as excluímos por serem e pensarem diferentes. Na atualidade continuamos irredutíveis nesse ponto de vista, onde a intolerância, o exclusivismo, a descriminação tem se disseminado em todo o mundo e em todas as camadas da sociedade. A Bíblia mostra a maneira graciosa como Jesus tratou as pessoas, restaurando-as socialmente e espiritualmente, mas em contrapartida elas teriam que renunciar a vida pecaminosa e segui-lo (Mt 16:24; Lc 9:23,24). Aqueles que pertencerem a Cristo crucifiquem as suas paixões (Gl 5:24).

A reconciliação
A reconciliação com Deus resulta em um novo nascimento (Jo 3:7) e uma nova oportunidade é um recomeço e reconstrução de uma nova vida com Deus, e a construção de um novo caráter “Assim todo aquele que ouve as minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7:24). A palavra de Deus é o meio pelo qual podemos alicerçar o nosso caráter, por ela estaremos aptos para vivermos bem em um mundo corrompido pela desobediência.

Pessoas que tiveram as suas vidas reabilitadas
Podemos citar apenas alguns exemplos do AT e NT, eles nos mostram pessoas que estavam impossibilitas de ter uma vida normal devido a sua situação econômica, moral e espiritual:
(1) Em Jericó morava uma mulher chamada Raabe a bíblia afirma que ela era uma prostituta, essa mulher teve uma atitude nobre, ela escondeu os espias de Josué em sua casa, e por isso ela foi justificada (Js 2:2; Mt 1:5; Hb 11:31).
(2) O endemoniado de Gadara que causava um grande tumulto na cidade foi restaurado (Mc 5:1-5);
(3) A mulher do fluxo de sangue que se escondia da sociedade buscou refúgio em Cristo (Mc 5:24-34);
(4) A mulher samaritana a beira do poço de Jacó, a mulher que teve cinco maridos (Jo 4:1-19);
(5) A mulher apanhada em ato de adultério, salva por Jesus (Jo 8:1-12);
(6) O ladrão arrependido da cruz, salvo na última hora (Lc 23:43).

            Muitas pessoas atualmente continuam sendo reabilitadas, muitas delas excluídas e tidas como as escórias da sociedade por pura ignorância em relação ao valor a vida. Quantas pessoas são excluídas porque que contrariam os nossos conceitos a nossa maneira de pensar e de agir, não devemos desprezá-las, independentemente de qualquer ideologia, classe social e religiosa. As pessoas que estiverem em alguma situação degradante, sejam moralmente ou espiritualmente elas precisam ser reconduzidas a uma vida normal. Jesus nos deu o maior exemplo de amor e perdão, ele salvou e restaurou vidas que estavam sendo condenadas pela lei de Moisés pelas suas práticas pecaminosas, no entanto a graça salvadora foi muito maior do que a lei. Devemos aplicar a nossa vida diária e não excluirmos pessoas, mas reabilitá-las, mas deixemos de olhar para as pessoas como se fossem coisas. As pessoas valem muito mais do que as querelas da vida.


Pr. Elis Clementino – Paulista-PE 

Nenhum comentário:

Foto