ESBOÇO 730 AS PROCELAS DA VIDA.

ESBOÇO 730
TEMA: AS PROCELAS DA VIDA.
TEXTO: Mateus 14:22-32
               
                É muito natural ouvirmos falar de vendavais e tempestade, no entanto podem até se prever seus acontecimentos, mas não as conseqüências. As tempestades propriamente ditas têm características bem diferentes de uma simples chuva com ventos moderados que não causam estragos como acontecem com os fortes vendavais e tempestades em algumas partes no mundo. Eu desejo rapidamente e sem muitos pormenores discorrer sobre esses fenômenos, e o que eles podem causar, e finalmente concluir falando sobre os vendavais e tempestades espirituais.

1. Tempestades
Tempestade geralmente vem acompanhada com rajadas de ventos fortes, e dependendo da proporção ela pode causar graves estragos nas regiões afetadas, principalmente nas cidades costeiras e mar aberto, o mar fica agitado e com ondas altas e ventos com mais de 100 km/h, e quanto maior for a velocidade maiores são os estragos. Ouvimos histórias do passado e recentes com detalhamento do que esses acontecimentos têm causado, onde casas e prédios são invadidos pelas águas do mar com ondas gigantescas, arrastando barcos, carros, casas deixando muitas pessoas desabrigadas, outras cidades costeiras são praticamente varridas do mapa como no ultimo acontecimento no Haiti, em fim toda tempestade é devastadora e com alto custo para que essas cidades sejam recuperadas. Há muitos tipos de tempestades, mas todas elas deixam rastros de destruições grandes ou pequenas.

Existe também o furacão ou ciclone, eles se apresentam com características um pouco diferente de uma tempestade de chuvas e ventos, às vezes como uma espécie de redemoinho parecido com uma tromba de elefante afunilado que vem com ar quente e poeira dependendo da velocidade vai varrendo e jogando para a atmosfera tudo o que encontra pela frente, a situação se torna insopitável, embora existam países que são mais vulneráveis a esses fenômenos devido às localizações geográficas. Tanto as tempestades quanto o furação está acima das nossas forças (Mc 4:35-41).

Fenômenos assim acontecem no mar com as acomodações das placas tectônicas, quando elas se movimentam causam o fenômeno chamado maremoto jogando para terra água e lama, com essa reação inundam cidades inteiras como aconteceu no Japão há alguns anos atrás, os navios, barcos foram lançados em terra, árvores foram arrastadas, carros, casas, prédios e milhares de pessoas foram soterradas na lama.

Antigamente tempestades sobre alguns lugares eram sinais de reprovação divina sobre aquele povo, mas nem sempre foram, ou seja, apenas algumas calamidades. Todos nós estamos em situações vulneráveis às variações climáticas e outros fatores que contribuem para esses eventos, mas com o passar dos anos os acontecimentos vem ficando cada vez mais frequentes porque o próprio homem tem contribuído para essas ocorrências,

2. As tempestades espirituais
Deixemos de lado os eventos naturais e meditemos nos acontecimentos que envolvem a nossa vida espiritual. Existem circunstancias que nos parece serem tempestades, eles são piores porque atinge a alma e o espírito, invadindo a sua vida capaz de se instalar uma crise existencial.

Essas situações nos causam sensações desagradáveis como: Angústia, esvaziamento de Deus, pavor e finalmente falta tudo, essa situação lhe envolve como uma pele e você têm que lutar sozinho, nessa ocasião parece que o barco quer virar e começa a se encher de água e os ventos soprarem ainda mais fortes, seus gritos de socorro ninguém os escuta.

3. Os gritos de socorro
Os discípulos não queriam incomodar o mestre porque ele dormia na popa do barco sobre uma almofada, e num sono tranquilo parecia que nada estava acontecendo com o barco, mas de repente ele escuta um grito MESTRE DESPERTA! Não vês que estamos perecendo? Jesus tranquilamente se levanta, olha para os ventos e a bravura do mar e dá as suas ordens, AQUIETA-TE VENTOS! Pois eles são as causas que da revolta e a braveza do mar, depois ele dá as ordens ao mar dizendo: ACALMA-TE MAR!

Não importa que tipo de tempestade, vendaval, redemoinho ou tufão você esteja passando na área, financeira, na saúde ou espiritual, não perca a esperança, porque essas tempestades são como chuva de verão “passageira”. Não esqueça que o Senhor está no controle de tudo, o seu barco não vai naufragar, e do Senhor sairá à ordem e acalmará a tempestade como fez com os discípulos em alto mar, que ao vê-lo acalmar a tempestade gritarão em alta voz dizendo: QUE HOMEM É ESSE QUE ATÉ OS VENTOS E O MAR LHES OBEDECEM! A brisa suave do Senhor te dará descanso (I Rs 19:9-13).

“O poder infinito de Deus não está na tempestade, mas na brisa.” Rabindranath Tagore

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto