ESBOÇO 833 CAINDO NA COVA QUE CAVOU


ESBOÇO 833
TEMA: CAINDO NA COVA QUE CAVOU.
TEXTO: ECLESIÁSTES 10:8-9

Oh! Infalível lei da semeadura, quem nos livrará dela? As sementes que são plantadas certamente abrolharão e darão frutos, e se nada for semeado certamente colherão a escassez (Ec 11:1). Muitas coisas podem se transformar em sementes desde uma simples ação praticada pelo homem, não importa, seja plantado por justos ou por ímpios, no entanto é importante saber que semear é opcional, porém a colheita acontecerá obrigatoriamente, portanto cada indivíduo é responsável por aquilo que semeia. Veremos nesse assunto os resultados daquilo que semeamos nesta vida, sejam boas ou más, não obstante leia antes este provérbio “Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta, mas o homem bom será recompensado” (Pv 14:14), ou seja, cada um provará dos seus frutos.

Preparando armadilhas
Existem pessoas que maquinam o mal para de alguma maneira atingir alguém que ele odeia, é muito natural encontrarmos pessoas assim, elas se organizam, montam estratégia para alcançar sucesso na sua vingança, mediante a isso o homem não pode esquecer que existe a lei da semeadura como já falamos, ela não envelhece, e está sempre atualizada. “Quem semeia vento colhe tempestade...” (Pv 22:8), os que assim fazem não escaparão ainda que tente “E como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede e fosse mordido por uma cobra” (Am 5:19), assim não há como escapar. O que cava uma cova para seu inimigo cair cairá dentro da própria cova que cavou (Pv 26:27). “A colheita é sempre maior que a semeadura. O fruto que se colhe é sempre maior do que a semente que se plantou” Gustavo Lacerda. “...a vida que temos hoje é exatamente a resposta do passado” Georgeana Alves. Na bíblia temos um exemplo típico que gostaríamos de apenas lembrar que foi a fúria e os planos de Hamã contra o judeu Mardoqueu, ele arquitetou a morte dos judeus como vingança, mas ele próprio experimentou a própria forca que preparou para Mardoqueu (Et 7:10), pois qualquer ato de injustiça que praticarmos teremos o retorno certo.

O homem se acidenta com as suas próprias armas que constrói (Ec 10:8-9).

Semeando coisas boas
O Homem desprovido de maldade será recompensado, essa é uma das características do cristão, qualquer ressentimento humano, inclusive os maus pensamentos e os desejos de vingança para com o próximo deve ser extinto do coração “coração que maquina planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal” (Pv 6:18; 1:16; 24:2; Is 59:7), os tais que assim procedem receberão a justa recompensa mas o homem bom é recompensado (Pv 14:14).

Todo homem deve ter muito cuidado com o seu proceder, pois se seus atos forrem justos ou injustos serão recompensados como citado em (PV 14:14). Os cristãos não devem ter nenhum sentimento de ódio em seus corações, essa raiz amarga não deve brotar nos seus corações, embora esteja sofrendo (Hb 12:15). As boas sementes deve brotar do coração de onde acontece as saídas da vida (Pv 4:23), se desejar o mal a alguém colheremos o mal “Quem semeia vento colhe tempestade; quem semeia o mal recebe maldade...” (Pv 22:8). O cristão não deve desejar o insucesso do outro como se vivencia atualmente, Deus nos guarde de termos um coração mal, julgador e infiel, a vingança é condenada nas escrituras “Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, ele te livrará” Pv 20:22; “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto, amontoará brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Rm 12:19-21).Aqueles que te fizerem o mal certamente receberão a recompensa, porque tudo o que o homem semear isso também ceifará, porque Deus fará justiça por você (Gl 6:7). Se medirmos os outros seremos medidos também, pois a medida com que medirdes vos medirão também. (Cuidado a lei da semeadura ainda está em pleno vigor).

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto