ESBOÇO 732 CONSELHOS PRÁTICOS

ESBOÇO 732
TEMA: CONSELHOS PRÁTICOS
TEXTO: PROVÉBIOS 1:1-8; 4:13

            No nosso dia a dia acontece uma série de coisas que nos deixam complexos e sem entendê-las, umas acontecem e não temos como impedi-las, porém outras podem ser evitadas, por isso precisamos ter muita cautela para que as coisas em volta de nós dêem menos erradas. A prudência ou comedimento é necessário no cotidiano de um líder, pois a administração de um líder somente será proveitosa se ele agir inteligentemente. Salomão alerta a todos dizendo: “Pondera as veres dos teus pés e todos os teus caminhos sejam bem ordenados” (Pv 4:26), essa é umas das suas boas advertências. Alguns princípios não podem ser olvidados, pois eles são fundamentais para que você viva bem.

A. As nossas decisões (Pv 1:31)
a) Qualquer decisão que tomarmos, seja elas ruins ou boas terão resultados, por essa razão devemos ponderar bem antes de tomá-las. Há decisões que causam estragos e para tentar consertar às vezes causam outros estragos, as vezes maiores.

b) Todas as decisões isoladas que tomarmos isentará as outras pessoas da culpa, embora elas também sofram as conseqüências, pois muitas pessoas são prejudicadas por causa das decisões que tomamos.

c) Não culpe a Deus pelas conseqüências das decisões erradas tomadas por você, saiba, porém que todas as conseqüências recairão sobre seus ombros (Pv 1:31; 12:14).

d) Não culpe as outras pessoas quando as suas decisões derem erradas, talvez você tenha a maior parcela de culpa e não elas, no entanto há pessoas que induz as outras ao erro.

e) Se todas as suas decisões estiverem sendo acertada, isso não é sinal que todas as outras continuarão dando certo, também não se frustre com as que derem errado. Corrija com cuidado os erros, refaça o caminho.

B. Cuidado com o que ouve e com o que fala
a) Não acredite nas pessoas que denigram a imagem das outras pessoas, certifique-se primeiro de que fonte, talvez ela não seja uma fonte tão segura quanto você pensa. Saiba que há diferença entre a língua do ímpio e do justo (Pv 10:31,32).

b) Aqueles que dão ouvidos aos denigrem a imagem das pessoas serão as próximas vítimas (Pv 13:2).

c) Corrigir os erros dos outros é muito fácil, difícil é corrigir os nossos, ou seja, tirar a trave dos nossos olhos (Mt 7:3-5). Os espelhos mostram os nossos defeitos, pois eles são fiéis naquilo que refletem.

C. Prudência na liderança (Pv 29:12)
a) O líder precisa ser prudente no ouvir;
b) Não ser precipitado;
c) Prudente no julgar;
d) Ser imparcial;
e) Não julgar pela emoção;
f) Usar sempre o bom senso;
g) Paciente;
h) Pacífico;
i) Atencioso;
j) Humilde.

            Existem muitos métodos de se aprender, um deles é através dos conselhos, quem leva em consideração os conselhos sabe que na multidão deles há segurança (Pv 11:14); Há quem diga que se conselho fosse bom seria vendido, no entanto por ser de graça e poucas pessoas aceitam, pois os conselhos contrariam as nossas vontades, portanto é necessário que tenhamos humildade para recebê-los. As nossas decisões devem ser tomadas quando estivermos certos, essa é uma atitude prudente, ela nos faz ver e prever os males resultantes da precipitação. “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus...” (Ef 5:8-17). É preciso ter muito cuidado, pois viver sabiamente é uma das tarefas mais difíceis, porém não impossível.

Pr Elis Clementino- Paulista –PE

AD Excelência 

Nenhum comentário:

Foto