SABEREMOS O QUE PLANTAMOS NA COLHEITA

ESBOÇO 698
TEMA: SABEREMOS O QUE PLANTAMOS NA COLHEITA
TEXTO: PROVÉRBIOS 14:14

            Existem demandas na vida que as decorrências somente serão conhecidas na hora da colheita, isso se atribui a infalível lei da semeadura. Na hora de semear é preciso ter ciência daquilo que se semeia, porque a lei da semeadura de qualquer maneira fará justiça, o indivíduo semeia se quiser, mas deve saber que de uma maneira ou de outra a colheita é certa. Há muitas coisas na vida que pode ser semeadas ou não, o indivíduo é que decide.

O que devemos semear
Semeia-se em muitas áreas da vida, desde a semente de árvores até as nossas ações, e por meio das atitudes, ambas dão resultados, porém há livre arbítrio, cada um escolhe essa ou aquela semente, não obstante nenhum agricultor quer plantar em um solo que não dê resultados satisfatórios, eles sempre procuram as melhores sementes e solos para agricultar, numa boa terra melhor ainda. Cada um deve escolher as melhores sementes do seu celeiro para que elas dêem os melhores frutos.

Coração, celeiro de sementes
Do coração do homem saem às sementes para serem plantadas, pois é dele que abrolham as coisas boas e más. Do bom tesouro “o coração” tira-se coisas boas, do mau tesouro “o coração” tira-se também as coisas más (Lc 6:45). Pode-se ser citar algumas sementes que saem do coração do homem: (1) Nossas palavras; (2) O orgulho; (3) A ira; (4) A maldade; (5) A violência e etc.

Colhendo o que plantou
Há muitas pessoas amargando hoje o que semearam ontem, tudo o que o homem semear isso também ceifará (Gl 6:7), muitas vezes duras colheitas, frutos amargos, muitas lágrimas e arrependimento que em alguns casos são irreversível. A única coisa que deve ser feito nessa hora é começar a fazer um novo plantio através do arrependimento para que se tenha uma nova perspectiva de colher bons frutos amanhã. É um processo doloroso porque mesmo plantando novamente as boas sementes não será impedido de continuar colhendo os frutos das sementes que foram plantadas no passado, porém aqueles que semeiam sementes ruins não podem esperar ter uma colheita de bons frutos. Na Bíblia há registros de pessoas que colheram os frutos daquilo que plantaram, entre eles destacamos a maldade de Adonibezeque, ele provou do seu próprio veneno ao cometer atrocidades contra seus inimigos amputando-lhes os dedos polegares das mãos e dos pés dos seus prisioneiros, além de pô-los debaixo da sua mesa para comerem das suas migalhas (Jz 1:4-7). Violência gera violência, não se pode esperar dos que abrolham maldades colherem coisas boas. “O coração conhece a sua própria amargura...” (Pv 14:10b)

            Os nossos celeiros devem estar cheios de sementes do bem para semear, não importa se o retorno imediato ou não “semeia sobre as águas e depois de muitos dias acharás”. Observem o seguinte: (1) Não faça o bem a esperando retornos, eles com certeza virão de diversas maneiras; (2) Não dissemine coisas maléficas durante a sua vida; (3) Construa com trabalho boas obras para que através dele colhas no futuro bons frutos. “Isaque semeou em boa terra e colheu cem vezes mais” (Gn 26:12). Saiba, porém, nem sempre o bem que se faz a alguém o retorno virá da mesma pessoa, tudo quanto você semear Deus contempla e pode te recompensar.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto