ESBOÇO 718 SUPERANDO AS ADVARSIDADES

ESBOÇO 718
TEMA: SUPERANDO AS ADVERSIDADES
TEXTO: PROVÉRBIOS 24:10

                Salomão em seus provérbios enfatiza que devemos ser forte para poder vencer os estorvos da vida, pois a nossa vitória diante deles depende de como os encaramos. A coragem e a determinação unificadas determinam a nossa vitória (Pv 24:10), mas é importante saber como devemos nos comportar diante das adversidades e controlar as nossas aspirações levando em consideração que a paz e a felicidade não consistem nos bens e nas opulências.

1. As adversidades
Os infortúnios trazem dentro de si uma série de incômodos que em certos momentos nos deixam extremamente abatidos, principalmente quando nos faltam aquilo que é necessário para o nosso bem estar. É um puro engano pensar que a felicidade está com aqueles que possuem tudo, porém existem coisas muito mais preciosas, entretanto a vida é uma delas “não é a vossa vida mais do que as coisas”.

2. A ansiedade pelas coisas
Os discípulos estavam apreensivos pelas coisas, como alimentos, vestes e calçados (Mt 6:25-34), mas é importante ressaltar que: (As coisas não determinam o nosso valor, quem determina o valor das coisas somos nós. A sua importância não é determinado por aquilo que você tem, e sim pelo que você é). Devemos aprender a lidar com as adversidades, pois elas sempre irão existir diante de nós, se vai uma e chega outra, e assim vai. Paulo aprendeu a conviver em situações diversificadas boas e ruins, outros momentos extremos, momentos de fartura, outros padecia necessidade, no entanto ele não se deixou ser levado por nenhuma delas (Fp 4:12).

3. Duas coisas caras e desejáveis
Existem duas coisas que são caras demais, dinheiro nenhum as compram, são elas: PAZ e FELICIDADE, elas não existem em nós por causa das nossas possessões, mas pela nossa maneira suportar as provações e um viver digno, no entanto os bons relacionamentos também são imprescindíveis, e, sobretudo uma vida devocional com Deus. Precisamos entender duas coisas importantes “o SER precede o TER” a inversão desses valores conduz às pessoas a ambição pelas coisas materiais. Muitas vezes o Senhor foi indagado pelos discípulos para saberem a respeito do que eles receberiam ao segui-lo (Mt 19:27); outra vez discutiam pelo caminho para saber qual deles seriam o maior do grupo (Lc 9:46); a mãe dos filhos de Zebedeu pediu ao Senhor que permitisse que seus filhos  sentassem ao lado do Senhor no seu trono (Mt 20:20). A ambição desmedida pelo ter conduz o indivíduo à miséria, eles não tinham a mínima noção do que estavam reivindicando, a imaturidade os conduziram as tais ambições, mas ainda bem que o Senhor os compreendeu e ensinou-lhes que a vida não consistia apenas nessas coisas, e que o reino de Deus tinha prioridade “Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.”

4. A fidelidade a Deus
A nossa fidelidade a Deus não consistem nos bens materiais, podemos constatar isso quando lemos a história de Jó, Satanás declarou que a fidelidade de Jó a Deus consistia nos bens que ele possuía, e se assim fosse se constituía um suborno a Deus, pois os bens dessa vida não devem governar a nossa vida devocional com Deus. O amor a Ele independe daquilo que temos, porque o amor a Deus está acima de tudo “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.” Jó perdeu tudo, porém a sua fidelidade a Deus permaneceu porque ela não consistia nas suas riquezas, mas pelo que Deus é.

                Devemos buscar meios através dos caminhos naturais para conquistarmos os nossos espaços em todas as áreas da vida, mas cada indivíduo deve conhecer o seu potencial e até aonde pode chegar. Há uma expressão paulina que diz “não ambicioneis coisas elevadas, mas acomodai-vos as humildes.” (Rm 12:16) “Contudo tendo o cobertor para o frio estejas com isso contente” (I Tm 6:8). Não devemos entender que nos acomodemos ou cruzemos os nossos braços e não busquemos através da competência galgar posições na sociedade moderna, mas isso deve ser feito com humildade reconhecendo que existem pessoas mais competentes que nós. As dificuldades serão vencidas se lutarmos com CONSTÂNCIA, BRAVURA E CONSIGNAÇÃO, mas sempre com cuidado para não ser traído pelas emoções e desejos MÓRBIDOS.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto