ESBOÇO 824 GUARDA O TEU CORAÇÃO

ESBOÇO 824
TEMA: GUARDA O TEU CORAÇÃO
TEXTO: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” PROVÉRBIOS 4:23

                Deus exige do ser humano um coração limpo ou puro, desprovido de qualquer tipo de pecado, como os maus pensamentos, inveja e orgulho, porque somente um coração puro e simples será aceito por Deus. Tudo o que condena o homem sai de dentro do seu coração, e o que há nele se manifesta nele de várias maneiras, no falar, no andar, no olhar, entre outros tipos de comportamentos. Os princípios fundamentais para a boa conduta humana já foi dado pelo Senhor a Moisés no Sinai, as tábuas da lei, nela continha tudo o que o homem precisava para viver bem e respeitar os direitos das outras pessoas, o descumprimento ou a violação desses mandamentos implicará no julgamento divino.

1. O coração lhe denuncia
O nosso jeito de falar expressa aquilo que está dentro do nosso coração, “Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, formicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt 15:18,19; 26:73). A nossa maneira de agir revela tudo o que está dentro do homem, embora ele tente esconder através de algumas manobras, a final ele não pode disfarçar muito tempo aquilo que ele não o é. Na Bíblia algumas pessoas agiram com disfarce, mas em seguida tudo foi descoberto, Saul (I Sm 28:8); e Acabe se disfarçou (2 Cr 18:28-33); a mulher de Jeroboão (I Rs 14:4). O que está dentro do coração do homem um dia será revelado, não adianta você perecer justo quando na realidade o coração não é.

2. O juízo divino
Ele é certo Por isso, vos afirmo que de toda a palavra fútil que as pessoas disserem, delas prestarão conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás absolvido e pelas serás condenado” (Mt 12:36,37). Às vezes desejamos ver a antecipação do julgamento divino nas pessoas que nos ofenderem, mas se não pagarem aqui não escaparão no juízo divino. Julgar as pessoas e condenamo-las perante a opinião pública sem ter como ela se defender é uma covardia, isso acontece até com líderes religiosos que aprenderam a difamar as pessoas nos púlpitos das igrejas, condenando indivíduos honestos e descentes tratando-as como rebeladas por não fazer parte mais da sua igreja, ou que saíram, mas assim fazem para esconder seus males, eles mentem, maquiam os seus malefícios e os que não aceitarem as suas aberrações perigosas são tachados de rebelados, simplesmente por não compartilharam com as suas mentiras e corrupções, mas nada adianta esconder, aos poucos tudo vai sendo revelado (Ec 12:14; Mc 4:22; Mt 10:26; Lc 8:17; 12:2).

3. As nossas palavras
As nossas palavras precipitadas hão de serem julgadas, “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias.” (Ec 5:2,3), essa é a lei da semeadura, o que plantamos colhemos. Não devemos acusar e condenar as pessoas, os julgamentos delas devem começar primeiro dentro de nós, antes de condenar as outras pessoas, é preciso antes de tudo tirar a trave dos seus olhos para depois enxergar o argueiro do olho delas (Mt 7:5), pois é importante o homem examinar-se a si mesmo, isso não deve ser feito somente no momento da Santa Ceia do Senhor como recomenda Paulo (I Co 11:28), mas a todo momento. Aquele que se considera sem pecado engana-se a si mesmo (I Jo 1:8; Jo 8:7).

                Ter um coração desprovido de qualquer pecado, maldade, ódio é satisfazer a vontade de Deus, isso é o que ele exige de cada um, portanto devemos ter cuidado para mantê-lo sempre limpo procurando fazer o que disse o Apóstolo Paulo “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8). Bem-Aventurado os limpos de coração (Mt 5:8). Sabemos que o juízo divino sobre os corações maus está às portas, por isso cuidado com o que falas (Pv 4:24), porque ela te denuncia, também não tenhas aparência de justo, seja justo, controle seus desejos, principalmente os de vingança.

Pr Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto