ESBOÇO 810 TEMA: AS ÚLTIMAS COISAS

ESBOÇO 810
TEMA: AS ÚLTIMAS COISAS
TEXTO: I Ts 4: 16,17.

Os cristãos em todo mundo são exortados a estar preparado para o maior evento da história da humanidade, evento que está prestes a acontecer. Nesse comentário discorrerei sobre o arrebatamento da igreja como também os eventos que seguirão até o juízo final, inicialmente como base a seguinte expressão paulina “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (I Ts 4;16, 17).

Acontecimentos que precederão
Esse evento é esperado por todos os salvos em todo mundo, ele foi predito pelos profetas e pelo próprio Jesus Cristo, mas antes que ocorra é necessário que alguns sinais precedam esse acontecimento (Mt 24:4,5,10,11,24. Lc 18: 8; II Ts 2:3; I Tm 4:1; II Tm 3:1,13; 4: 3,4.   II Pe 3:3,4), entre eles o aumento dos falsos profetas e da transigência (Tolerância) religiosa no mundo e dentro da igreja, são acontecimentos claros e visíveis.

Outros sinais como, o desrespeito à vida e a palavra de Deus, eles estão bem presentes em todo momento da historia da humanidade, com maior freqüência nos dias de hoje, vejamos o que Jesus falou em (Mt 24:12,37-39; Lc 18:8), falta de fé, aumento de guerras, fome, terremotos, eles também precederão a volta de Cristo (Mt 24:6-8; Mc 13:7,8; Lc 21:9). A diminuição do amor familiar, a falta de afeição no lar, entre outros (Mt 10:21; Mt 24:12; Mc 13:12;  2 Tim 3:1-3).

Haverá um tempo em que o povo de Deus será perseguido severamente por causa da pregação do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 10:22,23; Mt 24:9-10; Mc 13:13; Jo 15:19,20; Jo 16:33; At 14:22; Rm 5:3). Jesus alertou sobre esses momentos, e que devemos estar seguros porque são verdadeiramente terríveis, e  aquele que manter-se firme será salvo pelo Senhor (Mt 24:13).

Outro sinal será a pregação do evangelho, todas as nações ouvirão a palavra para que ninguém seja considerado inocente naquele dia (Mt 24:14), e para que isso aconteça a ciência, a tecnologia a globalização contribuirão fortemente. O Espírito Santo será derramado sobre o povo de Deus de maneira espantosa, e muitos crentes que derem lugar serão cheios. Esse será o ultimo instante da igreja na terra. Todos os crentes deverão estar prontos e não despercebido (Mt 24:42,44; Mc 13:33-37; Lc 12:35; Lc 21:19,34-36; Rm 13:11; Fp 4:5; I Ts 1:10; I Ts 4:16-18; I Ts 5:6-11; 2 Tim 4:8; Tt 2:13). Todos nós estamos de sobreaviso, resta agora esperar esse grande momento.

 

I. O ARREBATAMENTO.

1. O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força” o mesmo termo no grego traduz-se “Arrebatado” como se observa no versículo 17.  Esse evento refere-se á ocasião em que a Igreja será arrebatada pelo Senhor Jesus na sua segunda vinda,  A segunda vinda do Senhor descrita na Bíblia se dará em duas fazes, a primeira para o arrebatamento e a segunda no final da grande tribulação.
2. O arrebatamento da igreja Cristo que virá de modo inesperado, embora não se sabe quando (Mt 24:36, Mt 25:5-7). Será surpresa para muitos, o arrebatamento será para os crentes que estiverem vivos nessa ocasião (Lc 21:36;  I Ts 4:15-17;  Ap 3:10,11). E nos livrará da tentação que há de vir sobre o mundo.

 

II. DE QUE FORMA SERÁ O ARREBATAMENTO

1 – Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá à ressurreição dos que morreram em Cristo (I Ts 4:16). Aqui não se trata da ressurreição descrita em (Ap 20:4). À qual só ocorrerá quando Cristo voltar a terra para julgar os ímpios e prender Satanás (Ap 19:11; 20:3). A ressurreição de (Ap 20:4) tem a ver com os mártires da grande tribulação (Ap 20:6).

2 – Ao mesmo tempo, que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão da imortalidade; (Rm 8:23; I Cor 15:51-54),  isso acontecerá num instante “num abrir e fechar de olhos” um piscar de olhos tem um tempo de aproximadamente sete milésimo de segundos.


3 - Os crentes ressurretos e os que acabarem de ser transformados, serão “arrebatados” juntamente (I Ts 4:17); Eles estarão literalmente unidos a Cristo para serem levados a casa do pai, no céu (Jo 14:2,3), e lá nos reuniremos com os nossos queridos que haviam morrido (1 Ts 4:13-18).

4 - Com a vinda do Senhor estaremos livres de toda dor e sofrimentos aqui, (II Co 5:2, 4. Fp 3:21); de todas opressões do diabo; (Ap 3:10,11); de todo domínio do pecado e da morte (I Co 15:51,52). No arrebatamento seremos livres da ira futura (I Ts 1:10), e da grande tribulação.

5 - É importante compreender que a vigilância é importante, está sempre atento aguardando a bem dita esperança e a manifestação do filho de Deus que a qualquer hora pode vir. (Mt 24: 36,42, 44; Mt 25: 1-13). Temos por bem-aventurada esperança à volta do Senhor (Tt 2:13).

6 – Paulo emprega o pronome “nós” em (I Ts 4:17) por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos confiadamente a volta de Cristo. (Rm 13:11) a nossa vitória está mais perto agora do que antes.

7 - Quem esta na igreja e não abandona o pecado e o mal, sendo infiel a Cristo, será deixado aqui, por não terem obedecido ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles farão parte da igreja apóstata (Ap 17:1,2). Cada um purifique-se a si mesmo e santifique-se, porque sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14).

8 – Após o arrebatamento da igreja, quando todos salvos e ressurretos estiverem juntos, enfrentarão o tribunal de Cristo, desse lugar não há declaração, o que entendemos é que a igreja será arrebatada até os céus, sendo assim esse julgamento será em regiões celestiais ou no céu.

III – O TRIBUNAL DE CRISTO
Após o arrebatamento da Igreja os ressuscitados e arrebatados se encontrarão com Cristo nos ares e serão levados ao tribunal para serem julgados, (II Co 5:10; Rm 14:12;  I Co 3:12-15; 2 Tm 4:8), todos devem comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, bem ou mal  (Ec 12:14; Mt 12:36,37; Mc 4:22; Ef 6:8; Cl 3:23-25). Este julgamento será antes das bodas do cordeiro, que significa “festa de casamento”.

IV. Quem será o juiz desse julgamento?
Será o próprio Cristo (Jo 5:22); o pai a ninguém julga senão o filho (II Tim 4: 8). Paulo disse que receberia a coroa do justo juiz, esse julgamento dos crentes deve ser levado em consideração como algo muito sério, porque podemos ganhar galardões ou perder privilégios. (Mt 5:12; Mt 25:14-23; Lc 19:12-19; Lc 22:28-30; Gl 6:8-10; I Co 3:12-14; I Co 9:25-27; I Co 13:3; Ef 6:8; Hb 6:10; I Pe 5:4; Ap 2:7; Ap 2:11,17,26-28; Ap 3:4,5,12,21).

É importante saber que esse julgamento dos crentes não irá determinar quem será salvo ou não, é um julgamento das obras onde todos serão julgados sem exceção (Rm 14:10, 12); pois todos haveremos de comparecer diante do tribunal de Cristo, e cada um dará conta de se mesmo a Deus.

V. O QUE SERÃO JULGADOS NO TRIBUNAL DE CRISTO?

1. Os nossos atos secretos (Rm 2:16)

2. O nosso caráter           (Rm 2:22, 11)
3. As nossas palavras       ( Mt 12:36, 37)
4. Nossas obras            (Ef 6: 8; Tg 2:14, 26)
5. Nossas falta de Amor (Cl 3:23; I João 3:16,18)
6. Nosso trabalho no ministério (I Cor 3:11,13)

Devemos ter cuidado com o que fizermos (Cl 3:24, 25) para não perder-nos o nosso galardão, vejam também, que Deus não faz acepção de pessoas, ele julga com justiça e com retidão, (Cl 4:1); até os lideres também serão julgados.

VI. COMO SERÃO VISTAS ÀS NOSSAS OBRAS?

Elas serão classificadas como:

1. Ouro - representa as obras feitas em Deus.

2. Prata - representa as obras feitas em Cristo
3. Pedras preciosas – representam às obras feitas no Espírito Santo
4. Madeiras – representam as obras do homem natural
5. Feno – representa as tradições dos homens
6. Palha – representa os preceitos humanos

Nesse Julgamento ficaremos sabendo quais os tipos de material utilizado na edificação da vida espiritual de cada um, se bom ou não, e quem pôs em prática a palavra de Deus em suas vidas.

VII. AS RECOMPENSAS QUE NOS SERÃO ENTREGUES.
1. A coroa da vitória (I Co 9:25).
2. A coroa de gozo (I Ts 2:19; Fi 4:1).
3. A coroa da Justiça (2 Tm 4:7,8).
4. A coroa da vida     (Ap 2:10; Tg 1:2).
5. A coroa de gloria  (I Pe 5:2,4).

VIII - AS BODAS DO CORDEIRO.
Finalizado o Julgamento das obras seguiremos para festa das bodas do cordeiro, o que significa festa de casamento da Igreja com Cristo, sendo Cristo o noivo e a Igreja a noiva. Ela será recebida nos céus com voz de jubilo, esse é o anelo de Jesus na sua oração sacerdotal. (Jo 17:24); Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe glorias, porque vindas são as bodas do cordeiro, e já sua esposa se aprontou. (Ap 19:7); A igreja foi chamada de esposa porque no oriente o noivado era tão sério quanto o casamento. Bem-aventurado os chamados á grande ceia. Enquanto ocorre o julgamento e as bodas do cordeiro os que ficaram na vinda do Senhor estarão enfrentando à GRANDE TRIBULAÇÃO ao mesmo tempo em que os céus estão em festa com a chegada da igreja, o mundo estará sob o domínio de Satanás da Besta e o anticristo.

IX – A GRANDE TRIBULAÇÃO.
O que é a grande tribulação? Será um período de sete anos, que durante os quais o Anticristo, a Besta e o falso profeta assumirão o governo do mundo. Uma espécie de trio satânico conforme (Ap 16:13,14). Que atormentará a humanidade por três anos e meio conforme a visão de Daniel (Dn 7:25).

Nos primeiros anos que corresponde á metade dos sete anos ou três anos e meio, a Besta procurará fazer alianças com todos os governos do mundo, (Dn 9:27), fazendo-os conhecer que o seu sistema de governo atenderá as necessidades da humanidade economicamente, e conseguirá enganar até Israel fazendo com que seus inimigos tenham paz com ele (Dn 11:39). Acontecerão grandes milagres que sem duvida serão falsos. Duas testemunhas pregarão o evangelho durante a grande tribulação, e três anjos proclamarão os juízos de Deus. (Ap 14:6,7 Ap 11:3-6). Ás duas testemunha que pregarão o evangelho, farão grandes milagres porque serão cheios do Espírito Santo, e com grandes poderes. Elas serão mortas em praça pública, e posteriormente serão ressuscitadas (Ap 11:11,12), o que fez vir um grande temor sobre o povo.

Após o período de três anos e meio, a grande tribulação entrará numa nova fase. É que a Besta terá o domínio sobre a humanidade e se transformará num grande ditador, (Ap 13:17,18); esse é o seu numero 666. Este número tem dado origem a muitos tipos de especulações, mas é um numero de um homem e ele alegará ser Deus. Uma imagem do anticristo será colocada no templo de Deus para que todos lhe adorem. (Dn 9:27; Mt 24:15; Mc 13:14; 2 Ts 2:4; Ap 13:14,15); Nesse tempo o anticristo proferirá palavras contra o Altíssimo. E muitos sinais ocorrerão no sol, lua e estrelas algumas perturbações cósmicas, (Is 13:9; Mt 24:29; Mc 13:24,25; Lc 21:25; Ap 6:12-14; Ap 8:10,12; Ap 9:2); A atividade demoníaca se propagará com maior freqüência (Ap 9:21); incluindo  feitiçaria, bruxaria, o engano religioso será generalizado (Mt 24:24; 2 Ts 2:9-11).

O anticristo se levantará contra a tudo que se chama Deus ou se adora. A palavra “anti” significa “contra”. Apesar disso, a palavra no grego significa freqüentemente “em lugar de”, ou “invés de” o anticristo se assentará como Deus no templo de Deus, querendo parecer Deus (2Ts 2:4). Mesmo assim ele não conseguirá evitar o colapso mundial e Israel se levantará contra o governo do anticristo para que ele não seja adorado no lugar de Deus. Será o tempo de sofrimentos terríveis para os judeus e para aqueles se convertem ao evangelho pregado pelas testemunhas.
Alguns textos bíblicos nos falam sobre esse acontecimento como: (Jr 30:5-7; Ap 11:2; Ap 12: 12-17). Haverá um sofrimento jamais visto na historia universal (Dn 12:1; Mt 24:21; Mc 13:15-19). Os santos que estão no céu rogam para que Deus puna os ímpios que fizeram o povo fiel sofrerem, porque o governo do anticristo é duro e cruel (Ap 6:9-17).

Será a pior fase da grande tribulação, Israel quebrará a aliança feita com a Besta e o anticristo, nesse momento se iniciará à grande batalha do ARMAGEDOM, Israel será o alvo das atenções mundial, quando a Besta organizar todas as nações para batalhar contra Israel. Será o momento mais decisivo da história de Israel, quando todas as armas e material bélico apontado em direção a Israel, e todos os órgãos de imprensa falada, escrita e televisionada, noticiando a preste derrota de Israel. Acontecerá algo jamais visto em toda historia da humanidade.

ARMAGEDOM – É uma guerra mencionada em (Ap 16:16). Diversas seitas anunciaram a data do Armagedom, somente as testemunhas de Jeová já fizeram mais de quatro pronunciamentos sobre esse acontecimento em escala mundial (Ap 16:14-16). Ela se iniciará perto do final da grande tribulação.

Quando Jerusalém estiver cercada pelos exércitos do anticristo com as nações, e para Israel não tiver nenhuma saída ou escape, então, eles clamarão angustiados em busca do auxilio de Deus. Gritarão erguendo a voz juntamente e exultam; porque com seus próprios olhos verão o retorno do Senhor a Sião. Aparecerá um sinal no céu do filho do homem; e todos os povos da terra verão o filho do homem vindo nas nuvens dos céus com poder e grande gloria (Mt 24:30,31. Ap 19:11-21) é Jesus o que estava montado sobre o cavalo branco identificado como “fiel e verdadeiro” os seus olhos como chama de fogo, suas vestes salpicadas de sangue e um nome pelo qual se chama é a palavra de Deus. E seguiam-no um grande exercito montados em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saia uma espada afiada, e na sua coxa tinha um nome; REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, antes que o Senhor instale seu reino milenar acontecerá que a Besta e o falso profeta serão lançados vivos no lago de fogo. (Ap 19:20,21). E os demais foram mortos pela espada que saia da sua boca. Satanás será preso e lançado no abismo e pôs selo sobre ele até que se completasse os mil anos (Ap 20:1-3,4), no reino milenar participaram os salvos da igreja, possivelmente os santos do AT, e os mártires da Grande tribulação, os demais mortos não reviverão até que os mil anos se acabem essa é a primeira ressurreição, os injustos não terão parte nos mil anos  (Ap 20:5).

X- O MILÊNIO.
O QUE É O MILÊNIO? É um período de Mil anos, nesse tempo o reino será de Cristo, ele foi predito pelos profetas do antigo testamento. Com o milênio será estabelecida a paz, o profeta falou de um reino de justiça no milênio (Is 32:1; Isa 32:15); onde há um grande derramamento do Espírito Santo sobre o reino de Cristo (Is 65:19-25). Os jovens serão de cem anos tendo vida prolongada, mas os pecadores de cem anos serão amaldiçoados. Portanto não há nenhuma perturbação ou opressão diabólica porque o inimigo encontra-se preso. Estará presente no milênio á igreja, os santos que foram ressuscitados do antigo testamento. E aqueles que reinarem com Cristo, terá poder sobre as nações, e provarão de uma vida saudável e completa na presença de Cristo como Rei.

XI – A ÚLTIMA REVOLTA DE SATANÁS
Ao terminar o Milênio Satanás será solto. O livro do apocalipse não nos oferece nenhuns pormenores sobre esse assunto, mesmo assim ele ainda causará problemas, é que embora as pessoas tenham vivido no reino milenar os inconversos ainda seguirá a Satanás e se rebelarão, reunindo as nações para enganá-las e preparar mais uma batalha contra o povo de Deus (Ap 20:8) GOGUE E MAGOGUE esses dois nomes referem-se aos inimigos de Israel. É possível que represente dois tipos de inimigos: Povos vindo do norte e outros povos em geral. Os povos mais fortes são procedentes do norte, Há, porém alguma especulação sobre essas potencia, mas que não irá significar grande batalha. Mesmo que a antiga serpente ainda acredite que conseguirá derrotar a Deus. Não vai poder, porque virá à intervenção divina, e ninguém nunca lutou contra Deus para ter vitória, essa ultima tentativa de Satanás fracassará. Nunca mais se rebelará contra Deus.

XII – O JULGAMENTO FINAL
Na Bíblia inteira, Deus é visto como juiz, ele pronunciou juízos, nos tempos antigos, contra Israel e também contra as nações. No fim desta era, Ele continuará sendo o justo juiz, só que o juízo será realizado através do seu filho, pois “o pai a ninguém julga, mas deu ao seu filho todo juízo” para que todos honrem o filho. (Jo 5:22,23;  2Tim 4:8). Todos os ímpios mortos serão ressuscitados para enfrentarem o juízo (Is 26:19-21; Dn 12:2; João 5: 28,29); (Ap 20:12-15). Esse julgamento será no trono branco.

Depois de Satanás ter sido lançado no lago de fogo, aparecerá um enorme trono branco (Ap 20:11-15); diz-se branco porque irradia a santidade, majestade e a gloria de Deus,  (Ap 20:11); nesse momento comparecerá diante dele os mortos, “grandes e pequenos”, ou independente da sua condição na terra. Com esses comparecerão os descritos em (Ap 20:4), Pois a ressurreição aqui descrita trata-se dos mártires da grande tribulação, (Ap 20:6).

Os que lá diante do trono irão comparecer, serão julgados conforme as suas obras. Os dois julgamentos serão de obras, elas estarão escritas no livro da vida, a rejeição a Cristo e seus pecados como adultérios, sodomia, mentira, pecados de feitiçaria e idolatria. E aqueles que não forem achados inscritos no livro da vida, serão lançados no Hades ou lago de fogo (Ap 20:15), e todos inimigos de Deus (Ap 21: 8).

XIII - O ESTADO FINAL DOS IMPIOS
A Bíblia descreve o destino final dos ímpios como algo terrível e que vai além da nossa imaginação. São as trevas exteriores, onde há choro e ranger de dentes devido à forma de recompensa pelos seus pecados podemos verificar em (Mt 22:13;  Mt 25:30; Rm 2:8,9; Jd 13). É uma fornalha de fogo pela sua natureza inextinguível.  (Mc 9:43; Jd 7). Causa perda ou destruição perpétua (II Ts 1:9); será um tormento para todo sempre (Ap 20:10); Jesus considerou esse lugar como a bem conhecida  GEHENNA, também chamado de lago de fogo onde queimava todo lixo da cidade, e corpos de pessoas condenadas a morte ou quando se ofereciam sacrifícios a deuses.

GEHENNA - É um nome aramaico do vale de Hínom, uma ravina estreita que vai do oeste ao sul de Jerusalém, que durante o reino de Judá. Os Judeus que apostataram a fé ofereciam seus filhos em sacrifícios ao deus Amonita Moloque, através do fogo (II Reis 23:10; Jr 7:31); Será terrível o destino dos ímpios. A palavra Gehena algumas vezes traduzidas por inferno ou lago de fogo (Mt 5:22).

XIV. A MORTE, O ULTIMO INIMIGO VENCIDO.
Depois do juízo final, a Morte e o Hades serão lançados no lago de fogo esse é o único lugar para eles. Então virá o novo céu e a nova terra onde não há morte, terá lugar á linda cidade de Deus e os seus filhos (Ap 21:4).

HADES é o mundo dos mortos. Atualmente é o lugar de tormento, onde os injustos aguardam o juízo final. Considerado ás vezes como inferno.

Segundo á mitologia grega dava esse nome a um deus macabro e a outro mundo de trevas, habitado pelos espíritos dos mortos. No novo testamento, a palavra traduz o hebraico SHE’OL como sendo um lugar de tormento e agonia para os ímpios (Lc 16:23,24).

SHE’OL é uma palavra hebraica para designar o lugar onde estão os ímpios mortos, depois foi traduzida por HADES. As testemunhas de Jeová afirmam que inferno é sepultura. Então como poderia uma pessoa esta inconsciente na sepultura sentindo angustias?

SHE’OL E HADES significam mundo invisível dos mortos, pelo que Jesus explicou, havia dois compartimentos (Lc 16:19-31) o lugar dos santos era chamado seio de Abraão ou Paraíso e o dos perdidos Inferno. Este era separado por um grande abismo (Lc 16:26).

INFERNO, segundo o cristianismo, é o lugar ou situação pessoal em que se encontram os que morreram em estado de pecado, essa é uma expressão simbólica de reprovação divina e privação definitiva da comunhão de Deus.

PURGATORIO, Os católicos romanos ensinam que todos, menos alguns santos e mártires especiais, precisam passar pelo purgatório sendo um local após morte a fim de serem preparados para entrarem no céu. Como sendo um sistema de purificação essa idéia foi introduzida por Agostinho no século IV, mas essa palavra só foi usada no século XII e essa só foi elaborada completamente no concilio de Trento no século XVI. A doutrina do purgatório se tornou bastante lucrativa para igreja católica romana, que passou a demonstrar favoritismo aos ricos que podiam pagar as missas exigidas para tirá-los rapidamente do purgatório. Alguns católicos romanos também conjeturaram sobre a existência de uma condição chamada LIMBO, para as crianças não batizadas e outra para santos do antigo testamento que sofriam castigos temporários, e que Jesus desceu a esse ultimo LIMBO a fim de torná-los santos e leva-los ao céu. Atualmente essa idéia de limbo para as criancinhas é rejeitada, é que elas depois da morte receberão a oferta divina da vida eterna, e que terão possibilidade de aceitá-la ou rejeita-la.

XV. OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA
Os novos céus e a nova terra, não são somente para os 144,000 como dizem as testemunhas de Jeová, mas para todos que serviram a Jesus neste mundo João 14:2, João 17:24, na casa de meu pai a muitas moradas. Ap 7:4 esses cento e quarenta e quatro mil são descritos como servos de Deus proveniente das 12 tribos de Israel. Eles alegam que esses 144.000, se referem ao pequeno rebanho descrito em Lc 12:32. Não existem dois rebanhos um na terra e outro no céu. João viu uma multidão incontável no céu Ap 7:9, 14, essa provavelmente vieram da grande tribulação Ap 19:1,2. E se ajuntarão a esses todos os salvos e louvarão ao Senhor porque julgou o mundo e satanás, aquele que o fez sofrer.

Alguns textos bíblicos nos afirmam que Deus destruirá a terra atual. Sl 102:25,26;  Isa 34:4; Isa 51:6; Ag 2:6; Hb12:26-29; 2 Pe 3:7,10,12. Para criar os novos céus e nova terra, Isa 65:17; Isa 66:22; Rom 8:19-21. Será o lar dos remidos, por isso às aflições deste tempo presente será insignificante pelo que está preparado por Deus para nós Rom 8:18.

XVI. O ESTADO FINAL DOS JUSTOS
Abraão esperava uma cidade prometida quando era forasteiro, e cuja cidade que tem fundamentos, da qual o artífice construtor é Deus. Hb 11:9,10; Gl 4:26; Hb 11:16. Essa Cidade é o eterno lar dos remidos. É a habitação de Deus, é a nova Jerusalém que João viu, numa visão, descendo do céu para nova terra. A morada e o trono de Deus com o seu povo. Ap 21:3,22; 22:3; A cidade não tem templo porque o seu templo é o Senhor, o Deus todo poderoso, e o cordeiro Ap 21:22;  Isto é a presença e a gloria de Deus e de Cristo encherão a cidade de tal maneira que todos os que habitarem ali, estarão sempre envolvidos numa atmosfera de louvor e adoração. Será uma alegria incomparável na presença do Senhor, Ap 7:17. Deus limpará toda lagrima, todo sofrimento ou tristeza porque no céu só haverá paz e alegria no Espírito Santo de Deus.


Pesquisa
Estanley; Enciclopédia
Bíblia de Estudo Pentecostal
Internet - pesquisa


Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto