ESBOÇO 791 RESTITUIÇÃO



ESBOÇO 791
TEMA: RESTITUIÇÃO
TEXTO: 2 SAMUEL 9:1-13)

                Os caminhos de Deus são inescrutáveis ao homem (Ec 11:5; Is 55:7), mas o que não entendemos agora certamente poderemos entenderemos depois, assim como os discípulos não entendiam o porquê Jesus de Jesus lavar os pés deles (Jo 13:12). Tudo o que acontece na vida há um porquê, e não adianta questionarmos a Deus pelo que fez ou deixou de fazer, devemos ter em mente que dentro de um plano espiritual divino todas as coisas contribuem para o bem (Rm 8:28). Alguns personagens da bíblia trilharam por caminhos traçados por Deus; Abraão, Moisés, José, Davi, no entanto queremos destacar entre eles um tratado entre Jonatas e Davi.

1. Lealdade, um princípio fundamental
Tratado de lealdade entre duas ou mais pessoas devem ser cumpridos por ambas as partes, entretanto há favores que jamais serão pagos com dinheiro, mas somente com atitudes nobres. Levemos em consideração que as injustiças praticadas pelo homem estão presentes em todo mundo, e em todas as camadas sociais, mas considere que há tratados humanos que somente serão cumpridos com a intervenção divina. Tratarei nesse assunto da restituição a Mefibozete filho de Jonatas, o amigo de Davi.

2. Um tratado de fidelidade
Jonatas ainda em vida fez um tratado com Davi, esse foi o tratado, quem morresse primeiro cuidaria a sua família cuidada pelo outro, e juraram fidelidade (2 Sm 21:17), Jonatas morreu em batalha e Davi continuou a sua jornada e reinou sobre Israel. O tempo passa, e o que parecia esquecido estava de pé, “o importante tratado entre eles”, pois existem pactos que agradam a Deus, e ele não esquece dos nossos tratados. Existem pessoas que fazem pacto, juram fidelidade, mas em determinadas circunstancias fazem o contrário daquilo que foi tratado, principalmente quanto chega ao poder, porém Davi fez o inverso do que muitos fazem. Davi lembra do pacto, e chama um dos seus servos chamado “ZIBA” e perguntou-lhe: Ficou alguém da casa de Saul para que eu possa honrá-lo? Ele responde ao rei e diz: Há um que se chama Mefibozete, porém ele é aleijado dos pés, essa já era uma palavra negativa suficiente para ser descartado. Existem pessoas que olham mais os defeitos das pessoas do que as virtudes, esse tipo de gente é egoísta, talvez Ziba pensasse que o mais digno seria ele por ter sido servo de Saul, Ziba possuía bens que certamente pertenciam a Saul, mas Deus estava trabalhando por Mefibozete o único herdeiro (Is 64:4).

3. O chamado do rei
Davi insiste em mandar buscar Mefibozete, pois o seu pacto com Jonatas, o seu maior amigo não podia ficar esquecido, Davi queria honrar o filho do seu melhor amigo e trazê-lo para o palácio para que ele comesse à mesa do rei (pelo resto da sua vida, ora! O rei honra a quem ele quer). Muitas vezes as injustiças são tantas que o indivíduo desacredita até no que possa ver dias melhores, a situação de Mefibozete não era boa, pois ele morava de favor na casa do seu tio Maqui e tinha um filho.

A indignidade de Mefibozete
As decepções as vezes são tantas que desacreditamos de tudo e de todos por vir dias melhores, Mefibozete estava certamente deprimido pela situação que estava vivendo. Há momentos assim, não vemos nenhuma possibilidade de ver algo melhor, para ele era um convite jamais visto e esperado, era algo incomum para ele naqueles dias, ao ser convidado se achou indigno e disse: Um cão morto como eu, receber um chamado desse. Muitas vezes as injustiças praticadas nos deixam deprimidos como se nada valesse apena, a bênção foi tão grande que lhe causou admiração. Devemos entender que Deus chama a existência das coisas que não existem (Rm 4:17), chegando Mefibozete ao palácio escuta Ziba recebendo a ordem para restituir tudo o que lhe pertencia, além disso cuidasse dele e de seu filho o resto da sua vida.

                Amados não podemos duvidar do que Deus realize os seus propósitos em nossas vidas, Ele faz o que quer e ninguém pode questionar-lhe dizendo: Porque fazes (Is 45:9-11; Jr 18:6; Rm 9:20). Devemos confiar no Senhor sabendo que nada impede dele realizar em nossas vidas o seu querer (Fp 2:13), permaneçamos no centro da vontade de Deus porque tudo ele fará. Se você não acredita em restituição em sua vida passe a crer porque Deus está trabalhando ao seu respito.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto