ESBOÇO 817 CRISTO, O MODELO.

ESBOÇO 817
TEMA: CRISTO, O MODELO.
TEMA: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo – I Coríntios 11:1

Imitar, ou fazer as mesmas coisas, na vida não há como deixar fazer de bom o que muitas pessoas já fizeram, o aluno aprende com o seu mestre, isso foi aplicado em relação aos discípulos (Mt 6:40), o discípulo não está acima do seu mestre; não é o servo maior que o seu senhor; nem o enviado maior do que o enviou; as metáforas mudam, mas as essência são a mesmas. Nessas citações podemos ver a lei da limitação. A imitação sempre será inspirada em alguém ou nalguma coisa, inclusive o comportamento humano, “fazer como ele disse”; “fazei o que eu fizer”, assim também acontecem como as leis humanas, que são inspiradas em princípios como os dez mandamentos, eles são fundamentais para reger uma sociedade. O nosso exemplo de vida pode servir de modelo para muitas pessoas, a sua maneira de ser, convivência, obras, decisões, resumindo, tudo o que o homem faz hoje pode influenciar gerações.

O poder da influência
Cada pessoa independentemente de cor e raça tem um grande potencial de influência, o homem sozinho pode não influenciar, mas com as outras pessoas ele pode. Temos na Bíblia um exemplo considerável que queremos tratar aqui nesse mote, o de Saulo de Tarso, a sua má e boa influência, a sua história foi capaz de refletir no cristianismo no mundo inteiro. Antes da sua conversão ele não era digno de ser imitado, por ele perseguia os cristãos, mas após a sua conversão passou a influência com o seu comportamento, hoje as suas lições são aprendidas e praticadas por cristãos em todo mundo. Não podemos dimensionar até aonde vai o poder da influência de uma só pessoa no meio de uma sociedade e nação. Paulo imitou a Cristo e em seguida apresentou a sua vida como um modelo a ser seguido pedindo aos cristãos que o imitasse, assim como ele imitava a Cristo (I Co 11:1).

Qualquer pessoa por mais ínfima que ela seja é capaz de produzir efeitos sobre as outras pessoas, por essa razão devemos considerar a responsabilidade que ela tem. Um pai pode arruinar ou salvar um filho; uma mãe pode erguer ou degradar uma filha, tudo isso é para mostrar-nos que a influencia de um único homem se propaga não como uma corrente, e sim como um incêndio, fagulha após fagulha, saltando de vida para vida, isso atravessando continentes, e cruzando séculos. Imaginemos a influência do erro de Adão (Rm 4:12), em contraste com a boa influência de Abraão na história da humanidade (Gn 12:1-3).

Paulo, um exemplo para os cristãos
Antes da conversão ele influenciava de maneira maléfica sobre a igreja no primeiro século, mas ao encontra-se com o Senhor a sua vida deu um giro de 360 graus, de perseguidor passou a ser perseguido. Paulo enfrentou rejeição dos discípulos dentro da igreja, ao chegar ele a igreja em Jerusalém os apóstolos não confiaram nele, ali ele começou a sentir a dor da rejeição, no entanto era só o começo, pois uma maratona de sofrimentos estava por vir, pois o Senhor havia mostrado a Ananias em uma visão o que aconteceria com Saulo dali pra frente “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome aos gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto importa sofrer pelo meu nome” (At 9:15,16). Você já imaginou até aonde chegou e os sofrimentos e exemplo de Paulo há quase dois milênios?

Destaquemos alguns dos sofrimentos
1. Foi preso injustamente (I Co 11:32-33).
2. O expulsaram de Antioquia pelos grandes da cidade por causa do evangelho (At 13:50-51);
3. Foi quase morto por apedrejamento em Listra e lhe deram por morto (At 14:19);
4. Na Macedônia ele foi preso e teve os pés amarrado no tronco (At 16:23-24);
5. Foi perseguido pelos judeus que queriam matá-lo porque pregou em Bereia (At 17:13-14);
6. Gerou uma grande confusão ao pregar em Éfeso contra os deuses daquela cidade (At 19:23-26);
7. Foi perseguido e quase morto porque levou um grego ao templo (At 21:27-31);
8. Paulo foi preso em Roma, além de sofrer um naufrágio em Mileto (At 27:13-20);
9. Foi picado por uma cobra venenosa (At 28:3);
10. Foi preso em Roma e decapitado pelo seu maior inimigo, o imperador Nero por volta dos anos 67 ou 68 d.C
               
Uma história que contagiou o mundo, nem ele próprio tinham a dimensão do impacto que ele poderia causar na história da humanidade, ele influenciou na vida de todos os cristãos, não mediu esforços, nem a sua vida teve por preciosa por amor ao evangelho de Cristo (At 20:24; 21:13). Muitos cristãos em todo mundo sofrem perseguições e são até mortos por amor a Cristo, mas firmes estão porque certamente as cartas paulinas têm edificado muitos cristãos, os incentivando a permanecerem na fé como imitadores de Deus (Ef 5:1). Amados o nosso exemplo de vida como cristão pode influenciar, salvar e conduzir muitas pessoas aos pés de Cristo que é o nosso modelo, portanto temos a oportunidade entre ser modelo ou não ser modelo, qual dos dois escolhe?


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto