SUPERANDO OS IMPEDIMENTOS

                                                                 “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, avançando para as que estão diante de mim” Fp 3.13.


O homem encontra impedimentos em todas as áreas da vida, mas é importante ele compreender que existe as possibilidades de superá-los. Os obstáculos instruem-no como superá-los e seguir em frente, pois são através dos estorvos que ele aprende lições de vida importantes, e os entraves superados devem ser deixados para trás, às vezes o indivíduo fica atrelado ao passado como se fosse o presente, pois cada vez que ele relembra o acontecido ruim lhe causa angústias e sofrimentos, com isso ele passa ter a sensação de fracassos permanentes. Os problemas do passado devem ser lembrados quando forem bons com motivos de júbilo, mas os acontecimentos ruins devem ser lembrados apenas como aprendizado ou experiência de vida, e não como motivos de tristezas e dores.

Lembro-me de alguns obstáculos superados durante a minha vida, tanto no habitual quanto no sentido espiritual, eles pareciam fardos que seriam carregados para o resto da minha vida, mas lendo sobre os heróis da fé e o passados deles, e tantos outros que viveram e tiveram vitórias consegui reunir forças suficientes para erguer a cabeça e continuar a jornada olhando para frente com bastante otimismo e atenção no caminho com cuidado para que as pedras passadas que me fizeram desanimar não venha à tona a minha mente. “Porque te esquecerás do cansaço, e lembrar-te-ás como das águas que já passaram.” (Jó 11:16). As dificuldades passam e os lamentos também cessão “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha.” (Sl 30:5b)

Os prováveis questionamentos que o homem faz em relação aos contratempos da vida são normais, isso acontece devido o conhecimento limitado a respeito do desfecho sobre algo no futuro, por essa razão é importante que a sua confiança esteja posta no SENHOR, crendo que ele é capaz de realizar no indivíduo tanto o seu querer quanto o efetuar (Fp 2:13), mediante a isso ele deve continuar lutando pelos seus anseios sem, contudo, parar. Os obstáculos sempre aparecerão enquanto estivermos nesse mundo conturbado, mas devemos ter bom ânimo. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33).

Não devemos olhar para as perdas do passado. Mesmo tendo prejuízo em anos anteriores o agricultor continua plantando com a mesma esperança de ter a próxima colheita, e se ele olhar para as dificuldades nunca colherá “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha as nuvens nunca segará.” (Ec 11:4). Quando a terra é produtiva surgem outros impedimentos; as pragas de gafanhotos, as lagartas e todo tipo de insetos, no entanto toda lavoura está vulnerável (Dt 28.21; I Rs 8.37; Am 4.9; Ag 2.17), além disso o clima seco e solo muito úmido, e a geada, dificultam ainda mais o trabalho do agricultor, não obstante mesmo com todas essas dificuldades eles usam todos os meios disponíveis para conseguir salvar a lavoura, mas eles não desistem de cultivar e esperar o precioso fruto da terra (Tg 5.7).
           
As dificuldades sempre existirão, porém é preciso ter a certeza que elas serão superadas. Se você olhar pelo retrovisor da vida verá que muitos obstáculos foram superados durante o percurso, mas apenas olhar, se você continuar focado neles deixará de olhar para frente. Continuar a luta é fundamental, pois os que param no meio do caminho olhando para trás não chegam a lugar nenhum. As lições extraordinárias são aprendidas muitas vezes na fornalha da aflição “Eis que te purifiquei, mas não como a prata; provei-te na fornalha da aflição,” (Is 48:10).

Em algumas ocasiões Deus no leva a casa do oleiro para nos ensinar outras lições de vida importantes vendo o como é trabalhado o vaso nas mãos do oleiro até que se torne um vaso novo (Jr 18:1-4), e em muitos casos é necessário refazer o caminho e recomeçar, na ilustração o vaso quebra nas mãos do oleiro, ele, porém o refazia utilizando o mesmo barro outro melhor e mais valioso. Israel era esse barro, e para Deus ele precisaria recomeçar, às vezes o vaso velho precisa ser quebrado para dá lugar a um novo.


Há impedimentos que atropelam o desenvolvimento do indivíduo lhe distanciando de Deus, no entanto superá-los é imprescindível. Há histórias de vida importantes de alguns empresários que superaram os momentos mais difíceis ao chegarem à beira falência e outro até quebraram, eles, porém, tiveram que recomeçar com muita coragem e determinação até se destacarem-se no cenário mundial. Seja persistente, não desista, siga em frente, jamais permita que lhe tirem o desejo de vitória.
Pr. Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto