ESBOÇO 841 AS NOTICIAS SE ESPALHAM

ESBOÇO 841
TEMA: AS NOTICIAS SE ESPALHAM
TEXTO: “...porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam noticia do assunto” ECLESIÁSTES 10:20.

É muito comum ouvir noticias, elas são transmitidas através das pessoas e assim seguirão adiante, além disso, há meios de comunicações que transmitem com maiores alcances e mais velocidades. As noticias podem ser boas ou más, de qualquer maneira elas pode correr com as mesmas proporções, embora as pessoas tenham um sentimento de que as noticias boas correm mais lentas, enquanto as ruins ganham proporções maiores se tornam alarmantes e voam depressa.

Tudo o que falamos, mesmo as escondidas pode não ser segredo, de alguma maneira o indivíduo denuncia a si mesmo, a prova disso é algo que você fala em segredo alguém acaba sabendo, pois não há nada encoberto que não seja revelado (Mc 4:22; Lc 8:17). “Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoarás o rico; porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam noticia do assunto” (Ec 10:20).

O Apóstolo Tiago apresenta os perigos da língua, dizendo que ela é capaz de incendiar um bosque com pequena fagulha (Tg 3:5), a língua revela quem eis e o que pretendes. Existem os mensageiros das más noticias, eles estão sempre prontos para agir, o profeta Jeremias foi encorajado por Deus para enfrentar seus acusadores “Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente” (Jr 1:17-19).

Há pessoas que para dar uma noticia, seja ela boa ou má não tem noção daquilo que vai noticiar, porque tal noticia podem trazer conseqüências, ou então nada acrescentar. Nos dias do rei Davi houve um mensageiro precipitado, mas em todo lugar tem um ou mais, Joabe filho Zeruia, irmã de Davi. Joabe estava no campo de batalha e nela morre Absalão, mas alguém teria que dá a noticia a Davi, nessa ocasião aparece Aimaás e lhe disse: Deixa que eu vá, mas Joabe instou com ele dizendo: Hoje você não pode dar essa noticia, outro dia sim, mas hoje não, mas ele insistiu, para ele essa seria uma noticia a ser dada ao rei, mesmo assim Amaás vai por contra própria, ele corre e vai dar a noticia a Davi, diante de Davi ele não soube explicar o que havia de fato acontecido (2 Sm 18:19-29). Muitos mensageiros são despreparados para dar noticias, mas o que concluímos sobre esse episódio é uma grande lição deixadas para nós; existem pessoas bem preparadas para fazer determinadas coisas, e devemos naturalmente compreender isso, mas o que acontece é que aqueles que não sabem fazer não abrem espaço para outros fazerem, ou seja, se não lhe é determinado algo a fazer hoje, certamente outro fará no seu lugar, e fará muito bem, ninguém é insubstituível, pois existem pessoas preparadas para cada momento e para cada situação. Antes de receber uma noticia ruins as pessoas devem ser preparadas antes de recebê-las, no meu entender há duas coisas simples, mas que qualquer um não pode fazê-las, dar uma noticia ruim e fazer uma cerimônia fúnebre.

            As noticias se espalham, existem pessoas que não sabem guardar em segredo ou particularidade aquilo que ouve, no entanto uma noticia passada de pessoas a pessoas no final da linha nunca chega do mesmo jeito que saiu, porém isso acontece em qualquer lugar e em qualquer sociedade. As pessoas contam alguma particularidade a um amigo, e aquele amigo tem outro amigo, imaginem até aonde vai parar essa particularidade, assim vai muito longe, depois é como pena de ave jogada do alto para depois ajuntar. Irmão cuidado com as noticias más, portanto melhor é falar pouco e ouvir mais, assim a ninguém prejudica (Tg 1:19,20). Há um grande ditado popular que diz: “Falar é prata, escutar é ouro”.

Pr. Elis ClementinoParte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Foto