PROGRESSO ESPIRITUAL

ESBOÇO 658
TEMA: PROGRESSO ESPIRITUAL
TEXTO: PROVERBIO 4:18

            O ser humano tem a capacidade de desenvolver o seu potencial em todas as áreas da vida e maneira saudável, seja em algum empreendimento, em atos sociais, na ciência etc. Todos têm a oportunidade para desenvolver, no sentido espiritual acontece à mesma coisa, o progresso espiritual é indispensável, ele deve ser de maneira consciente e segura observando a palavra de Deus. “Quando eu era menino fazia coisa de menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” é importante salientar que houve progresso espiritual (I Co 13:11).  Salomão fez referência dessa evolução como à luz do sol, desde a aurora até ao meio dia quando ele dá o seu brilho total (Pv 4:18). O justo vai crescendo mais e mais em força (Jó 17:9), esse desenvolvimento pode ser visível como uma luz, de maneira que o indivíduo não tenha como esconder diante dos homens (Mt 5:14). O progresso espiritual depende exclusivamente de cada indivíduo, ou seja, nós decidimos se queremos ou não desenvolver.

I. Crescendo como a palmeira e o cedro do Líbano
O crescimento espiritual deve ser comparado ao de uma árvore com as suas raízes. Vejamos essa alegoria: O cedro do Líbano tem raízes profundas, nos primeiros três anos suas raízes podem alcançar 1,50m, o seu crescimento é lento somente depois do quarto ano é que ela começa a se desenvolver e pode chegar a mais de 40m de altura, na proporção que ele vai crescendo se desponta torna-se visível de longe. A figura da palmeira e o cedro expressam verdades sobre crescimento, estrutura e frutos (Sl 92:12). Na vida social o indivíduo precisa crescer sustentavelmente e produzir coisas importantes, da mesma maneira deve ser na vida espiritual.

II. Largando as coisas inúteis que nos impeçam de crescer
Para desenvolver o corpo saudavelmente faz-se necessário livrar-se de alguns impedimentos como: As doenças, procurar alimentar-se bem, entre outros. No sentido espiritual também é preciso crescer com uma alimentação saudável com todos os nutrientes que a palavra de Deus têm, assim tem crescimento normal (I Pe 2:1,2), esse é o alimento que dá sustentação e faz crescer espiritualmente “a palavra de Deus.” “...E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus.” (Cl 1:9,10; 2 Pe 3:18), mas isso não é tão fácil como se pensa, precisamos ter domínio próprio para alcançar o alvo “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós porém, uma incorruptível (I Co 9:25). Se o nosso alvo é crescer espiritualmente a receita é essa, abster-se das coisas que implicam no nosso desenvolvimento espiritual. Há algumas coisas que precisamos deixar para trás tais como: As picuinhas “implicância, teimosia, pirraça”, para crescer ajustadamente, crescer em Cristo é necessário (Ef 4:15,16).

            Procuremos progredir espiritualmente produzindo frutos que indiquem essa progressão. O crescimento deve ser uniforme conforme a ilustração da palmeira e o cedro, eles crescem verticalmente enquanto as suas raízes se aprofundam. Os cristãos necessariamente precisam ter essas raízes profundas para suportar o sopro dos ventos e na sequidão possas suportar o calor, ou seja, as adversidades. O cristão novo convertido precisa aprofundar as suas raízes, porque quanto mais elas se aprofundam, mas estabilidade tem. A melhor maneira de o cristão ganhar estabilidade espiritual é através da palavra de Deus, e não através de outros meios inventados por muitos líderes religiosos da atualidade. “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Sl 1:2-3).

Pr. Elis Clementino-Paulista-PE


Nenhum comentário:

Foto