ESBOÇO 773 DIAS TRABALHOSOS



ESBOÇO 773
TEMA: DIAS TRABALHOSOS
TEXTO: 2 TIMÓTEO 3:1-9

                Dias trabalhosos, parece que essa expressão não era tão convencional na época, conforme a fala de Paulo, Timóteo ainda não havia vivido isso naqueles dias, pois ele se referia de um futuro sombrio e distante “Saiba se isto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. ” (2 Tm 3:1). Certamente na sua avaliação a tendência do pecado era aumentar a cada dia, e isso resultaria no caos, não se limitando apenas em um local, mas em todo mundo, há partir daquele ponto de vista de Paulo, ele descreveu como seria os homens dos últimos dias, no texto ele cita dezenove características dos homens dos dias trabalhosos.

I. Características dos homens atuais:
1. Egoístas - em primeiro lugar Paulo cita o egoísmo como ponto de partida nos dias terríveis citado por ele, o egoísmo tem tomado conta dos homens, e principalmente daqueles que conhecem as verdades de Deus.
2. Avarentos – A avareza não permite que pensemos no próximo, o seu coração está voltado para o dinheiro e as riquezas desta vida.
3. Presunçosos – A presunção é sinônimo de orgulho, o orgulhoso não divide nada com ninguém, atrai tudo para si.
4. Arrogantes –
5. Blasfemos – Homens blasfemadores das verdades divinas;
6. Desobedientes aos pais –
7. Ingratos – A ingratidão é a falta de reconhecimento dos favores recebidos;
8. Ímpios – Os ímpios desconhecem a Deus, e vivem na prática da impiedade;
9. Sem amor para com os bons – a injustiça e a falta de amor é um dos acontecimentos dos últimos tempos falado por Cristo (Mt 24:7);
10. Irreconciliáveis – Os corações duros são irreconciliáveis;
11. Caluniadores – As pessoas caluniadoras estão em toda parte, ninguém escapa delas;
12. Sem domínio próprio – Há muitas pessoas descontroladas emocionalmente, essas causam muitos problemas na igreja e na sociedade;
13. Cruéis – Pessoas que não tem dó das pessoas, gostam de vê-las sofrerem;
14. Inimigos do bem – Pessoas que detestam ver o bem, principalmente do próximo;
15. Traidores – Os traidores estão em todo lugar, todo traidor age com covardia;
16. Precipitados – As pessoas se precipitam em tomar decisões, e muitas vezes pagam o preço da sua precipitação;
17. Soberbos –
18. Amigos dos deleites do que amigo de Deus – Os deleites da vida são muitos, eles satisfazem o coração, enquanto que fazer a vontade de Deus implica em abrir mão dos seus prazeres e deleites;
19. Aparência de bom, as aparências enganam, muitas vezes o indivíduo esconde no coração algo ruim para expor em determinada ocasião.

                Todas essas coisas não estão sendo vivenciadas em nossos dias, sem dúvidas é o final dos tempos, só não enxerga aqueles que estão desligados, ou vivendo as mesmas práticas. Os atos pecaminosos citados por Paulo são condenados nas escrituras, enquanto as práticas do bem são aprovadas por Deus, e todos que conhecem a palavra de Deus devem pô-las em pratica. Os dias atuais são difíceis, principalmente para manter a sua vida devocional com Deus, mesmo assim devemos nos esforçar para mantê-la até o final da nossa carreira.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE
AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto