ESBOÇO 771 OPORTUNIDADES E PERDAS



ESBOÇO 771
TEMA: OPORTUNIDADES E PERDAS
TEXTO: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma (Ec 9:10).

                As oportunidades são dadas por Deus a todos que vem ao mundo, porém elas devem ser aproveitadas de maneira conscientes sem, contudo, desperdiçá-las. O desenvolvimento humano segui uma linha crescente a partir do ponto existência, levando em consideração que tudo tem começo, meio e fim, portanto só existe um que está fora do começo e do fim (Ap 22:13).

1. Potencial humano
Todo ser humano tem a sua capacidade de produzir e desenvolver o seu potencial durante parte da sua vida, depois a velhice e daí para frente perde a capacidade física e motora, esquecimento, nasce usando fraldas e morre usando fraldas. Salomão escreveu sobre a existência das coisas, pois não há nada novo debaixo do sol “O que foi voltará a ser, o que aconteceu, ocorrerá de novo, o que foi feito se fará outra vez; não existe nada de novo debaixo do sol. (Ec 1:9) “Assim, tudo o que há, já havia existido; o que será, já existiu antigamente; Deus pode renovar o que já passou!” (Ec 3:15).

2. Perdas de oportunidades
Em muitos aspectos da vida perde-se oportunidades, o interessante é que elas aparecem e nem sempre reaparecem com as mesmas proporções, por isso é preciso estar atento a cada uma delas, pois uma oportunidade perdida pode significar uma perda irreparável e refletir na vida do indivíduo por muito tempo.

3. O que se perde na vida
3.1. Família
3.2. Saúde
3.4. A glória humana
3.5. O emprego
3.6. Amizades
3.7. Esperança
3.8. Fé

4. Duração da vida humana
“O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação. Nasce como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece.”; “O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação. Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece.
 (Jó 14:1,2), pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. (Sl 103:14-16); O homem é como erva, e como uma flor: “Toda a carne é erva”, até mesmo a mais forte e a mais saudável, “e toda a sua glória, como a flor da erva” (Is 40:6); “A erva floresce pela manhã, mas quando cortada pelos ceifeiros, à noite está murcha. Assim também o homem, às vezes está andando para cá e para lá, tranquilo, pela manhã, e à noite já é um cadáver, derrubado por um golpe súbito de alguma das armas da morte. A flor é algo fraco e delicado, de curta duração, onde quer que cresça.” "Pois eu sei que me levarás à morte e à casa destinada a todo vivente. (Jó 30:23). Por essas razões o homem deve valorizar e aproveitar cada minuto da sua vida como se fosse o último dia, pois a vida é como o vento passageiro e logo se vai. Na velhice o homem se regozijar no que fez de bom, mas lamenta o que deixou de fazer para si e ao próximo.

5. Aproveitando as oportunidades
Todos devem aproveitar as oportunidades dadas por Deus debaixo do sol (Ec 9:10; Cl 3:17,23), principalmente quando fazemos para o Senhor.
5.1. Cuidar da família – “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” (I Tm 5:8);
5.2. Cuidar da saúde; (I Tm 4:12);
5.3. Amar as pessoas (Rm 12:10,11);
5.4. Fazer o bem, aquele que pode e não faz peca (Tg 4:17);
5.5. Zelo pelo trabalho (Pv 3:15; 18:9; 22:29; At 20:34,35; Ef 4:28);
5.6. Suportar uns aos outros (Cl 3:13
5.7. Amar a disciplina (Pv 15:32,33);
5.7. Ser humilde, a humildade precede a honra (Pv 16:18; 18:12);
5.8. Alegra-se na esperança (Rm 12:12);
5.9. Ter fé, ela é o elemento principal para nos transportar a patamares maiores na vida, sobretudo o espiritual em relação a Deus.

Irmãos uma coisa é real, ninguém sabe o seu último dia, portanto aproveite fazendo para você o que é bom e da melhor maneira possível, mas não seja egoísta faça o que é bom para as outras pessoas, compartilhem principalmente o amor ao próximo. Na parábola dos talentos cada um recebeu conforme a capacidade, porém todos podiam desenvolver (Mt 25:14-30), o que recebeu menos teve a mesma oportunidade de produzir, mas não o fez. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Ec 9:10). Cuidado com as perdas de oportunidades, elas podem ser a última.
Pr. Elis Clementino -Paulista -PE - AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto